A Taba e SOMOS Educação promovem roda de leitura infantil online

A apresentação da obra “Quem canta seus males espanta” será gratuita e tem o intuito de incentivar a leitura entre os pequenos. O evento ocorrerá no dia 06 de março

  • Data: 02/03/2021 09:03
  • Alterado: 02/03/2021 09:03
  • Autor: Redação
  • Fonte: Assessoria
A Taba e SOMOS Educação promovem roda de leitura infantil online

Crédito:

Você está em:

Durante a idade de formação, a leitura é essencial e tem grande impacto no processo de crescimento, auxiliando no desenvolvimento de pensamento crítico e na capacidade de interpretação do mundo. Com o objetivo de incentivar os pequenos a criarem esse hábito desde cedo, A Taba – Leitura em rede, em parceria com a unidade de literatura da SOMOS Educação, desenvolveu uma roda de leitura online para crianças, que ocorrerá no dia 06/03.

O evento, completamente gratuito, contará com a edição especial de “Quem canta seus males espanta” (Editora Caramelo), de Theodora Maria Mendes de Almeida. E ocorrerá no dia 06 de março, às 11h. A inscrição gratuita pode ser feita no link: clique aqui. O novo título, lançado no segundo semestre de 2020 para comemorar os 20 anos de sucesso dos dois volumes da obra, consistiu em uma compilação das músicas mais queridas do público, pretendendo atualizar-se aos novos tempos e encantar as crianças do presente com o aprendizado lúdico e musical.

Esse novo exemplar vem recheado de memória. Sua sonografia é composta por 40 das cantigas e parlendas das obras anteriores, escolhidas pelos próprios fãs em votação virtual, divulgada pelas redes sociais. As ilustrações das capas originais, feitas pelos alunos das escolas Bola de Neve e Hugo Sarmento, também foram mantidas. Para além disso, as orelhas da edição comemorativa são preenchidas por correspondências que a autora recebeu de professores e crianças nos últimos 20 anos.

Esse trabalho da Caramelo de relançar Quem canta seus males espantaadvém do sucesso da obra em sua proposta de ensinar crianças de maneira lúdica. Em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o livro defende a compreensão da leitura em um sentido mais amplo, que estimule o desenvolvimento de diferentes linguagens. As músicas e cantigas presentes na edição estimulam uma natureza artística junto ao hábito de ler.

Theodora, pedagoga e diretora escolar por mais de 35 anos, defende o trabalho com as cantigas de tradição oral e elaborou inclusive um Guia do professor, com sugestões de atividades baseadas em seu livro e de acordo com as habilidades previstas na BNCC. Para ela, as parlendas beneficiam a memória, desenvolvem a sociabilidade e promovem um aumento do repertório cultural e do vocabulário das crianças. “A música é capaz de criar uma relação afetiva entre os alunos e as histórias compartilhadas nos livros. É emocionante presenciar a longa vida de uma obra que encanta diferentes gerações por duas décadas”.

Compartilhar:
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 02/03/2021 09:03
  • Alterado: 02/03/2021 09:03
  • Autor: Redação
  • Fonte: Assessoria









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados