Santo André Saúde

AME Santo André inova no tratamento contra o câncer

Projeto de humanização propõe que, no momento da alta médica, os pacientes plantem suas mudas em definitivo no jardim da unidade, simbolizando a cura e o vínculo com os funcionários

  • Data: 16/11/2022 13:11
  • Alterado: 15/08/2023 19:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: FUABC
AME Santo André inova no tratamento contra o câncer

Humanização: Durante tratamento do câncer

Crédito:Divulgação

“Você cuida de mim, o AME Santo André cuida de você”. É com essa frase adesivada em vasos de plantas do tipo suculenta que o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Santo André, no ABC Paulista, recebe os novos pacientes para tratamento do câncer. Gerenciada pela Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado, a unidade de saúde é uma das primeiras a atuar no novo modelo “AME Oncologia”.

Ao iniciar o tratamento, os usuários recebem um vaso de suculenta para cuidar em casa com a frase e uma tag que explica o objetivo da campanha de humanização: “Fique tranquilo, você está em boas mãos! O AME Santo André cuidará de você com toda dedicação, carinho e capacidade técnica. Enquanto isso, que tal nos ajudar a cuidar da natureza? Leve essa plantinha para casa e cuide dela com amor. Quando chegar a hora da sua alta médica, você a traz de volta e planta em nosso jardim, simbolizando o cuidado mútuo desse tempo que passaremos juntos”.

Além do acolhimento aos pacientes, o trabalho envolve todos os funcionários do AME, que estão engajados voluntariamente no cultivo das plantas. “O tratamento do câncer e a quimioterapia são novidades em nossa unidade e os funcionários se sensibilizaram com a chegada desses pacientes e de suas famílias. Todos se envolveram na campanha das suculentas e passaram a doar os vasos, a terra, as sementes e a cultivar as mudas. É um trabalho totalmente voluntário de nossos colaboradores, que tem gerado uma integração muito grande, além de emoção na entrega das plantas e, principalmente, uma assistência mais próxima e humanizada”, garante a diretora-geral do AME-SA, Marina Macedo Daminato.

O projeto foi idealizado pelo gerente administrativo da unidade, Dagoberto Gomes de Moura. “A ideia é sensibilizar a todos sobre a importância do atendimento individualizado e humanizado desses pacientes, e também mostrar a eles que passaremos juntos por essa jornada, certos de que, em breve, teremos nosso jardim repleto de suculentas”, considera Moura, que completa: “O impacto positivo da medida é tão grande, que muitos pacientes já externaram que, após a alta médica, trarão outra muda que não aquela que entregamos, em função do apego e carinho do gesto, além da simbologia que estávamos buscando. Há pacientes que deram os nomes das equipes de enfermagem às plantas em agradecimento”.

AME ONCOLOGIA

O Ambulatório Médico de Especialidades de Santo André deu início em 5 de setembro às consultas médicas em Oncologia e aos tratamentos de quimioterapia para pacientes com câncer. Enquanto o antigo anfiteatro da unidade passa por ampla reforma para receber um centro oncológico, os atendimentos estão centralizados em espaço próprio e adaptado, contando com 2 cadeiras para infusão de medicações, um consultório médico, um consultório de enfermagem e um consultório de farmácia, além de sanitário exclusivo.

Os pacientes são encaminhados pelo Hospital Estadual Mário Covas, equipamento de saúde referência em Oncologia para a região do ABC Paulista e também sob gestão da Fundação do ABC, cujas vagas são reguladas pela CROSS, a Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde do Governo do Estado.

“Neste momento, todos os pacientes chegam via encaminhamento e com indicação de infusão de quimioterapia. Contudo, antes de iniciarmos as sessões, adotamos como protocolo obrigatório o atendimento multiprofissional em consultas com o médico oncologista do AME, com a equipe de enfermagem e também com a farmacêutica responsável. O objetivo é oferecer um ambiente acolhedor, seguro, e um tratamento de qualidade com o cuidado centrado no paciente e nas suas necessidades”, detalha Marina Daminato.

Os casos atendidos no AME Santo André são de média e baixa complexidades para realização de terapias infusionais (quimioterapia), hormonioterapia e medicação oral para as áreas de câncer de mama, colorretal e próstata. Estão englobadas sessões terapêuticas, consultas oncológicas e exames.

Compartilhar:
1
Crédito:Divulgação
1
Crédito:Divulgação Humanização: Durante tratamento do câncer

  • Data: 16/11/2022 01:11
  • Alterado: 15/08/2023 07:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: FUABC









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados