Aberta a Conferência Nacional “2003 – 2013: uma nova política externa

Evento, promovido pela Universidade Federal do ABC, acontece até quinta-feira (18), no campus da UFABC

  • Data: 16/07/2013 08:07
  • Alterado: 16/07/2013 08:07
  • Autor: Vinícius Dominichelli
  • Fonte: PMSBC
Aberta a Conferência Nacional “2003 – 2013: uma nova política externa

Crédito:

Você está em:

O prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, abriu na noite desta segunda-feira (15) a conferência '2003 – 2013: uma nova política externa'. O evento, que prossegue até quinta-feira, está sendo realizado no Campus São Bernardo da Universidade Federal do ABC (UFABC).

O encontro tem como objetivo contribuir para a análise e formulação das relações exteriores brasileiras e para a democratização do seu processo decisório. É voltada para pesquisadores, professores, estudantes, membros de movimentos e organizações sociais e políticas e todos aqueles interessados em relações internacionais.

"A conferência acontece em um momento em que o Brasil tem se destacado muito no cenário internacional", disse o prefeito Luiz Marinho durante a abertura do evento. O chefe do Executivo ainda destacou o modo como a internet e as novas tecnologias de comunicação têm contribuído para alterar as relações entre os países.

Após o chefe do Executivo abrir a conferência, Antônio Patriota, ministro das Relações Exteriores, falou a respeito dos cenários e desafios da política externa brasileira.

Alguns dos palestrantes que participarão nos próximos dias da Conferência são: Celso Amorim, ministro da Defesa e ex-ministro das Relações Exteriores, Maria do Rosário, ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, além do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que dará palestra sobre o tema 'Brasil no mundo: mudanças e transformações'.

Para Hélio Waldmann, reitor da Universidade Federal do ABC (UFABC), encontros como esse, com grande participação das pessoas responsáveis pela formulação da política externa brasileira, demostram uma mudança nas prioridades do País. "O Brasil não dava tanta importância à política externa. Vejo com bons olhos essa nova atitude de buscar aprimorar as relações internacionais", disse.

Compartilhar:
1
Crédito:PMSBC
1
Crédito:PMSBC
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 16/07/2013 08:07
  • Alterado:16/07/2013 08:07
  • Autor: Vinícius Dominichelli
  • Fonte: PMSBC









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados