São Paulo Economia

ACSP: Consumidores se preparam para o Dia das Mães enfrentando altos impostos

O Dia das Mães é a segunda data mais importante para o comércio, porém, os altos impostos sobre os presentes estabelecem um desafio significativo para os consumidores.

  • Data: 12/04/2024 11:04
  • Alterado: 12/04/2024 11:04
  • Autor: Redação
  • Fonte: ACSP
Vendas do comércio paulista acumulam alta de 4

Imagem Ilustrativa

Crédito:ACISBEC

Faltando 30 dias para os Dias das Mães os consumidores já estão à procura de alternativas para presentear. Segundo levantamento da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), os consumidores que saírem para comprar os presentes ou lembranças vão pagar em média 36% em impostos no preço final do produto.

No caso de perfumes importados, por exemplo, 78,99% são tributos. Os nacionais, um pouco menos, 69,13%. Os dados têm como base o Impostômetro, painel instalado no centro histórico da capital paulista que mede em tempo real os impostos, taxas e contribuições pagos as três esferas federal, estadual e municipal.

O economista da ACSP, Marcel Solimeo, lembra que a alta carga tributária não será o único desafio dos consumidores na hora de presentear suas mães. “Tudo o que compõe o preço final do produto, especialmente neste ano, vai chamar a atenção também pelos efeitos da inflação em alta, que diminui o poder de compra dos consumidores”.

A lista de produtos que, normalmente, é mais procurada na data revela ainda que celular, bijuteria, vinho importado e nacional, são altamente taxados com 39,80%, 43,36%, 44,73% e 59,73% respectivamente. O cálculo é feito pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT). Confira abaixo outros produtos:

ACSP: Consumidores se preparam para o Dia das Mães enfrentando altos impostos
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