APCA premia espetáculos que já foram vistos em Diadema

Centros culturais da cidade abrem as portas para artistas de diferentes estilos levando cultura de forma gratuita para a população

  • Data: 19/07/2023 17:07
  • Alterado: 01/09/2023 16:09
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMD
APCA premia espetáculos que já foram vistos em Diadema

Caro Kafka

Crédito:Divulgação

Você está em:

O Prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte), uma das mais importantes premiações culturais do País, realizou a entrega das estatuetas na última segunda-feira (17). Entre os premiados estavam três espetáculos que já passaram por Diadema e puderam ser apreciados gratuitamente pela população. A 67º edição do Prêmio APCA, em 2023, premiou artistas que se destacaram em 2022 nas categorias de Arquitetura, Artes Visuais, Cinema, Dança, Literatura, Música Popular, Rádio, Teatro, Teatro Infanto-Juvenil e Televisão.

O melhor show do ano foi o Ana Cañas canta Belchior, que foi apresentado no Teatro Clara Nunes, em 27 de maio de 2022. Além da entrada ter sido gratuita, a Prefeitura montou um grande telão na área externa do teatro, para que mais pessoas pudessem aproveitar. O show também foi transmitido pelas redes sociais da Prefeitura.

A melhor peça de dramaturgia foi CÁRCERE ou Porque as mulheres viram Búfalos, que também esteve no Teatro Clara Nunes em 14 de julho deste ano. A Companhia de Teatro de Higienópolis, além da apresentação teatral, realizou em 13 de julho uma oficina de teatro, também gratuita.

A melhor livre adaptação de livro infanto-juvenil, Caro Kafka, foi apresentada no Centro Cultural Serraria em 24 de agosto de 2022, dentro da programação do Circuito Cultural SP. O dramaturgo à frente do espetáculo, Marcos Gomes, foi professor nesse mesmo centro cultural entre 2017 e 2019.

Para o secretário adjunto de Cultura, Francisco de Assis Cardoso, o fato dos espetáculos que foram vistos na cidade, em apresentações gratuitas, terem sido agraciados com o APCA, é uma demonstração clara do cuidado da Secretaria de Cultura na seleção dos eventos que são trazidos para a cidade.

“É muito importante que nas nossas ações culturais tenhamos sempre o cuidado de valorizar a diversidade de linguagens e a qualidade dos espetáculos, trazendo sempre para a população da nossa o que temos de melhor em termos produção cultural. Os prêmios APCA concedidos aos espetáculos apresentados nos nossos Centros Culturais são a prova disto”, afirmou.

Compartilhar:
1
Crédito:Igor Andrade Cotrim Ana Cañas
1
Crédito:Lina Sumizono CÁRCERE
1
Crédito:Divulgação Caro Kafka










Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados