ABC Música

ADINKRAS: Lia de Itamaracá e Samba de Roda Nega Duda são as atrações do CCSP

Adinkra Gye Nyame, que simboliza a supremacia e imortalidade de Deus, é o tema do último encontro do evento

  • Data: 21/08/2023 16:08
  • Alterado: 21/08/2023 16:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Centro Cultural São Paulo
ADINKRAS: Lia de Itamaracá e Samba de Roda Nega Duda são as atrações do CCSP

“ADINKRAS – Africanidades e sabedoria ancestral nos tempos atuais”

Crédito:Divulgação

Após quatro meses, o “ADINKRAS – Africanidades e sabedoria ancestral nos tempos atuais” chega ao final. No próximo dia 26 de agosto (sábado), o Centro Cultural São Paulo (CCSP) recebe o último encontro da atração. Idealizado por Cida Gonçalves, da Casa do Batuque, o projeto é realizado através da 3ª edição do Edital de Apoio à Cultura Negra da Secretaria Municipal de Cultura e vem acontecendo desde de abril de 2023, trazendo palestras, oficinas e shows musicais.

A programação do projeto no dia 26 de agosto começa às 19h, com a abertura oficial e, em seguida, acontece o show do Samba de Roda Nega Duda. Nesta apresentação, Nega Duda reconta suas histórias de origem, cantando, contando e sambando o Samba do Recôncavo, patrimônio histórico e cultural da humanidade. Com talento e carisma, a sambadeira cativa as plateias por onde passa e seus shows são uma celebração à autêntica cultura popular brasileira. Na ocasião, a artista recebe Lia de Itamaracá.

Considerada “patrimônio vivo de Pernambuco”, Lia de Itamaracá é um dos expoentes na busca pela valorização dos movimentos regionais, que contribuem para a formação da cultura do país. Em sua participação no projeto Adinkras, a cirandeira apresenta alguns de seus sucessos, como “Eu sou Lia/ Minha Ciranda/ Preta Cirandeira” e “Dorme Pretinho”. Além disso, Lia solta a voz ao lado de Nega Duda, em participação inédita.

“Tendo os Adinkras como expressão das contribuições dos conhecimentos africanos para o desenvolvimento da cultura economia e identidade brasileira, o projeto ADINKRAS – Africanidades e sabedoria ancestral nos tempos atuais” estabelece diálogos entre diferentes linguagens, artistas e pesquisadores da cultura afrobrasileira e africana.”, afirma Cida Gonçalves, idealizadora do projeto.

O evento será realizado na Sala Adoniran Barbosa, com todas as atividades gratuitas e acesso livre. Realizado pela Casa do Batuque e idealizado por Cida Gonçalves, publicitária e diretora da produtora, o projeto é marcado pela diversidade de linguagens artísticas e pela participação de artistas e pesquisadores da arte e da cultura negra.

Serviços:

Dia: 26 de agosto

Local: CCSP – Centro Cultural São Paulo

Horário: 19h

Gratuito

Compartilhar:

  • Data: 21/08/2023 04:08
  • Alterado: 21/08/2023 04:08
  • Redação
  • Centro Cultural São Paulo









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados