Américas vivem momento delicado frente à ameaça da pólio, diz Marcelo Queiroga
Tema foi levantado na 30ª Conferência Sanitária Pan-Americana
- Data: 26/09/2022 17:09
- Alterado: 26/09/2022 17:09
- Autor: Redação
- Fonte: Agência Brasil
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, participa de campanha de incentivo à vacinação contra a poliomielite e multivacinação no Parque da Cidade.
Crédito:Marcello Casal Jr / Agência Brasil
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse hoje (26) que as Américas vivem momento delicado frente à ameaça de retorno da poliomielite na região. Ao discursar na 30ª Conferência Sanitária Pan-Americana, ele defendeu a promoção de uma vigilância epidemiológica sensível, que permita a detecção e a investigação de todos os casos de paralisia flácida aguda, quadro relacionado à pólio.
“A inclusão do tema erradicação da poliomielite como item na agenda da 30ª Conferência Sanitária Pan-Americana é crucial para alavancarmos ações imediatas de comunicação sobre os riscos existentes, bem como coordenar esforços”, disse, ao destacar ainda a necessidade de elaboração de um plano de resposta a surtos atualizado, de acordo com procedimentos operacionais previstos pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
“Precisamos ampliar as coberturas vacinais e fortalecer nossos sistemas de vigilância para evitar o risco de reintrodução dessa enfermidade imunoprevenível em nossa região. Precisamos agir agora. Precisamos agir juntos”, finalizou Queiroga.