Depois de quatro meses de muita preparação, 70 alunos da EMEBE Rolando Ramaciotti, escola que atende adultos a partir de 22 anos com deficiência intelectual, subirão ao palco pela primeira vez no Teatro do Cenforpe (Avenida Dom Jaime de Barros Câmara, 201, bairro Planalto), em São Bernardo. Neste sábado (09/12), às 11h, apresentarão a peça “Na Próxima Estação”, com texto baseado na obra original “O trem da amizade”, do alemão Wolfgang Slawski. A peça fala sobre a importância de estar sempre aberto às mudanças da vida. A apresentação, que será em homenagem ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, comemorado no dia 3 de dezembro.
Esta é a primeira vez que a equipe pedagógica da escola prepara uma peça teatral para encerrar o ano. A ideia foi uma sugestão da educadora Elci Bernardino Correia, pedagoga com experiência no desenvolvimento de ações voltados aos deficientes intelectuais, que é uma das voluntárias na escola. “A peça de teatro é algo que une a escola, as famílias e os alunos. Uma peça de teatro, além de movimentar o dia a dia, vai se construindo uma nova oportunidade para os alunos com deficiência intelectual, ainda tem a celebração no dia da apresentação da peça”, afirmou.
Para a diretora da escola Magali de Oliveira Xavier trata-se de uma grande oportunidade para o aluno. “É uma chance de estar no palco, de ser aplaudido e de ser prestigiado pelos seus familiares. E até mesmo mostrar para a própria família aquilo que eles não conheciam no filho deles”, afirmou.
Para dar corpo à peça teatral, a equipe pedagógica vem trabalhando com os alunos há quatro meses. Foram organizados workshops, os alunos fizeram pesquisa sobre trens nas aulas do laboratório de informática, viram exposições sobre trem, fizeram um desfile de figurinos e maquiagens e ajudaram a montar toda a cenografia com materiais recicláveis.
A assistente parlamentar Márcia Cristina do Nascimento, de 44 anos, não escondeu a emoção de ver a filha Sara Cristina do Nascimento, de 25 anos, no palco. “Um projeto como este mostra o potencial deles, desenvolvendo seu próprio talento”, disse. A mãe notou o impacto positivo da peça no dia a dia de Sara. “Ela está com autoestima elevada, mais falante. Essa peça criou um senso de responsabilidade, despertou a autonomia”, complementou a mãe da aluna, que nasceu com hidrocefalia congênita, provocando atraso mental.
Serviço:
“Na Próxima Estação”
Peça teatral baseada na obra original “O trem da amizade” de Wolfgang Slawski
Data: 09/12/2017
Horário: 11h
Local: Teatro do Cenforpe
Endereço: Avenida Dom Jaime de Barros Câmara, 201, bairro Planalto
Entrada gratuita