Domingo tem maratona teatral no Teatro Clara Nunes

O festival de teatro será aberto ao público. A entrada é um quilo de alimento não perecível

  • Data: 03/10/2013 18:10
  • Alterado: 03/10/2013 18:10
  • Autor: Iara S. Luz
  • Fonte: PMD
Domingo tem maratona teatral no Teatro Clara Nunes

Crédito:

Você está em:

Neste domingo (6/10) o Teatro Clara Nunes terá uma programação especial voltado às artes cênicas. Das 9h às 17h, serão encenadas cinco peças teatrais com participação de grupos de Diadema e São Bernardo do Campo. O festival de teatro será aberto ao público e tem, entre os seus objetivos, despertar o interesse pela cultura, a reflexão, e a socialização da prática teatral entre grupos e a comunidade.

O evento denominado Projeto Viver Teatro apresentará os espetáculos “Cuidas de Mim”, “E Agora, Dora?!”, “O Voo da Renovação”, “Obras São Francisco Xavier – Um Lugar que Transforma”, e “Uma Trinca e Um Par”. As peças falam sobre religiosidade, a magia do teatro, a criação do mundo e também abordam temas voltados aos sentimentos humanos como a dor da perda, a alegria e a emoção.

Para apresentar as montagens serão utilizados recursos como a dança e a música. Na peça “E Agora, Dora?!” há participações de pessoas com deficiência e em “Obras São Francisco Xavier”, apresentada pelos próprios internos, a abordagem é o trabalho realizado pela instituição. Há 36 anos a entidade atua em Diadema acolhendo e mudando vidas de crianças e adolescentes que antes viviam nas ruas.

TEATRO NA FÁBRICA – Entre os participantes do Viver Teatro está o Grupo Teatral Papelão, formado em sua maioria por funcionários da Volkswagen. O grupo surgiu em 1995, na cidade de São Bernardo do Campo, e, desde então, vem apresentando suas produções em escolas, dentro de indústrias e teatros da Região do ABCD. Pelo seu trabalho, o Grupo Papelão recebeu alguns prêmios, entre eles, o de terceiro lugar na Mostra de Artes de Diadema de 2012.  Também realizou apresentações nas cidades de Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ) e São José dos Campos (SP).

UM QUILO DE ALIMENTO – Para Paulo Sérgio dos Santos integrante do Grupo Papelão e idealizador do Projeto Viver Teatro, as apresentações no Clara Nunes são uma oportunidade de oferecer cultura à população e ao mesmo tempo, estimular ações de solidariedade. “Como a entrada é gratuita, o que pedimos é que cada um que venha assistir os espetáculos traga um quilo de alimento não perecível. Tudo que for arrecadado será entregue à Missão Belém, uma entidade que atende mais de 400 pessoas em situação de rua”, disse.

Sérgio argumenta, ainda, que a ideia de fazer o evento teatral em Diadema possibilita dar visibilidade à produção cultural da região e mudar conceitos. “O Viver Teatro não é uma ação competitiva. O que queremos é divulgar a arte e por meio dela transformar pessoas e prepará-las melhor para a vida”. 

Para o secretário de Cultura de Diadema, Gilberto de Souza Moura, a realização do evento, além de auxiliar pessoas, abre os espaços públicos para os artistas de Diadema e de outras cidades do ABC. “Ao abrirmos o Teatro Clara Nunes para as apresentações, fomentamos ações de cultura e, ao mesmo tempo, democratizamos a utilização dos espaços públicos”, ressalta.      

HORÁRIOS DAS APRESENTAÇÕES
Das 9h15 às 10h15 – espetáculo “Cuidas de Mim”
Grupo Teatral Ministério Filhos do Céu (RCC Diadema) e Grupo de Dança Ministério Caminho da Graça
Direção: Lara Novaes e Mikaella Jesus
Das 10h45 às 11h45 – espetáculo “O Voo da Renovação”
Cia. de Teatro Espírita Maria Amélia         
Direção: Nathália Vazquez

Das 14 h às 15h  – espetáculo “Obra social São Francisco Xavier – Um Lugar que Transforma”
Realização Obra Social São Francisco Xavier
Direção: Cátia Lopes

Das 15h30h às 16h45 – espetáculo “E Agora Dora?!”
Realização Lar Escola Jêsue Frantz
Direção: Priscila Peixoto

Das 17h às 18h30 – espetáculo “Uma Trinca e Um Par”
Grupo: Grupo Teatral Papelão
Direção Merly Calixto

Compartilhar:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 03/10/2013 06:10
  • Alterado:03/10/2013 18:10
  • Autor: Iara S. Luz
  • Fonte: PMD









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados