Marcos Pontes pode colaborar com Parque Tecnológico de Santo André

Diretoria de Relações Internacionais da cidade se reuniu com astronauta brasileiro, que defende ideia de polo ecologicamente correto

  • Data: 30/07/2013 16:07
  • Alterado: 30/07/2013 16:07
  • Autor: Robson Luiz Gisoldi
  • Fonte: Secom PSA
Marcos Pontes pode colaborar com Parque Tecnológico de Santo André

Crédito:

Você está em:

Santo André deu mais um passo para debater o formato ideal de Parque Tecnológico na cidade. Após avaliar experiências dos polos em São José dos Campos, interior paulista, nas cidades de Morón e Buenos Aires, na Argentina, e do Polo Tecnológico de Navacchio, na Itália, o governo se reuniu com o astronauta Marcos Pontes, na última semana, para debater apoio ao projeto. Referência nacional, o estudioso trabalha junto com o governo estadual de Roraima ações de inovação tecnológica.

O projeto Ecoestado (EcoState Project), realizado por meio da Fundação Marcos Pontes, pretende estimular o desenvolvimento, o aprimoramento, a integração e a utilização efetiva de soluções verdes, além de impulsionar o crescimento do estado de Roraima. A iniciativa propõe um modelo para a melhoria de cidades em todo o mundo. O projeto, lançado em 2012, terá duração inicial de seis anos. Serão instaladas novas tecnologias limpas, criação de laboratórios de estudos dos cenários amazônicos em Roraima e empresas serão convidadas a participar nos próximos quatro anos. Os benefícios passam pela geração de renda e empregos, já que a proposta é aproveitar a mão de obra local.

Para o diretor de Relações Internacionais e Captação de Recursos, Wagner Rodrigues Fernandes, a nova tendência pode ser estudada em Santo André. “Temos de buscar alternativas ecologicamente corretas, assim as edificações já devem ter o selo verde e as empresas que lá se instalarem já terão uma melhor qualificação para sua internacionalização”, defendeu o diretor, ao avaliar que o modelo, além de colaborarem com o meio ambiente, atrai investimentos externos e reforçam a imagem da cidade e de seus produtos.

 “Tratamos do assunto da colaboração de Marcos Pontes para o Parque Tecnológico de Santo André e ele foi extremamente receptivo e demonstrou muito entusiasmo”, destacou Fernandes, ao acrescentar que o bom relacionamento do astronauta – que é embaixador para o Desenvolvimento Industrial da ONU – pode ajudar na atração de empresas internacionais para o Parque Tecnológico de Santo André.

TROCANDO EXPERIÊNCIAS – Pontes aceitou o convite para realizar palestra na cidade para empresários e alunos de escolas, contando sua trajetória de vida, experiências e tecnologia. Também foi debatida a proposta de uma Olimpíada Científica/Tecnológica em Santo André para crianças desenvolverem projetos de tecnologia. “Ele fez em alguns municípios, como em Bauru, sua cidade natal e foi uma experiência bem sucedida”, conclui o diretor de Relações Internacionais.

Segundo a vice-prefeita e secretaria de Desenvolvimento Econômico de Santo André, Oswana Fameli, a gestão “incentiva o conhecimento e a busca de expertise para o avanço tecnológico da cidade”, uma ação que ela considera de suma importância para a criação do Parque Tecnológico andreense. “Experiências como a de Pontes serão importantes para buscarmos a inovação, sempre”, conclui.

Marcos Pontes foi o primeiro astronauta sul-americano a ir ao espaço, na missão batizada Missão Centenário, em referência à comemoração dos cem anos do voo de Santos Dumont no avião 14 Bis, realizado em 1906. Em 30 de março de 2006, partiu em direção à Estação Espacial Internacional a bordo da nave russa Soyuz TMA-8, com oito experimentos científicos brasileiros para execução em ambiente de microgravidade. Retornou no dia 8 de abril a bordo da nave Soyuz TMA-7.

Compartilhar:
1
Crédito:PSA
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 30/07/2013 04:07
  • Alterado:30/07/2013 16:07
  • Autor: Robson Luiz Gisoldi
  • Fonte: Secom PSA









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados