A crença no Catar é respeitada em hotéis, shoppings, estações de trem e até em estádios
O país que é sede da vigésima segunda Copa do Mundo não deixa de lado seus hábitos religiosos, nem mesmo durante a competição
- Data: 19/11/2022 12:11
- Alterado: 19/11/2022 12:11
- Autor: Luciano Luiz
- Fonte: ABCdoABC
Crédito:
O Catar é um país muito pequeno que conta com uma população de pouco mais de três milhões de habitantes, sendo eles em sua absoluta maioria composta por imigrantes de territórios próximos.
A religião local em sua absoluta maioria é adepta ao islamismo. Em 2010, a afiliação religiosa no país foi estimada pelo Pew Research Center como 67,7% de muçulmanos, 13,8% de cristãos, 13,8% hindus e 3,1% budistas. Outras religiões e pessoas sem afiliação religiosa representaram os restantes 1,6%.
O que percebemos no dia a dia andando pelas ruas e estações de Doha é que existe uma consciência institucional em respeitar e fomentar os hábitos religiosos com espaços específicos para todos.
As estações de metrô por exemplo possuem além dos banheiros masculinos e femininos a disposição de seus frequentadores, ainda pequenas mesquitas que ficam abertas o tempo inteiro.
Pelo hábito local as pessoas devem parar em até cinco vezes por dia para orações e isso se dá em qualquer local. Dentro dos quartos dos hotéis da cidade os hospedes se deparam com uma edição do alcorão e um tapete para que os mesmos possam se ajoelhar e realizares suas orações. Além disso no teto existe sempre um adesivo que aponta a localização em relação a meca principal. No meu quarto por falta de um existe duas edições do livro sagrado do islã, um em árabe e outro em inglês.
Confesso que me agrada este conceito de respeito pela religião, porém desconheço seus dogmas e simplesmente me reservo a definição de tolerar e acatar as culturas pelo mundo.
Amanhã tem jogo e a bola vai rolar no Catar… Viva o Futebol!!!