Estudantes de Etecs participam de projetos colaborativos internacionais
Programa de aprendizagem promove intercâmbios virtuais entre estudantes brasileiros, chilenos e mexicanos; desde 2021 foram desenvolvidos 36 projetos, envolvendo 1.932 jovens
- Data: 17/06/2024 10:06
- Alterado: 17/06/2024 10:06
- Autor: Redação
- Fonte: CPS
Procin tem a missão de internacionalizar experiências educacionais nos Ensinos Médio, Técnico e integrado nas Etecs
Crédito:Roberto Sungi
Sob responsabilidade da Assessoria de Relações Internacionais (Arinter) e do Centro de Capacitação Técnica e Pedagógica da Unidade do Ensino Médio e Técnico (Cetec Capacitações), o Centro Paula Souza (CPS) dispõe do Programa de Aprendizagem Colaborativa Internacional (Procin), com a missão de internacionalizar experiências educacionais nos Ensinos Médio, Técnico e integrado para que os alunos de Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) possam complementar e ampliar sua formação de maneira virtual.
O Procin permite que professores desenvolvam com os estudantes projetos colaborativos com colegas de escolas como SNA Educa, do Chile; e Prepa UDEM, vinculada à Universidade de Monterrey, do México. Os encontros virtuais entre os jovens ocorrem de forma síncrona e assíncrona em multiplataformas. Desde a implantação em 2021, o Procin certificou 86 professores (37 de Etecs e 49 estrangeiros) e 1.932 estudantes. Foram produzidos 36 projetos colaborativos.
Começando pela seleção e capacitação de professores brasileiros e estrangeiros, o Procin é desenvolvido com a definição dos temas e elaboração de projetos em conjunto com os estudantes. As atividades ocorrem ao longo de quatro reuniões.
Etapas
O primeiro encontro destina-se à apresentação dos professores e alunos de Etecs e parceiros. No seguinte, uma atividade quebra-gelo, para interação entre os estudantes. A terceira etapa serve para apresentar as propostas de tema dos projetos e a metodologia de trabalho. Finalmente, a última reunião é para balanço dos resultados. Todo projeto gera um produto, que pode ser vídeo, site, animação, blog, entre outros.
“Para a maioria desses estudantes é a primeira oportunidade de internacionalização do currículo. É uma troca de experiências muito rica, na qual nossos alunos podem conhecer outras culturas e produzir conhecimento em outro idioma”, observa a assessora de Relações Internacionais do CPS, Marta Iglesis.
O programa trabalha competências como interculturalidade, comunicação, trabalho em equipe, resolução de problemas, construção de sociedades sustentáveis, correlação de ideias e teorias, criatividade, empreendedorismo, ações disruptivas, problematização e pensamento crítico.
“Os jovens ficam muito animados pela interação com os colegas estrangeiros e pelo contato com uma nova cultura. Eles demonstram muita desenvoltura ao superar a barreira do idioma para desenvolver diversas habilidades importantes”, explica a coordenadora de projetos da Cetec Capacitações, Judith Rachmuth Terreiro.
Simpósio Internacional de Intercâmbios Virtuais
A equipe de Projetos Colaborativos Internacionais (PCIs) da Unidade do Ensino Superior de Graduação (Cesu) do CPS realiza na próxima quinta-feira (20), a terceira edição do Simpósio Internacional de Intercâmbios Virtuais (Ives) – sigla em inglês para International Virtual Exchange Symposium. O encontro online é direcionado a professores, coordenadores e administradores de Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais, além de educadores de outras instituições de Ensino Superior brasileiras e estrangeiras. As inscrições podem ser feitas até a véspera do evento, pelo site.
Após a abertura, realizada por representantes da Cesu, haverá apresentações de educadoras da Universidad Católica de Salta (Argentina), Andrea Alsina e Sofía Pekarek; da Universidad Católica de Manizales (Colômbia), Sandra Valencia; da Florida International University (Estados Unidos), Gabriela Méndez; da Red Latinoamericana Coil (México), Brenda García; da Open University (Reino Unido), Mirjam Hauck. Confira a programação.
As apresentações pré-gravadas em inglês ou em espanhol contarão com legenda automática. Após cada vídeo, as palestrantes estarão disponíveis ao vivo para responder perguntas da audiência com apoio de um mediador. Além disso, haverá produção de pequenos resumos das falas em português, para superar eventuais dificuldades idiomáticas nesse ambiente trilíngue.
No canal da Cesu no Youtube é possível conferir o conteúdo das duas edições anteriores:
Serviço
3º Simpósio Internacional de Intercâmbios Virtuais
Local: online
Data: 20 de junho
Horário: das 13 às 17 horas
Inscrições: pelo site
Mais informações: [email protected]