Ação de Humanização na Medicina em São Caetano

Centro de Oncologia sancaetanense ganha Cantinho da Beleza, para auxiliar no tratamento dos pacientes

  • Data: 10/06/2013 18:06
  • Alterado: 10/06/2013 18:06
  • Autor: Erik Oliveira
  • Fonte: PMSCS
Ação de Humanização na Medicina em São Caetano

Crédito:

Você está em:

Ações simples, mas que podem elevar a autoestima e a confiança dos pacientes com câncer, são consideradas por órgãos como o Instituto Nacional de Câncer (INCA) eficazes para que algumas complicações colaterais sejam amenizadas, o que pode trazer benefícios ao tratamento dos enfermos. Conhecedora dessa situação, a direção do Centro de Oncologia Luiz Rodrigues Neves da Prefeitura de São Caetano do Sul, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade do município, inaugurou o Cantinho da Beleza, na manhã desta segunda-feira (10/6), espaço que está situado no próprio prédio da unidade (Avenida Vital Brasil Filho com a Rua Peri, Bairro Oswaldo Cruz) e atenderá aos pacientes de oncologia todas as segundas-feiras – Marlene Santi, presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer da cidade, também marcou presença.

A primeira-dama de São Caetano, Graça Pinheiro, compareceu ao evento de inauguração do local. Em suas palavras, às lágrimas, ela citou casos de câncer de sua família para exemplificar o quanto será bom aos pacientes passar pelo Cantinho da Beleza. “Essa doença mexe demais com o ser humano. Então, esse espaço certamente será fundamental para distrair um pouco a cabeça das pessoas e ajudar no tratamento.”

Alguns dos efeitos colaterais mais comuns entre os pacientes com câncer e que passam por tratamento são a queda de cabelo, o crescimento de pelos em lugares não habituais e o ressecamento da pele. “Esse espaço foi idealizado justamente para tentar amenizar um pouco essas implicações e valorizar a autoestima dos homens e mulheres que são tratados aqui”, explicou o médico Valter Oliveira Filho, coordenador do Centro de Oncologia.

A cabeleireira Francilene da Conceição atuará no Cantinho da Beleza, juntamente com a irmã, a manicure Silvania da Silva. Ela enfatizou que será “uma alegria imensa” trabalhar com os pacientes de oncologia. “É uma alegria muito grande ajudar a cuidar da parte estética dessas pessoas.”

Oncologia – Em pouco mais de um ano de atuação, o Centro de Oncologia sancaetanense já realizou mais de 3,2 mil atendimentos. Atua no espaço uma equipe de quatro oncologistas, dois assistentes sociais, uma psicóloga, duas enfermeiras e duas recepcionistas.

Compartilhar:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 10/06/2013 06:06
  • Alterado:10/06/2013 18:06
  • Autor: Erik Oliveira
  • Fonte: PMSCS









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados