Brasil - Mundo Automobilismo

Antonella Bassani e Leticia Bufoni terão estagiárias do FIA Girls on Track na Porsche Cup Brasil

No próximo fim de semana, a Comissão Feminina de Automobilismo da CBA levará 20 mulheres para trabalhar com as equipes da categoria em Interlagos

  • Data: 24/04/2024 10:04
  • Alterado: 24/04/2024 10:04
  • Autor: Redação
  • Fonte: Assessoria
Photo:Jose Mario Dias/JMD.Photo

Antonella Bassani e Leticia Bufoni

Crédito:Jose Mario Dias/JMD.Photo

A terceira etapa da Porsche Cup Brasil, que será realizada no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, de 25 a 28 de abril, será inesquecível para 20 mulheres selecionadas entre 83 inscritas para participar do Estágio em Motorsporsts FIA Girls on Track Brasil pela Comissão Feminina de Automobilismo (CFA) da CBA, presidida pela piloto Bia Figueiredo.

Esta será a segunda edição desse estágio, mas ampliada. Em 2023, estagiaram mecânicas e engenheiras. Em 2024, haverá estágio nessas especialidades e também para profissionais e estudantes de comunicação e para quem está interessada em entender de pneus, rodas e logística, independentemente de sua formação.

E também para quem quer saber como atuam comissários de pista. Haverá aula de Sergio Berti, do Conselho Técnico Desportivo Nacional (CTDN) da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), designado por Giovanni Guerra, presidente da CBA, para os cursos de formação, atualização e padronização de procedimentos dos oficiais de competição da confederação.

Porsche Cup 2023: estagiárias ao lado de mulheres que trabalham na categoria
Porsche Cup 2023: estagiárias ao lado de mulheres que trabalham na categoria (Imagem: Luca Bassani)

Ampliação – “Tivemos súplicas de meninas de outras áreas além de engenharia e mecânica pedindo oportunidade de participar”, conta Rachel Loh, engenheira da equipe AMattheis na Stock Car e chefe da equipe ASG Motorsport na Copa Truck , que coordena o Estágio em Motorsports e comanda a CFA e o FIA Girls on Track Brasil ao lado de Bia e Bruna Frazão, publicitária especialista em marketing esportivo.

Ela aproveitou o convite para estágio no GP de São Paulo Mil Milhas de Interlagos, em janeiro passado, para fazer uma experiência com outras áreas, ainda sem patrocínio e com a colaboração dos organizadores da mais importante corrida brasileira de longa duração. Agora, na Porsche Cup Brasil, e em vez de dez meninas, como em um estágio normal, o Estágio em Motorsports terá 20 mulheres em quatro áreas.

“No ano passado foi lindo, e neste será mais ainda. É muito importante esse estágio para formação e inclusão de profissionais no mercado de trabalho de automobilismo. E a Porsche Cup Brasil é uma categoria formadora de mão de obra. Só na minha equipe na Stock Car tenho dois profissionais que vieram de lá. Estamos muito contentes por nos ajudarem a ampliar as áreas de estágio e a quantidade de estagiárias ”, diz Rachel.

Do estágio para um emprego – O objetivo do Estágio em Motorsports é prático: colocar mulheres para trabalhar no automobilismo. É o que já aconteceu com Beatriz Pinho, que era mecânica de carro de rua, fez estágio com o FIA Girls on Track na Porsche Cup Brasil em 2023 e agora é mecânica da categoria. E com Maria Clara Gavioli Martinez, que também estagiou em 2023, trabalhou como mecânica da piloto Antonella Bassani na corrida que ela venceu em Goiânia, e continuará com ela em Interlagos. 

Os próprios critérios de seleção direcionam para o objetivo do estágio. “Primeiro, decido por regiões geográficas das inscritas”, explica Rachel. “Depois por questão racial. Tento ter brancas, pardas, pretas, asiáticas e indígenas. E depois pelo currículo. Tento chamar quem tem alguma experiência e sabe inglês. Quanto mais preparada a menina estiver, maior a chance de aproveitar bem a experiência e se colocar no mercado de trabalho. Reservo algumas vagas para as que não sabem inglês e sequer fazer um currículo ou network, para ensinarmos como se faz e fazer com que entendam a importância de estudar inglês. E levo para minha oficina ou direciono para o movimento Girls Like Racing as que não consigo colocar em nossos estágios.”

Diversidade – Os objetivos da CFA vão totalmente de encontro aos objetivos da Porsche Cup Brasil. “A decisão de receber a CFA/FIA Girls on Track pela segunda vez reflete nosso compromisso em promover a inclusão e a diversidade no automobilismo. Acreditamos que proporcionar oportunidades para mulheres talentosas em diversas áreas do esporte é fundamental para o desenvolvimento e a evolução do automobilismo”, explica Regina Franzé, diretora de marketing e eventos da Porsche Cup Brasil.

Ela qualifica como extremamente positiva a primeira experiência, com estágio de engenheiras e mecânicas, em 2023: “Observamos não apenas o entusiasmo das participantes, mas também um impacto significativo na nossa equipe e nos espectadores. A energia e a perspectiva que estas mulheres trouxeram para a pista foram verdadeiramente enriquecedoras”.

E não é apenas isso: “A iniciativa de oferecer estágios a profissionais femininas é uma ação que considero muito importante. Este programa não só abre portas para as mulheres em uma indústria tradicionalmente dominada por homens, mas também enriquece nosso esporte com novos pontos de vista e habilidades. É uma verdadeira demonstração de como a diversidade pode fortalecer e inovar nossas operações e nosso esporte”.

Show de mulheres – Algumas das participantes do Estágio em Motorsporst FIA Girls on Track trabalharão na Equipe Mobil 1, das pilotos  Antonella Bassani e Leticia Bufoni, as duas mulheres que correm na Porsche Cup Brasil e em Interlagos terão times completamente femininos.

Antonella é campeã da classe Sprint Challenge 2023, a primeira mulher a vencer na Porsche Cup Brasil, e faturou a vitória na segunda etapa do campeonato da categoria nesta temporada, em Goiânia. Janaina Sanocki é a engenheira que cuida do carro dela. E Bia Figueiredo é sua coach.

Erika Prado, criadora e líder do movimento Girls Like Racing, é a engenheira da skatista e atleta olímpica Leticia Bufoni, que está estreando nas pistas nesta temporada, na categoria Sprint Trophy.

Apoio – O Estágio em Motorsports FIA Girls on Track Brasil tem patrocínio da Porto. “Nós estamos muito felizes por termos a contribuição desse patrocinador e da Porsche Cup Brasil. Neste nosso segundo ano de CFA será a primeira vez que conseguiremos dar estágio a 20 mulheres, e ampliando as áreas de atuação delas. Isso é muito importante para a nossa evolução e das profissionais femininas no automobilismo”, conclui Bia Figueiredo, a presidente da CFA e representante do Brasil no FIA Girls on Track.

As selecionadas para o Estágio em Motorsports na Porsche Cup Brasil

Mecânica
Beatriz Akemy Ferreira, SP
Danielly Carvalho Alonso, SP
Paula dos Santos Mascari, SP
Quesia Caroline Gonçalves Rodrigues, PR
Tainá Mattei, SC

Engenharia
Giovanna Relser de Oliveira, SP
Inaian Rosado Garcia Denoni, SP
Luana Auatf Zanone Torres, SP
Maria Bertazzo Santana da Silva, SP
Najla Camila da Silva Pereira, PI

Pneus, Rodas & Logística
Eduarda de Santana Domiciano, SP
Gabriela Gonçalves Pinto, SP
Isabela Antunes Cristofaro, RJ
Larissa Vazquez Mesquita, SP
Viviane Vaz Felipe, SP

Comunicação
Gabriela Peixoto de Oliveira, GO
Gabrielle Tiepolo da Luz, PR
Julia Carvalho de Oliveira, RJ
Julia Forner, SP
Kelly Maria Amorim, SP

Compartilhar:

  • Data: 24/04/2024 10:04
  • Alterado: 24/04/2024 10:04
  • Autor: Redação
  • Fonte: Assessoria









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados