São Paulo realiza Festival de Empreendedorismo
Evento gratuito que acontece no Pavilhão de Exposições do Anhembi, com duração de 48 horas e transmissão online, já tem mais de 8 mil inscritos
- Data: 24/09/2013 08:09
- Alterado: 24/09/2013 08:09
- Autor: Redação
- Fonte: FIESP
Crédito:
O Comitê de Jovens Empreendedores da Fiesp (CJE) em parceria com o Senai/SP realizam, entre os dia 25 e 26 de setembro, o maior evento de empreendedorismo do Brasil: o Festival de Empreendedorismo (FESTEMP), no Pavilhão de Exposições Parque do Anhembi. O evento é gratuito, com duração de 48 horas e transmissão online. Inscreva-se!
Objetivo: formação de novos líderes, refletir sobre a cultura empreendedora, realizar um grande network, tirar dúvidas, selecionar futuros profissionais, abrir portas de grandes empresas, tirar do papel, projetos; e mais, possibilidade de que saiam alguns novos empreendedores do Brasil. É a FIESP disponibilizando seu networking e capital intelectual para os empreendedores em forma de mentoria, investidores e criação do evento.
O evento é dividido em várias atividades tais como:
• HACKATON: Um desafio que propõe a criação, em apenas 12 horas, de um aplicativo gratuito para dispositivos móveis. Programadores, designers, hackers e cientistas da computação deverão criar um sistema que solucionará problemas nas áreas de marketing, jurídica e recursos humanos. O objetivo é fomentar o conhecimento tecnológico e o espírito empreendedor daqueles que ousam ser desafiados.
• ACELERA STARTUP: O CJE propõe durante o Acelera Startup uma batalha entre os 300 melhores projetos de empreendedorismo, entre mais de mil inscritos. Os participantes passarão por palestras, mentoria, e consultoria em diversas áreas como recrutamento, investimento, setor jurídico, entre outros. Os donos das dez melhores ideias terão a chance de apresentar o seu projeto para uma banca de investidores, através do “elevador pitch”: um minuto para “vender” seu negócio e fazer com que ele “seja comprado” pelos investidores.
• JOVEM EXECUTIVO: Após seleção online, cem jovens entre 18 e 23 anos foram escolhidos para participar de uma programação especial durante o Festemp. Nesse espaço, eles terão acesso à palestras exclusivas focadas em Recursos Humanos e consultorias com os melhores especialistas do Brasil. Deste seleto grupo, 30 foram pré-selecionados pela Arezza Recursos Humanos e terão a oportunidade de ser entrevistados por alguns dos cem maiores líderes em RH.
HAPPY BUSINESS: O Happy Business é uma mistura de happy hour com hora extra. Os candidatos mais empolgados toparam mais um desafio e responderam à pergunta “Por que devo ser selecionado (a) para o Happy Business?”. As 200 respostas mais criativas ganharam passaporte para participar de uma confraternização com grandes empreendedores, empresários e investidores.
EMPREENDORISMO
Em 48 horas de atividades, 8 mil e 500 inscritos de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Porto Alegre, Florianópolis, Minas Gerais, Goiânia, Ceará, Estados Unidos e Chile, terão a oportunidade de estar juntos com a maior banca de investidores do Brasil, sendo que para o Programa Jovem Executivo estarão Riachuelo, Dupont, Grupo CCR, Sappori, Pirelli, UNIBRA, Nestlé, Senor Sistemas e FIESP.
Serão 53 palestras com os maiores consultores, especialistas e empresários dos mais diferentes setores e das mais diversas áreas como: recursos humanos, marketing, etiqueta empresarial, tecnologia da informação, liderança, vendas, planejamento: Márcio Kumruian (fundador da netshoes), Renata Fan (1º mulher a apresentar uma mesa redonda diária na TV aberta), Guilherme Benchimol (Presidente XP Investimentos), entre outros (http://festemp.com.br/circuito-de-palestras.aspx)
NUM SÓ LUGAR: DEBATES, IDEIAS, PROJETOS, CAPACITAÇÃO, SELEÇÃO, RODADAS DE NEGÓCIOS, DESAFIOS E SONHOS
O Brasil é o país do empreendedorismo. Dados do governo mostram que quase 22 milhões de brasileiros praticam alguma atividade empreendedora, o que representa 17,5% da população do país. Reforçando ainda mais essa tese, uma pesquisa da Endeavor, organização sem fins lucrativos que promove o empreendedorismo de alto impacto mostrou que o número de empreendedores no Brasil cresceu 44% nos últimos 10 anos. E que a cada quatro brasileiros, três querem ter o próprio negócio
A FIESP, CONIC e CJE estão preparando um relatório e documento que serão entregues à presidenta Dilma Rousseff com políticas necessárias para o maior apoio ao jovem empreendedor.