Plenária do CIESP SBC dá dicas sobre como falar em público
A plenária do mês de junho do CIESP SBC trouxe a fonoaudióloga, Fernanda Lobo, que proferiu a palestra “Como falar em público e em reuniões com segurança e naturalidade”
- Data: 30/06/2014 16:06
- Alterado: 30/06/2014 16:06
- Autor: Redação
- Fonte: Souza Franco
Crédito:
Fernanda Lobo, que também é consultora em Comunicação Interpessoal, Coach e sócia diretora da ComunicAto, apresentou o resultado de uma pesquisa realizada com 3 mil americanos onde 41% disseram ter medo de falar em público: “Só para traçar um comparativo existem mais pessoas com medo de falar em público, do que com medo de altura (32%) e medo de insetos (22%). ”, afirmou.
Segundo a palestrante o medo de falar em público surge por diversos motivos: excesso de preocupação com a própria imagem; necessidade de atingir padrões muito elevados; mecanismo de defesa frente a possível rejeição; não suportar ser o centro das atenções; considerar que não se está em igualdade econômica, social ou intelectual com a plateia.
Algumas das dicas para essas pessoas são: dominar o assunto sobre o qual vai falar; contar histórias através de uma narrativa com sequência lógica, clímax, conflitos e até protagonistas, o que no marketing é chamado de storytelling, um recurso parar gerar empatia com o público e prender a sua atenção; organizar as ideias fazendo um bom planejamento; ter coragem para fazer uma autoanálise; procurar novas soluções para velhos medos; identificar as necessidades dos ouvintes; perguntar-se no que a sua plateia está interessada e como oferecer a ela uma boa experiência.
“Alguns têm habilidade nata para falar em público, são pessoas extrovertidas, articuladas, com boa percepção e que moldam o discurso pelas reações de quem as ouve. Grandes comunicadores são bons ouvintes. Para aqueles que não têm essa habilidade a boa notícia é que ela pode ser adquirida através de muito treino. ”, explicou Fernanda Lobo. A comunicação corporal também merece atenção já que diz muito sobre quem está falando. Como recado final Fernanda deixou a frase de John Grinder e Richard Bandler: “O significado de sua comunicação é a resposta que você obtém. Se você não está obtendo a resposta que deseja, mude o que estiver fazendo”. Em meados do mês de agosto Fernanda Lobo ministrará um treinamento sobre o assunto no CIESP SBC.