1 pessoa morre a cada 3 horas no Brasil: saiba o motivo
Mais de 7 milhões de acidentes de trabalho foram registrados no Brasil entre 2012 e 2022
- Data: 16/07/2024 15:07
- Alterado: 16/07/2024 15:07
- Autor: Redação
- Fonte: Assessoria
Crédito:Divulgação/Freepik
Uma pessoa morre vítima de acidente de trabalho a cada 3 horas no Brasil. O dado alarmante é parte de um levantamento realizado pelo Observatório de Saúde e Segurança do Trabalho, que reuniu dados no país entre 2012 e 2022.
Ainda, foram registrados pelo menos 7 milhões de acidentes de trabalho nesse período, o que representa um incidente com trabalhador registrado sob o regime CLT a cada 51 segundos.
Ainda que a legislação preveja uma série de maneira de proteger os trabalhadores, os índices ainda são altos. Campanhas de conscientização e capacitação são essenciais para reduzir esses números, ajudando a construir ambientes de trabalho mais seguros e eficientes.
Quais são as principais causas de acidentes de trabalho no Brasil?
De acordo com o Anuário Estatístico de Acidentes de Trabalho, entre 2016 e 2022, o Brasil registrou 15,9 mil mortes decorrentes de acidentes de trabalho. O levantamento revela um aumento alarmante de 25,4% nos óbitos durante esse período. Em 2016, foram contabilizadas 2.265 mortes, número que subiu para 2.842 em 2022, o último ano com dados consolidados.
A falta de equipamento de proteção individual e o cansaço e o estresse do trabalhador em razão de rotinas de trabalho com ritmo intenso estão entre as principais causas de acidentes de trabalho no Brasil.
Ainda, é possível mencionar a falta de capacitação e treinamento, negligência às normas de segurança e desrespeito às condições de trabalho como outros fatores predominantes. Muitas empresas não investem em prevenção e essa “economia” acaba cobrando um preço alto em médio e longo prazo.
Como consequência, os acidentes de trabalho levam a lesões e problemas de saúde, impactos psicológicos e na qualidade de vida, além da perda de renda do trabalhador, o que pode levar à desestruturação familiar e ao isolamento social.
Prevenção de acidentes de trabalho: boas práticas para adotar
Para obter melhores resultados na prevenção de acidentes de trabalho, há diversas ações práticas que podem ser tomadas. Programas de treinamento e capacitação dos trabalhadores devem estar no topo da lista das suas ações. Veja 10 dicas para minimizar problemas:
- Programas de treinamento e capacitação:
Todos os funcionários devem receber treinamento adequado sobre segurança no trabalho, incluindo o uso correto de equipamentos de proteção individual (EPIs), procedimentos operacionais seguros, reconhecimento de riscos e medidas preventivas.
- Identifique e avalie os riscos:
Realize análises regulares de riscos para identificar perigos potenciais no ambiente de trabalho é fundamental. Isso inclui avaliar condições físicas, químicas, biológicas e ergonômicas que possam causar acidentes.
- Implemente medidas preventivas:
Com base na avaliação de riscos, implemente medidas preventivas como melhorias nos processos de trabalho, instalação de proteções físicas, sinalização adequada, controle de substâncias perigosas, entre outras ações.
- Faça manutenção preventiva:
Mantenha equipamentos, máquinas e instalações em boas condições de funcionamento por meio de manutenção regular e preventiva. Isso ajuda a evitar falhas mecânicas que possam resultar em acidentes.
- Use de equipamentos de proteção individual (EPIs):
Forneça e exija o uso correto de EPIs adequados para cada função e ambiente de trabalho. Garanta que os trabalhadores estejam treinados na utilização e cuidados com os EPIs, especialmente se houver possibilidade de redução de riscos com máquinas e equipamentos industriais.
- Promova de uma cultura de segurança:
Incentive uma cultura organizacional onde a segurança seja prioridade. Isso inclui engajamento da alta administração, participação ativa dos trabalhadores na identificação de riscos, e incentivos para práticas seguras.
- Estabeleça uma comunicação eficaz:
Estabeleça canais de comunicação claros para relatar incidentes, condições inseguras e sugestões de melhoria. Garanta que todos os funcionários saibam como e a quem reportar questões de segurança.
- Investigue incidentes:
Realize investigações completas de todos os incidentes e acidentes de trabalho para identificar suas causas subjacentes. Depois, use essas informações para implementar medidas corretivas e preventivas eficazes.
- Tenha programas de Saúde Ocupacional:
Promova a saúde e o bem-estar dos trabalhadores por meio de programas de saúde ocupacional, exames médicos periódicos e intervenções para prevenir doenças relacionadas ao trabalho.
- Mantenha monitoramento e revisão contínua:
Monitore regularmente os indicadores de segurança, revise políticas e procedimentos e ajuste as práticas conforme necessário para garantir que permaneçam eficazes e atualizadas.
Lembre-se: As vítimas de acidentes de trabalho têm diversos direitos garantidos pela legislação trabalhista. A lista inclui itens como estabilidade provisória, auxílio-doença acidentário, reabilitação profissional, indenização por danos morais e materiais e custeio de despesas médicas e hospitalares. Além disso, casos mais graves podem resultar em aposentadoria por invalidez.
Logo, é de suma importância evitar ao máximo que acidentes de trabalho aconteçam tanto para evitar problemas na vida de um colaborador (principalmente se o acontecimento poderia ser evitado), como na imagem da empresa. Segurança é tudo!