Indonésia se junta ao BRICS em 2025

Expectativa é que nove novos países ingressem no bloco em 2025

  • Data: 06/01/2025 17:01
  • Alterado: 06/01/2025 17:01
  • Autor: Redação
  • Fonte: Agência Brasil
Indonésia se junta ao BRICS em 2025

Crédito:Marcelo Camargo/Agência Brasil

Você está em:

Nesta segunda-feira (6), o governo brasileiro anunciou a inclusão da Indonésia como o primeiro membro pleno do Brics, com sua adesão programada para 2025. A Indonésia, que ocupa a quarta posição mundial em termos de população, abriga mais de 284 milhões de cidadãos e é reconhecida como a décima maior economia do mundo quando avaliada pela paridade de poder de compra, conforme informações do Banco Mundial.

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) do Brasil expressou satisfação ao saudar a Indonésia por sua entrada no bloco. O país asiático, que se destaca como a nação mais populosa e com a maior economia do Sudeste Asiático, alinha-se aos objetivos dos demais membros do Brics, principalmente no que tange à reforma das instituições globais de governança e à promoção da cooperação entre os países em desenvolvimento, temas centrais durante a presidência brasileira do grupo.

Além da Indonésia, espera-se que até o final deste ano outros nove países formalizem sua adesão ao Brics, incluindo Cuba, Bolívia, Malásia e Tailândia. O Brasil assumiu a presidência rotativa do Brics no dia 1º de janeiro e exercerá essa função até 31 de dezembro de 2023.

Conforme informações divulgadas pelo Itamaraty, a candidatura da Indonésia foi aprovada durante a cúpula realizada em Joanesburgo, na África do Sul, em agosto de 2023. Contudo, a oficialização do interesse em integrar o Brics ocorreu somente após as eleições presidenciais indonésias previstas para 2024.

De acordo com o Itamaraty, a entrada da Indonésia no grupo foi ratificada por consenso entre os membros do Brics, respeitando os princípios e critérios acordados para expansão durante o encontro em Joanesburgo.

No total, treze países foram convidados para se juntar ao Brics, com expectativa de que Nigéria, Turquia, Argélia e Vietnã confirmem sua participação em breve.

Em um movimento anterior, o bloco já havia acolhido cinco novos membros efetivos em 2024, aumentando seu número total para dez países. Originalmente composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, o Brics ampliou suas fileiras no ano passado ao incluir Irã, Emirados Árabes Unidos, Egito, Etiópia e Arábia Saudita.

Ainda que a Arábia Saudita não tenha formalizado sua adesão ao bloco, o país tem participado ativamente de todos os encontros realizados pelo grupo.

Compartilhar:

  • Data: 06/01/2025 05:01
  • Alterado:06/01/2025 17:01
  • Autor: Redação
  • Fonte: Agência Brasil









Copyright © 2025 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados