Maior navio de guerra da América Latina traz 154 toneladas de doações ao RS
O Navio-Aeródromo Multipropósito Atlântico também traz duas estações móveis para tratamento de água; elas podem produzir 20 mil litros de água potável por hora
- Data: 11/05/2024 17:05
- Alterado: 11/05/2024 17:05
- Autor: Redação
- Fonte: UOL/Folhapress
Navio-Aeródromo Multipropósito Atlântico
Crédito:Marinha do Brasil
Chegou neste sábado (11) ao Rio Grande do Sul o NAM Atlântico (a sigla significa Navio-Aeródromo Multipropósito), o maior navio de guerra da América Latina, com 154 toneladas de donativos para as pessoas atingidas pelas enchentes no estado.
A Marinha do Brasil informou que o navio chegou esta tarde à cidade de Rio Grande, acompanhado da fragata Defensora. A comissão está trazendo 1.350 militares, 154 toneladas de donativos, 38 viaturas do Grupamento de Fuzileiros Navais em Apoio à Defesa Civil, 24 embarcações de pequeno e médio porte e três helicópteros.
O comandante do 5º Distrito Naval, vice-almirante Fonseca Júnior, afirmou que o navio servirá como um polo de abastecimento para que pequenas embarcações possam auxiliar cidades atingidas pelas chuvas.
Saiba mais sobre o navio
O NAM foi construído na década de 1990, na Inglaterra. Embarcação foi incorporada à Marinha do Brasil em 2018, quando recebeu o nome de Porta-Helicópteros Multipropósito “Atlântico”.
Já em novembro de 2020, foi reclassificada como “Navio-Aeródromo Multipropósito”, devido a sua capacidade de operar com aeronaves remotamente pilotadas.
O navio tem 203 metros de comprimento, sua velocidade máxima mantida é de 18 nós (33 km/h) e o raio de ação é de 8 mil milhas náuticas (14,8 mil quilômetros).
Embarcação, que é um porta-helicópteros, tem capacidade para transportar 18 aeronaves de asa rotativa, podendo ter, simultaneamente, até sete aeronaves em seu convés de voo. Este NAM pode utilizar todos os tipos de helicópteros pertencentes aos esquadrões da Marinha.
Já no porão de carga, a capacidade é de 40 veículos. Além disso, possui quatro lanchas de desembarque anfíbio.