Acontece a exposição Em Cores, de Tânia Turcato
Artista que representa São Caetano no Mapa Cultural Paulista abre nova exposição na cidade
- Data: 14/03/2014 16:03
- Alterado: 14/03/2014 16:03
- Autor: Karla Loge
- Fonte: PMSCS
Crédito:
Uma mostra que, como pano de fundo, suscita a discussão sobre as relações nem sempre harmônicas entre a arte, o artista e o público em geral. Essa é a exposição Em Cores, de Tânia Turcato, que foi aberta na noite da última quinta-feira (13/3), na sede da Associação Comercial e Industrial de São Caetano do Sul (Aciscs). Eleita artista sulsancaetanense no Salão de Artes Visuais do município, Tânia representa São Caetano na atual edição do Mapa Cultural Paulista, concurso que premia os que mais se destacaram no biênio 2013/2014 em todo o Estado de São Paulo.
Durante a abertura, a artista agradeceu ao público e ressaltou a importância da parceria com a Rede de Combate ao Câncer da cidade, entidade que receberá metade do valor arrecadado com a comercialização das obras. “É uma noite muito importante não só para a arte, mas também para continuarmos a luta no combate ao câncer de mama, que atinge tantas mulheres no Brasil e no mundo.”
Ainda em seu discurso, Tânia, que está em fase de tratamento da doença, também aproveitou para elogiar o trabalho da Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Caetano. “As pessoas devem procurar saber mais sobre o serviço oferecido. O atendimento e a atenção que são dedicados aos pacientes que, como eu, precisam do tratamento estão sendo ótimos.”
O evento contou também com a presença do secretário de cultura, Jander Cavalcanti de Lira, que, na ocasião, elogiou Tânia e, fazendo referência às obras da coleção Cactos e Suculentas da artista, afirmou que “normalmente essas imagens são retratadas com cores escuras e remetem a cenários tristes. Vê-las assim com muitas cores é inusitado e transmite muito mais alegria. Tânia Turcato está de parabéns.” O secretário fez questão de agradecer a Associação Comercial e Industrial da cidade e observou que o local já se tornou um espaço cultural no município – também estiveram presentes Mauro Laranjeira, presidente da Aciscs, e Marlene Depólito Santi, presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer de São Caetano.
A mostra – Nove obras da artista compõem a exposição. Tânia procura fornecer elementos ao visitante que o ajudem a se situar melhor naquilo que os teóricos denominam o mundo da arte. Segundo o curador Klaus Hofer, “os trabalhos da artista possuem elementos propícios para esta reflexão, uma vez que eles permitem vários tipos de abordagens, desde uma leitura estritamente técnica sobre desenho, composição e harmonia, como também interpretações filosóficas, sociológicas ou psicanalíticas”.
A exposição está em cartaz na Aciscs, que está localizada na Rua Amazonas, 318, Centro. A mostra ficará exposta até 11 de abril e a visitação, que é gratuita, pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 4232-1237 e 4232-1294.
A Artista – Em seus vinte anos de carreira artística, Tânia Turcato frequentou várias escolas, como a Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Escola Panamericana de Arte, Faculdades Integradas Tereza D’Ávila e o Athelier de desenho do arquiteto Rondino.
Privilegiada pelo convívio precoce com a arte, teve um rápido amadurecimento em seu trabalho, filtrando suas influências com criatividade e espírito crítico. Para Tânia, “o universo artístico é um lugar fundamentalmente livre, porém o mais importante é conseguir transportar essa liberdade para o dia a dia”. É a isso que ela se dedica: reinventar seu mundo com pincel e tinta.