Adolescentes da Fundação CASA competem em Torneio Estadual de Handebol no Complexo do Ibirapuera
Centros socioeducativos da capital paulista e região metropolitana de SP disputam duas vagas na fase final; ação esportiva contribui para a reinserção social dos jovens
- Data: 10/06/2024 17:06
- Alterado: 10/06/2024 17:06
- Autor: Redação
- Fonte: Fundação CASA
Crédito:Fundação CASA
Cerca de 40 jovens que cumprem medidas socioeducativas de internação na Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA), vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, participam, nesta terça-feira (11), da fase classificatória do VIII Torneio Estadual de Handebol no Complexo Poliesportivo do Ibirapuera, na capital paulista. A competição é organizada pela própria Fundação CASA e é uma das iniciativas promovidas para reinserir os jovens na sociedade, contribuindo para a mudança de futuro.
Os jovens que participarão do Torneio representam os CASAs Juquiá e Paulista, localizados na cidade de São Paulo; CASA Guayi, de Guarulhos; e CASA Santo André II, de Santo André. As quatro equipes jogarão entre si, e os dois melhores colocados avançarão às semifinais do Torneio.
“Ações como essa promovem a diversificação das práticas esportivas para estimular a socialização e a integração entre os adolescentes. É uma atividade que contribui, também, para o desenvolvimento físico, afetivo e cognitivo, visando aprimorar a qualidade de vida e fomentar a prática de hábitos saudáveis”, destaca a presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto.
As partidas serão realizadas no mini ginásio do Conjunto Desportivo “Constâncio Vaz Guimarães”, também conhecido como Complexo Poliesportivo do Ibirapuera. O espaço foi cedido pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo à Instituição para a realização do campeonato.
“A nossa proposta com o Torneio de Handebol é trazer uma abordagem lúdica para os adolescentes, visando ampliar o conhecimento sobre a modalidade. Os profissionais de educação física têm apresentado os benefícios físicos e motores, além das habilidades que o esporte promove em relação ao convívio social”, destaca Janaina de Brito Asprino, gerente técnica da Gerência de Educação Física e Esporte (Gefesp) da Fundação CASA, responsável pela organização do Torneio.
Fase final
As semifinais e final acontecerão no dia 27 de junho, em local a definir. Nesta fase, as duas equipes classificadas enfrentarão os dois melhores colocados do grupo formado pelos CASAs Ribeirão Preto; Três Rios, localizado na cidade de Iaras; São José do Rio Preto; e Laranjeiras, de Mogi Mirim, que competem no Complexo Esportivo “Dori Parise”, no município de Taquaritinga, no dia 13 de junho.