Quadrinista de Santo André conquista prêmio com obra sobre autismo
Gabriel Sorriso é premiado por "Meu Gibizinho TEA", um HQ que aborda a experiência de crianças com autismo de forma leve e sensível
- Data: 23/01/2025 10:01
- Alterado: 23/01/2025 10:01
- Autor: Redação
- Fonte: ABCdoABC
Crédito:Reprodução/Instagram
O quadrinista Gabriel Sorriso, residente de Santo André, conquistou recentemente o 40º Troféu Ângelo Agostini, um dos mais prestigiados prêmios do cenário de histórias em quadrinhos no Brasil. Sua obra Meu Gibizinho TEA, lançada em 2023, foi reconhecida como o melhor lançamento infantil do ano. A narrativa é centrada na personagem Aninha, que é uma representação da filha de Gabriel, Ana Luiza, de 10 anos, e aborda a experiência de crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Aos 31 anos, Gabriel tomou a decisão de deixar seu emprego para se dedicar integralmente aos cuidados de seus filhos, Ana Luiza e Heitor, este último com 5 anos na época e também diagnosticado com autismo. Ele relata que essa escolha foi crucial para o bem-estar familiar, especialmente considerando as necessidades específicas de ambos os filhos. “Ana ainda não fala e tem dificuldades para se alimentar com comidas sólidas. Minha esposa, Marcelle Saraiva, que é pedagoga especializada em ABA (Análise do Comportamento Aplicada), e eu optamos por não terceirizar o cuidado deles”, explica.
A singularidade do diagnóstico dos filhos incentivou Gabriel a criar obras literárias que abordassem a temática do autismo. O projeto teve início com a coautoria no livro ilustrado Meu Mundinho TEA: A rotina de uma menina com autismo. Para viabilizar a impressão da primeira edição de Meu Gibizinho TEA, Gabriel lançou uma campanha de financiamento coletivo na plataforma Catarse, onde a obra anterior foi vendida digitalmente por um preço acessível para amigos e apoiadores da causa.
Produzindo tudo sozinho, desde o roteiro até as ilustrações e a divulgação, Gabriel reconhece os desafios enfrentados nesse processo. “As histórias em quadrinhos geralmente contam com equipes grandes para sua produção. No nosso caso, foi tudo feito por nós mesmos. Esse esforço inicial nos deu o impulso necessário para o gibi premiado”, revela.
A inspiração para as tirinhas de Meu Gibizinho TEA surgiu após um ano de desenvolvimento criativo, durante o qual Gabriel buscou retratar com sensibilidade momentos vividos por crianças autistas. A notícia sobre sua indicação ao Troféu Ângelo Agostini chegou até ele de maneira inusitada: um amigo em um grupo de WhatsApp o parabenizou e ele inicialmente não acreditou até verificar a informação.
O autor compartilhou o link para votação da premiação com cerca de 500 pessoas, estimando que muitas delas tenham repassado a mensagem. “Quando recebi a notícia da vitória, foi uma mistura de emoções. Chorei e sorri ao mesmo tempo”, relembra Gabriel, que aguarda ansiosamente pela cerimônia de entrega do prêmio.
Com planos futuros já delineados, Gabriel está determinado a continuar explorando a temática do espectro autista em suas obras. Em 2024, ele lançará Meu Gibizinho TEA 2, que incluirá Heitor na narrativa. Além disso, em 2025, ele pretende lançar dois novos projetos: um quadrinho que discute os desafios da adolescência sob a perspectiva autista e outra obra que mergulha em elementos de fantasia envolvendo uma equipe diversa enfrentando obstáculos de comunicação em viagens intergalácticas.
Gabriel conclui enfatizando sua missão como autor: “Quero divulgar a causa do autismo. Quando recebemos o diagnóstico dos nossos filhos, faltava material informativo sobre o assunto. Espero que minhas obras possam impactar positivamente as futuras gerações”.
Tempo em Santo André para amanhã
28/01
Sol com muitas nuvens. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite
Temperatura em
Santo André
Max: 26°C
Min: 20°C
Chuva em
Santo André
Probabilidade: 96%
Quantidade: 10mm
Ventos em
Santo André
Velocidade: 5km/h