Alckmin lança edital da PPP para a construção da Linha 18-Bronze do Metrô

Paulo Pinheiro participa de ato que formaliza chegada do Metrô a São Caetano

  • Data: 04/07/2013 18:07
  • Alterado: 04/07/2013 18:07
  • Autor: Mark Ribeiro
  • Fonte: PMSCS
Alckmin lança edital da PPP para a construção da Linha 18-Bronze do Metrô

Crédito:

Você está em:

O prefeito de São Caetano do Sul, Paulo Pinheiro, participou do lançamento da consulta pública para o edital da Parceria Público-Privada para a construção da Linha 18-Bronze do Metrô, que ligará a Capital ao Grande ABC. A solenidade, conduzida pelo governador Geraldo Alckmin, foi realizada nesta quinta-feira (4/7), no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista.

Também participaram do ato os prefeitos de São Paulo, Fernando Haddad, de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, e de Santo André, Carlos Grana, além de secretários estaduais e o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro.

A Linha 18-Bronze será construída pelo sistema monotrilho, em investimento total de R$ 3,5 bilhões, sendo 55% custeados por esferas públicas e o restante pela iniciativa privada. Das 13 estações projetadas em 15,7 quilômetros, cinco serão erguidas em São Caetano, todas ao longo da Avenida Guido Aliberti. São elas Goiás, Espaço Cerâmica, Estrada das Lágrimas, Praça Regina Matiello e Instituto Mauá.

O sistema permitirá a integração com a Linha 10-Turquesa da CPTM, com a Linha 2-Verde do Metrô (ambas com baldeações projetadas em seu ponto de partida, a Estação Tamanduateí, em São Paulo), com o Corredor ABD da EMTU e com o futuro Corredor Leste/Oeste de São Bernardo.

A consulta pública será publicada nesta sexta-feira (5/7) no Diário Oficial do Estado, permitindo que empresas e cidadãos se manifestem sobre a minuta do edital. O Conselho Gestor de PPP terá 30 dias para incorporar ou não as propostas de modificações. A expectativa é a de que o edital seja lançado em setembro e o contrato assinado em dezembro. De acordo com o cronograma, as obras deverão ser iniciadas no início de 2014.

“Para São Caetano este é um fato de grande destaque. A cidade ganhará acesso rápido a São Paulo, Santo André e São Bernardo, além da integração com outras das principais cidades da Grande São Paulo”, ressaltou o prefeito Paulo Pinheiro.

A previsão da Secretaria Estadual dos Transportes é a de que, com a Linha 18-Bronze em pleno funcionamento, 26 trens atendam à demanda diária de 314 mil passageiros. “O Metrô está saindo da Capital. É um fato histórico”, salientou Geraldo Alckmin, sobre a importância da expansão da malha aos municípios próximos de São Paulo. “O mundo moderno é urbano e metropolitano.”

O secretário de Mobilidade Urbana de São Caetano, Odair Mantovani, atentou para os benefícios que o Metrô trará para a cidade. “Será propulsor de um desenvolvimento diferenciado para o eixo Guido Aliberti, que possui helipontos, o Espaço Cerâmica e o Instituto Mauá de Tecnologia”, afirmou, lembrando que o Plano Regional de Mobilidade Urbana, em análise pelo governo federal, prevê a duplicidade da avenida e acesso direto ao quilômetro 14 da Via Anchieta, em São Bernardo.

Compartilhar:
1
Crédito:Du Merlino/PMSCS
1
Crédito:Du Merlino/PMSCS
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 04/07/2013 06:07
  • Alterado:04/07/2013 18:07
  • Autor: Mark Ribeiro
  • Fonte: PMSCS









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados