Alunos da FMABC farão intercâmbio com universidade no México

Santander Universidades oferece bolsas para a Universidad Autonoma de Sinaloa

  • Data: 19/06/2012 15:06
  • Alterado: 19/06/2012 15:06
  • Autor: Eduardo Nascimento
  • Fonte: FUABC
Alunos da FMABC farão intercâmbio com universidade no México

Operadora de pedágio da Rota das Bandeiras

Crédito:

Você está em:

Dez alunos da Faculdade de Medicina do ABC vão desbravar este ano parceria pioneira com o Santander Universidades, embarcando para a Universidad Autonoma de Sinaloa, no México, para intercâmbio durante três meses no segundo semestre. As bolsas acabam de ser anunciadas após acirrada disputa: 98 alunos se inscreveram, o que significou 10 candidatos por vaga. A escolha levou em conta critérios como antiguidade do curso, desempenho escolar do aluno e preferência pelos que estão nos anos finais, já que os iniciantes terão novas oportunidades nos próximos anos.

Segundo o gerente executivo do Santander Universidades, Sérgio Kogima, já estão acertadas outras 20 bolsas para 2013 e 30 para 2014. “Nosso programa de mobilidade acadêmica tem hoje mais de mil parcerias em todo o mundo. É uma grande oportunidade para os universitários e da qual a Faculdade de Medicina e a Fundação do ABC não podem ficar de fora”, considera. Além do objetivo de difundir a língua espanhola, já que as bolsas são válidas entre escolas de países ibero-americanos, o Santander Universidades estimula outras vivências acadêmicas dentro da carreira escolhida pelo aluno. Cada bolsa é equivalente a 3 mil euros.

O coordenador de Pós-Graduação da FMABC, Dr. Caio Parente Barbosa, valorizou o intercâmbio como enriquecedor não apenas para o crescimento pessoal e da rede de relacionamentos dos jovens, mas para a própria Faculdade. “Os estudantes levarão e trarão experiências de fora. A criação desse network é muito importante”, define.

O Diretor da FMABC, Dr. Adilson Casemiro Pires, destacou que a FMABC passou da condição de repassadora de conhecimentos nos anos iniciais para geradora de conhecimentos na atualidade. “Além do ensino, passamos a fazer pesquisa e extensão e, agora, ampliamos as fronteiras intensificando o intercâmbio acadêmico. É oportunidade única para nossa rede de relacionamentos pessoais e da instituição”, cita. Também o presidente da Fundação do ABC, Mauricio Mindrisz, se disse orgulhoso com o novo passo da Faculdade neste momento de crescimento acadêmico. Agradeceu igualmente ao Santander, citando que bancos não devem visar só lucros, mas investir em responsabilidade social.

Expectativa

Giovanna Perniqueli Barangello e Diego Xavier da Silva foram os dois alunos contemplados do curso de Ciências Farmacêuticas e estão com expectativa bastante positiva em relação à viagem. Ela com 21 anos e ele com 23, ambos cursam o 3º ano da graduação e têm também em comum terem conquistado o primeiro intercâmbio internacional. “Já pesquisamos e vimos que a universidade é muito boa. A troca de experiências será ótima para tirar a gente da zona de conforto”, diz Giovanna, que pretende seguir a área de pesquisa farmacêutica, a exemplo de Diego.

O coordenador da Graduação da Medicina ABC, Dr. David Feder, explicou que na volta dos 3 meses os alunos farão um trabalho sobre a vivência e outra atividade de recuperação das aulas perdidas. “Buscamos cursos que tenham equivalência curricular com a FMABC, embora nenhuma faculdade no mundo seja igual a outra. Mas é uma experiência importante para os alunos que vamos valorizar”, reforça.

Também foram contemplados Pamela Spina Capitão, Webster de Oliveira Vitoria, Jaqueline Alves Lassio e Jordana Engel Racy no curso de Medicina. No curso de Terapia Ocupacional a bolsa vai para Giovanna Vieira Teixeira, na Nutrição para Edineide de Jesus Sousa, na Enfermagem Bianca de Oliveira Branco e na graduação de Fisioterapia, Gabriela Batistela Oliveira.

O Santander Universidades é uma divisão do Banco Santander que apoia há mais de 15 anos escolas superiores com as quais tem parcerias. Todas as iniciativas tem como base o Plano de Apoio à Educação Superior (PAES), que possui 4 eixos principais: Mobilidade (Intercâmbio), Inovação e Empreendorismo, Transferência Tecnológica e Apoios Acadêmicos entre alunos e professores. Segundo a instituição, já foram investidos mais de R$ 2 bilhões e até 2015 serão destinados mais 600 milhões de euros para projetos e convênios com universidades em todo o mundo. O Santander Universidades atua em 17 países, com mais de mil instituições conveniadas. Já foram concedidas mais de 95 mil bolsas de estudos e apoio acadêmico a mais de 4 mil projetos universitários. No Brasil, são 426 universidades parceiras.

Compartilhar:
1
Crédito:Divulgação
1
Crédito:Divulgação
1
Crédito:

  • Data: 19/06/2012 03:06
  • Alterado:19/06/2012 15:06
  • Autor: Eduardo Nascimento
  • Fonte: FUABC









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados