Mutirão do CadÚnico realizado pela Prefeitura de SP faz 4.470 atendimentos
‘Dia C’ foi criado para resolver pendências no cadastro de munícipes; no total, já foram 34.363 atendimentos em 9 mutirões
- Data: 25/11/2024 08:11
- Alterado: 25/11/2024 08:11
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de São Paulo
Mutirão do CadÚnico
Crédito:Prefeitura de SP
O 9º “Dia C”, mutirão do CadÚnico realizado pela Prefeitura de São Paulo neste domingo (24) em 12 unidades do Descomplica SP da Zona Leste, fez 4.470 atendimentos, entre eles, 1.737 agendamentos e 2.253 cadastros. Nos nove mutirões deste ano, feitos em todas as regiões da cidade, sem a necessidade de agendamento prévio pelos munícipes, foram realizados 34.363 atendimentos.
O número registrado neste domingo é 18,69% maior do que o do domingo passado (17), também realizado na Zona Leste, quando foram feitos 3.766 atendimentos e realizados 2.374 cadastros, além de 894 agendamentos.
O mutirão, idealizado pela Prefeitura de São Paulo para resolver as pendências de cadastramento e recadastramento dos munícipes, é sempre realizado aos domingos para que a população possa aproveitar a gratuidade nos ônibus municipais. A atualização da inscrição é necessária a cada dois anos. Assim, se a pessoa já fez esse processo em 2023 ou em 2024, não há necessidade de buscar atendimento, pois o cadastro está vigente.
Além dos mutirões aos domingos, este ano a Prefeitura tem feito diariamente, em média, 3 mil atendimentos relacionados ao CadÚnico, ultrapassando os 500 mil neste ano.
Sobre o CadÚnico
É o principal instrumento para identificação, inclusão e acesso de grupos socioeconomicamente vulneráveis em programas e benefícios assistenciais, voltado ao registro, identificação e suporte de famílias e pessoas de baixa renda. Ainda que seja uma ferramenta do Governo Federal, é operacionalizado e atualizado pelas prefeituras.
Por meio do cadastro no CadÚnico, as famílias em vulnerabilidade encontram apoio para manter os filhos matriculados na escola, têm acesso à tarifa social de energia elétrica e água e à isenção de taxas em concursos públicos, além de prioridade em programas habitacionais. Os inscritos têm direito também à Carteira da Pessoa Idosa e ao ID Jovem. Com ambas, têm gratuidade e descontos em serviços públicos como transportes, eventos artístico-culturais e esportivos.
Inscrições
Qualquer pessoa ou família pode se inscrever no CadÚnico para acessar programas sociais. Somente as famílias e pessoas com renda mensal de até meio salário-mínimo por membro familiar, ou renda per capita inferior a este valor, se enquadram no direito aos benefícios de transferência de renda. Para fazer o cadastro ou atualização é preciso apresentar os documentos de todas as pessoas da família como RG, CPF e comprovante de residência. Declaração de matrículas escolares de crianças e adolescentes não são itens obrigatórios, mas ajudam no momento do atendimento.
O atendimento do CadÚnico é realizado regularmente nas unidades do DescomplicaSP, do CRAS e nas vans móveis do CadÚnico, que vão até pontos estratégicos da cidade para ampliação do acesso ao cadastro em áreas com maior índice de pessoas em situação de vulnerabilidade ou desatualização do programa. O agendamento pode ser realizado pela Central 156 ou nos sites Agenda CadÚnico ou Descomplica SP.
Esta ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), em parceria com a Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT), Secretarias de Desenvolvimento e Trabalho (SMDET) e Secretaria das Subprefeituras e a São Paulo Turismo (SPTuris).