Pela 1ª vez, time feminino da Polícia Civil de SP participa de campeonato tático em Dubai

Cinco investigadoras e uma escrivã passaram por treinamento e foram selecionadas para o torneio

  • Data: 27/01/2025 11:01
  • Alterado: 27/01/2025 11:01
  • Autor: Redação
  • Fonte: SSP
Pela 1ª vez, time feminino da Polícia Civil de SP participa de campeonato tático em Dubai

Crédito:SSP

Você está em:

Um time feminino da Polícia Civil de São Paulo participa pela primeira vez do Campeonato Swat Dubai Challenge, que avalia as ações táticas, de precisão e trabalho em equipe de polícias de pelo menos 48 países. Cinco investigadoras e uma escrivã foram selecionadas para a competição e chegam em Dubai nesta segunda-feira (27). 

A equipe paulista é composta por policiais que têm experiência no serviço tático e pertencem a setores como o Grupo de Operações Especiais (GOE), do Departamento de Polícia Judiciária da Macro São Paulo (Demacro), e o Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos (Garra), do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), e outros.

Para a investigadora Elaine Rufino, representar a Polícia Civil do estado paulista em Dubai é “uma oportunidade única de vida”. “Finalmente, depois de tanto treinamento, superação de obstáculos e os avanços que tivemos nos tiros e nosso físico, vamos chegar a cereja do bolo, que é de fato colocar tudo isso em prática, de mostrar nosso potencial”, contou.

Ela sempre se interessou em participar de torneios deste tipo desde que soube sobre o Swat Round-up, que acontece nos Estados Unidos. “Quando estava na Academia de Polícia conheci policiais que tinham participado dessa competição e passei a admirar. Para a minha surpresa, fui trabalhar no GOE de São Bernardo do Campo, que tinha histórico de ir ao Swat Round-Up. Fiquei animada, mas nem cogitei a possibilidade de ir porque, na época, era uma competição masculina.” 

Agora, oito anos depois, Elaine vai competir no Swat Dubai Challenge que, para ela, é um marco na carreira. Além disso, o time é liderado pela investigadora Carla Regina Nastri, que foi a primeira mulher a ingressar em um grupo tático da Polícia Civil, o Garra. 

“É uma satisfação muito grande ter ela como líder, além de todas as outras meninas que são extremamente comprometidas. Sabe aquela sensação de estar no meio de grandes mulheres?”, mencionou a investigadora empolgada.

Como a seleção foi feita?

Em 2024, a Swat Dubai Challenge estreou a participação de times femininos na competição. Depois do torneio, a Polícia de Dubai mandou um convite ao Grupo de Responsabilidade Tática (GRT), do Demacro, para a participação de mulheres da Polícia Civil de São Paulo. 

O responsável pelo GRT, que também faz parte do GOE de São Bernardo do Campo, fez a seleção e participou do treinamento do time, que viajou aos Emirados Árabes para o início da competição. 

Sobre o Swat Dubai Challenge

O Swat Dubai Challenge é uma competição que visa promover o intercâmbio de técnicas e habilidades táticas entre equipes internacionais, destacando agilidade mental e resistência física. Conforme os organizadores do torneio, o objetivo é alcançar padrões de policiamento cada vez mais altos por meio da troca de experiências, aprimorando as práticas globais de aplicação da lei, além de promover a cooperação e compartilhar melhores práticas de serviços táticos de equipes do mundo inteiro.

Compartilhar:

  • Data: 27/01/2025 11:01
  • Alterado:27/01/2025 11:01
  • Autor: Redação
  • Fonte: SSP









Copyright © 2025 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados