Nova temporada “Villa-Lobos, Cantigas e Crianças” no Rio
Espetáculo teatral infantil parte das cantigas de roda e o repertório brasileiro autêntico retorna ao Rio de Janeiro com três semanas de apresentações na Ecovilla Ri Happy, no Jardim Botânico
- Data: 21/10/2024 14:10
- Alterado: 21/10/2024 14:10
- Autor: Redação
- Fonte: Assessoria
Ministério da Cultura e Caseiras Produções Culturais apresentam nova temporada “Villa-Lobos, Cantigas e Crianças”
Crédito:Divulgação
Em uma combinação lúdica de música, encenação e animações 2D, a Caseiras Produções Culturais apresenta “Villa-Lobos, Cantigas e Crianças”. O espetáculo teatral infantil, baseado nas cantigas populares recolhidas e sistematizadas pelo Maestro Heitor Villa-Lobos, em sua seleção do guia prático, traz uma experiência imersiva nas tradições culturais brasileiras. Com uma temporada de cinco apresentações abertas ao público, “Villa-Lobos, Cantigas e Crianças” será encenado de 20 de outubro a 03 de novembro, na Ecovilla Ri Happy, no Jardim Botânico, na cidade do Rio de Janeiro.
O espetáculo estimula a imaginação das crianças, por brincadeiras e cantigas de rodas que pouco têm sido lembradas na vida contemporânea. Com participação do Quinteto Villa-Lobos em cena, acompanhados por Paulino Dias na percussão, cinco atores cantam e manipulam bonecos em um cenário também composto por animações 2D, inspirados no artesanato e repertório autenticamente brasileiro.
A apresentação ganha vida sob direção de Ana Luisa Lima, diretora e idealizadora do espetáculo. “Nesse projeto, tenho a honra de criar um espetáculo para crianças a partir do guia prático de Heitor Villa-Lobos. Esse CD me persegue há décadas, assim como a convicção de que precisamos formar nosso público, principalmente as crianças, com a máxima qualidade, lhes oferecendo justamente o que a grande mídia não oferece. É a arte educando ouvidos e olhos. Em um projeto acalentado há tantos anos, juntamos antigos amigos cujo trabalho e dedicação ao teatro eu sempre admirei, somados a jovens que trazem o brilho nos olhos a cada novidade apresentada. Esse processo é muito especial para mim, pelo teatro, pelos afetos e, por fim, por nossas crenças que não nos deixam desistir.”, comenta.
Para Paulo Sérgio Santos, diretor musical da peça, “o Espetáculo resgata canções e tradições da nossa cultura que, com a correria da vida contemporânea, tendem a desaparecer. É um espetáculo muito rico e conta com ilustres profissionais, sejam eles atores, cantores e músicos do Quinteto Villa-Lobos, que fez 60 anos de aniversário de Fundação. Há ainda projeções e detalhes muito sutis. Eu considero uma ‘joia’ esse Projeto da Caseiras Produções – Ana Luisa e Beatriz e todo o elenco de profissionais altamente gabaritados. É preciso ter cuidado para que a nossa cultura não seja estraçalhada pelo “’MUNDO MUDERNO’”!
Composto por uma equipe artística primorosa, “Villa-Lobos, Cantigas e Crianças” conta ainda, além do Quinteto Villa-Lobos e de Paulino Dias, com os atores manipuladores de boneco Márcio Nascimento e Raquel Selig, membros da Cia PeQuod e vencedores do 8º Edição do Prêmio CBTIJ de Teatro Para Crianças – 2023 – na categoria “trabalho de formas animadas” com o espetáculo “Pluft, o fantasminha” e com a Direção de Arte de Carlos Alberto Nunes.
Os ingressos estão disponíveis para compra na bilheteria do local e pelo site Eventim.
Este projeto é contemplado pela Lei Federal de incentivo à Cultura, com patrocínio da ArcelorMittal e co-patrocínio da Drilltec, e tem a realização da Caseiras Produções Culturais.
Sinopse
Em “Villa-Lobos, Cantigas e Crianças”, somos levados em uma encantadora jornada musical, onde o personagem principal, Seu Francisco, conduz o espetáculo relembrando histórias de sua vida em uma noite de São João. Combinando música, teatro e tecnologia, o espetáculo envolve bonecos, coristas, músicos e projeções 2D animadas, sob a direção artística de Ana Luisa Lima. A excelência musical é garantida pelo Quinteto Villa-Lobos em uma experiência emocionante, celebrando a cultura popular brasileira.
Mais sobre o Quinteto Villa-Lobos
Fundado em 1962 para divulgar a música de câmara brasileira, o grupo abriu as comemorações do ano Villa-Lobos em Paris em 1987. Em 2001 se apresentou com Egberto Gismonti no Festival “Tocar La Vida” na Argentina e recebeu o Prêmio Carlos Gomes como melhor grupo camerístico do país. Em 2002 foi homenageado por seus 40 anos com a série “Quinteto Villa-Lobos – 40 Anos de Música Brasileira” no CCBB/RJ. Participou do Projeto Sonora Brasil-SESC, se apresentando em 32 cidades brasileiras. Em 2006 venceu o “Circulação de Música de Concerto” promovido pelo CEMUS-Funarte e patrocínio Petrobras, realizando 12 concertos no Nordeste. Encerrou a “Copa da Cultura” com concerto em Berlim, Alemanha.
Em 2008 realizou o projeto Oi apresenta: Quinteto Villa-Lobos no Rio de Janeiro, com 35 concertos e oficinas por cidades do estado, turnê do CD Quintetos de Sopro Brasileiros, além de apresentações e oficinas no Chile, Paraguai, Peru e Equador a convite do Ministério das Relações Exteriores do Brasil. Em 2009 se apresentou em vários países africanos, também a convite do Ministério – e em dezembro encerrou um Festival dedicado a Villa-Lobos com concerto na Rádio-France, Paris. Sempre fiel à proposta inicial, o grupo participa de eventos em outros âmbitos, como o “Chorando Alto”, festival anual de choro realizado em outubro de 198 no SESC Pompéia, além de diversas apresentações no Clube do Choro de Brasília e no Festival “Sopros do Brasil” no SESC Pinheiros–SP. Em 2012, comemoraram 50 anos de atividade ininterrupta do grupo com o projeto Quinteto Villa-Lobos – 50 anos de música com gravação de DVD e blu-ray e uma série de concertos na cidade do Rio de Janeiro.
Raquel Selig e Marcio Nascimento
Membros da Cia PeQuod de Teatro de Animação, ambos são atores cariocas com diversas indicações e prêmios. Raquel participou de apresentações na europa com diferentes espetáculos, como Sangue Bom, PehQuoDeux, entre outras. É fundadora do Coletivo Eu amo a Rua, coletivo de investigação, ensino e produção de teatro de animação. Marcio atuou e dirigiu ao lado de Miwa Yanigizawa o espetáculo Iago, pelo qual concorreu ao Prêmio Shell de Melhor Ator. Recebeu prêmios por: “Casa Caramujo”, “A feira de maravilhas do fantástico Barão Munchausen”, “O gigante egoísta”, entre outros.
Sobre a Fundação ArcelorMittal
A Fundação ArcelorMittal é o núcleo de investimento e transformação social do Grupo ArcelorMittal, e sua estratégia principal se divide em três eixos de atuação: educação, cultura e esporte. Por meio de projetos e iniciativas nessas áreas, se propõe a transformar a vida de crianças e jovens de forma coletiva e participativa, compartilhando conhecimento e inovação, contribuindo para a inclusão e a formação de cidadãos para um futuro melhor. Saiba mais em: www.famb.org.br.
Mais sobre a Caseiras Produções
A proposta da Caseiras Produções Culturais está no próprio nome: a realização de projetos de forma artesanal. A Caseiras atua em diversos ramos culturais, principalmente teatro, música e audiovisual e seus projetos busca-se especialmente a brasilidade, inovação e atualização de conteúdos relevantes e históricos.
Além de ter como missão difundir as culturas brasileiras e democratizar o acesso a todos os tipos de linguagens e gêneros artísticos, os projetos da Caseiras sempre dialogam com a formação de novos públicos, e no caso de um espetáculo infantil, esse objetivo torna-se ainda mais importante, já que estão sendo formados novos públicos, independente de classes sociais, democratizando verdadeiramente o acesso aos bens culturais.
Ficha Técnica
Elenco
Clarissa Waldeck
Deco Almeida
Márcio Nascimento ou Fabricio Neri
Raquel Botafogo
Sophia Fried
Paulino Dias ou Marcus Thadeu- Percussão
Quinteto Villa-Lobos
Aloysio Fagerlande ou Jeferson Souza – fagote
Cristiano Alves – clarineta
Philip Doyle ou Tiago Carneiro – trompa
Rodrigo Herculano ou Juliana Bravim- oboé
Rubem Schuenk – flauta
Equipe de Criação
Idealização e Direção-Geral: Ana Luisa Lima
Roteiro: Ana Luisa Lima e Beatriz Lima
Diretora assistente: Raquel Selig
Direção de movimento: Laís Salgueiro
Direção musical: Paulo Sérgio Santos e Marcílio Lopes
Diretora Musical, Assistente e Preparadora vocal: Virgínia Van der Linden
Arranjos: Marcilio Lopes
Diretor de Arte: Carlos Alberto Nunes
Cenógrafa e Figurinista assistente: Arlete Ruas
Desenho de Luz: Celma Ungaro
Concepção das projeções: Beatriz Lima e Nicole Schlegel
Ilustrações: Caren Cristine
Animações: Beatriz Lima e Oto Guerra
Mapeamento e operação de projeções: Antonia Muniz
Produção
Direção de Produção: Heloisa Prando
Produção Executiva: Sonja Figueiredo e Neco Fx
Planejamento: Beatriz Lima
Gestão administrativa e Prestação de Contas: Janaína Santos – Marejá Gestão Cultural
Captação de apoio: Oh Glória Produções
Sonorização: Gugu – Pró Áudio
Assistente de Produção – Theo Figueiredo
Estagiária de Arte: Mariana Barboza
Estagiário de Direção: Gabriel Peixe
Estagiário de Produção: Pedro Telles
Comunicação
Assessoria de imprensa: Flávia Tenório – LEAD Comunicação
Identidade visual: Caren Cristine
Filmagens: Tetsuya Maruyama
Fotos de Divulgação: Renato Mangolin
Mídias sociais: Heleno Galerani
Site: Rafael Baeta
Realização: Caseiras Produções Culturais
Serviço
“Villa-Lobos, Cantigas e Crianças”
Datas: 20 de outubro a 03 de novembro de 2024, sábados e domingos
Horário: 16h
Local: Ecovilla Ri Happy RJ
Endereço: Rua Jardim Botânico, nº 1008 – Rio de Janeiro/RJ
Como participar
Ingressos: R$ 80 (inteira) | R$ 40 (meia) |
Venda de Ingressos: Bilheteria Ecovilla Ri Happy RJ e site Eventim (https://www.eventim.com.br/artist/ecovilla-ri-happy/villa-lobos-cantigas-e-criancas-3727501)
Mais informações: https://caseiraproducoes.art.br/projetos/villalobos/index.html