_x000D_ CPI da covid aprova convocação de Arthur Weintraub, Carlos Wizard e Filipe Martins_x000D_

Apontados como integrantes de um suposto "assessoramento paralelo " do governo Bolsonaro a pandemia, Carlos Wizard Arthur Weintraub foram convocados hoje, 26 para depor à CPI da Covid

  • Data: 26/05/2021 15:05
  • Alterado: 26/05/2021 15:05
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: Estadão Conteúdo
_x000D_CPI da covid aprova convocação de Arthur Weintraub, Carlos Wizard e Filipe Martins_x000D_

Carlos Wizard

Crédito:Divulgação-Marcos Corrêa/PR-Arthur Max/MRE

Você está em:

“Para que seja possível esclarecer a potencial condição de participante ou coordenador de um estrutura extraoficial de assessoramento do Presidente da República no combate à pandemia, faz-se necessária a oitiva Sr. Arthur Weintraub, ex-assessor da Presidência da República”, escreveu o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) ao pedir a convocação de Weintraub, que é irmão do ex-ministro da Educação Abraham Weintraub. “O empresário Wizard passou um mês assessorando o ex-ministro Pazuello“, apontou o presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM), durante a votação.

Assessor especial de Assuntos Internacionais da Presidência, Filipe Martins também foi convocado para depor à CPI. O senador Humberto Costa (PT-PE) justificou o pedido afirmando que um dos eixos da investigação da CPI diz respeito à política externa adotada pelo governo durante a pandemia. Um alinhamento ao governo Trump e uma postura “hostil” em relação à Organização Mundial da Saúde (OMS) foram citadas pelo senador.

Da estrutura do governo, foram aprovadas ainda a convocação da ex-secretária de Enfrentamento à Covid do Ministério da Saúde Luana Araújo, e do ex-assessor de comunicação de Pazuello Marcos Eraldo, conhecido como “Marquinhos Show”.

Os requerimentos foram aprovados na sessão em que os senadores deram aval à convocação de governadores e de novos depoimentos do ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello e do atual titular da pasta, Marcelo Queiroga.

O senador governista Marcos Rogério (DEM-RO) ainda pediu que fosse votado pela CPI o convite ao pastor Silas Malafaia. “Se querem ouvir quem fala ao presidente, então propus o nome de Silas Malafaia”, disse ele. Aziz, no entanto, negou o pedido do colega. “Não irei pautar isso. Conselhos que Bolsonaro recebe eram conselhos espirituais”, respondeu o presidente da CPI.

Carlos Wizard, Arthur Weintraub e Filipe G. Martins (Foto: Divulgação | Marcos Corrêa/PR | Arthur Max/MRE)

Compartilhar:










Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados