ABC Economia

AEAI promove POW3R – Mulheres na tecnologia, negócios e política

São Paulo e Irlanda promovem evento sobre empoderamento feminino no mercado de trabalho. MIS sedia o encontro que acontece no dia 12 de dezembro; interessados devem se inscrever

  • Data: 30/11/2017 11:11
  • Alterado: 30/11/2017 11:11
  • Autor: Redação
  • Fonte: Assessoria Especial para Assuntos Internacionais do Governo do Estado de São Paulo
AEAI promove POW3R – Mulheres na tecnologia

Crédito:

As mulheres ganham cerca de 30% a menos que os homens, mesmo quando desempenham a mesma função. Cargos de chefia e liderança são mais ocupados por homens. A média masculina de rendimento no Brasil é de R$ 2.012, a da mulher, R$ 1.522 (dados do IBGE). Segundo a OIT (Organização Internacional do Trabalho) o desemprego atinge mais as mulheres que os homens.

Esses e outros desafios enfrentados pela mulher no mercado de trabalho ganham um evento inédito no Museu da Imagem e do Som (MIS) no próximo 12 de dezembro. Intitulada POW3R – Mulheres na tecnologia, negócios e política, a iniciativa é uma realização da Assessoria Especial para Assuntos Internacionais (AEAI) do governo do estado de São Paulo e do Consulado da Irlanda. O evento é gratuito, mas as vagas são limitadas. Interessados devem fazer inscrição pelo link https://goo.gl/forms/iFSyw4ysyaXg1RGt1 até 10 de dezembro.

Dividido em três painéis – Women in Tech, Women in Business e Women in Politics – o POW3R vai reunir nomes como as irlandesas Ann O´Dea, CEO do Silicon Republic, Mary Rose Burke, diretora da Câmara de Comércio de Dublin e Michelle O´Donnell Keating, presidente do Women For Election, além de Buh D´Angelo, fundadora da Infopreta, Karla Bertocco, subsecretária de Parcerias e Inovação do governo do estado de São Paulo, Anna Clemente da Bloomberg Brasil, e Adriana Carvalho, gerente dos Princípios de Empoderamento da ONU Mulheres.

Para cada um dos painéis, um profissional ligado ao tema foi convidado para moderar o debate. O primeiro bloco terá mediação da diretora da Convergência Digital Ana Paula Lobo. A correspondente para América Latina da Bloomberg Vanessa Denzem e Mônica Sodré, cientista política e colaboradora da RAPS (Rede de Ação Política pela Sustentabilidade) mediam os segundo e terceiro blocos respectivamente.

Este é o terceiro evento sobre empoderamento feminino realizado pela AEAI em pouco mais de um ano. Em setembro de 2016, a Assessoria e o Consulado dos EUA trouxeram a especialista Ludy Green, colunista do Huffington Post, para uma palestra sobre empoderamento econômico e violência doméstica. Em maio deste ano, a Assessoria Internacional e o Consulado Geral do Canadá em São Paulo promoveram o #SMASHTHEGLASS na Pinacoteca, quando foi tratado o empoderamento de gênero de forma mais abrangente.

“O foco agora é o debate sobre os desafios encontrados pelas mulheres com propostas de soluções e mudanças”, afirma Fernanda Carrer, assessora internacional da AEAI. Dados do IBGE apontam que o número de mulheres responsáveis pelos domicílios brasileiros em uma década passou de 18,1% para 24,9%.

 “Um estudo do Fórum Econômico Mundial divulgado no começo deste mês aponta que a representação feminina na política no Brasil, por exemplo, foi reduzida. Para mudar essa situação é preciso que eventos como esse sejam constantes”, concluiu Ana Paula Fava, chefe da AEAI. Segundo dados do ranking The Global Gender Gap Report 2017, o Brasil perdeu 11 posições entre 2016 e 2017 na igualdade entre homens e mulheres.

Para a cônsul-adjunta da Irlanda Jill Henneberry, o “POW3R oferece a oportunidade de discutirmos como superar os desafios enfrentados por mulheres que trabalham em setores tradicionalmente dominados por homens. A Irlanda, além de compartilhar as lições que temos aprendido, quer se beneficiar das melhores práticas brasileiras”.

Segundo dados de 2016 do Central Statistic Office (CSO), as irlandesas representam 45,9% dos empregados no país. Em trabalhos que exigem mais qualificação, porém, 90,1% são do sexo masculino. Por outro lado, as mulheres representam 83,5% dos profissionais de setores como o de Cuidados e Lazer.

A jornalista Luciana Damasceno, que vive há 7 anos na Irlanda, afirma que em 2015, um terço das irlandesas trabalhavam em profissões consideradas femininas. Para ela, as mulheres estão prioritariamente “no setor educacional e de saúde, mas são menos da metade nos níveis de gerenciamento dessas mesmas instituições. Nem mesmo o fato de serem a maioria (55,3%) com nível superior muda essa realidade”, afirma.

PROGRAMAÇÃO
POW3R
Women in Tech
Women in Business
Women in Politics
Mulheres na tecnologia, negócios e política

14h00 Credenciamento

14h30 Abertura
Ana Paula Fava, Assessora Especial para Assuntos Internacionais do Governo do Estado de São Paulo
Brian Glynn, Embaixador da Irlanda no Brasil

14h40 Keynote Speaker
Coronel Helena Reis, Chefe da Casa Militar do Estado de São Paulo (a confirmar)

15h00 Painel “Women in Tech”
Moderadora: Ana Paula Lobo, Diretora da Convergência Digital (a confirmar)
Ann O’Dea, CEO e Co-fundadora do Silicon Republic
Buh D´Angelo, Fundadora da Infopreta
Carine Roos, Consultora de Telecomunicação, Co-fundadora do UP[WIT] e Co-fundadora do MariaLab
Karla Bertocco, Subsecretária de Parcerias e Inovação do Governo do Estado de São Paulo (a confirmar)

15h45 Painel “Women in Business”
Moderadora: Vanessa Dezem, Correspondente da Bloomberg Latin America
Mary Rose Burke, Diretora da Câmara de Comércio de Dublin
Adriana Carvalho, Gerente dos Princípios de Empoderamento Econômico da ONU Mulheres (a confirmar)

16h30 Coffee Break

17h00 Painel “Women in Politics”
Moderadora: Mônica Sodré, Cientista Política e Colaboradora da RAPS
Aline Cardoso, Vereadora e Secretária Municipal do Trabalho e Empreendedorismo
Michelle O’ Donnell Keating, Co-fundadora e Presidente do Women for Election

18h00 Coquetel de Networking

*Programação sujeita a alterações

Compartilhar:



  • Data: 30/11/2017 11:11
  • Alterado: 30/11/2017 11:11
  • Redação
  • Assessoria Especial para Assuntos Internacionais do Governo do Estado de São Paulo







Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados