André Duek inaugura novo negócio de marketing esportivo global nos EUA
Agência de marketing esportivo Faanz, empresário atua com um portfólio de estrelas globais do esporte, como Neymar, Messi, Jimmy Butler, Draymond Green, e Carlitos Alcaraz
- Data: 08/05/2024 15:05
- Alterado: 08/05/2024 15:05
- Autor: Redação
- Fonte: Assessoria
Da esquerda para direita: André Duek, Diego Alves, Carolina Lara e Vicente Siciliano Junior
Crédito: NTX Agency
O empresário André Duek tem uma ligação de décadas com o esporte. Desde 1992 vem desempenhando diversos papeis nesse universo. Atleta, piloto, patrocinador, comentarista esportivo, dono de agência de marketing no Brasil e agora acumula mais uma função, a de empreendedor no universo do marketing esportivo internacional. Duek irá liderar a filial americana da agência Faanz, especializada em negócios do esporte, que acaba de desembarcar em Miami de olho no potencial a ser explorado na região. O objetivo é atingir US$1 bilhão em volume de negócios nos próximos cinco anos.
Duek conta que o convite para fundar a Faanz em Miami, surgiu por conta de sua expertise no mercado esportivo, além de ser um amplo conhecedor do mundo dos negócios nos Estados Unidos. “O primeiro contato feito pela agência ocorreu em meados do ano passado numa reunião em Paris, na França, com o intuito de estudarmos a possibilidade de fazermos um projeto imobiliário com tema esportivo. Porém, as conversas avançaram e acabei topando a ideia de estar à frente do negócio em Miami, um mercado que a cada dia cresce mais quando o assunto é esporte”.
A filial da Faanz em Miami – que ganhou o nome de Faanz USA – já começa com um portfólio de clientes globais de peso de esportes como futebol, basquete, tênis e surf. Além de Neymar, fazem parte do casting, atletas brasileiros e estrangeiros, como o jogador de basquete Jimmy Butler, estrela do Miami Heat, o tenista espanhol Carlitos Alcaraz, considerado o “novo Nadal”, e o surfista brasileiro Gabriel Medina, campeão mundial, além do jogador Lionel Messi, estrela do futebol global e que atualmente joga pelo Inter Miami, time liderado pelo ex-jogador David Beckham.
Para tocar a operação da Faanz nos Estados Unidos, Duek conta com a presença de três sócios com experiências distintas. Além dele, que traz a expertise do empreendedorismo internacional, conta com a empresária Carolina Lara, sua sócia em seus demais empreendimentos; e como investidores, sócios estratégicos, o goleiro Diego Alves, que jogou em times na Europa e Brasil, na seleção brasileira e é considerado o maior defensor de pênaltis de gigantes como Cristiano Ronaldo e Messi; e Vicente Siciliano Júnior, que era companheiro de equipe de André no automobilismo, parceiro na Siciliano Duek Sports Marketing e ex-sócio da rede de livrarias Siciliano S.A.
Mercado com alto potencial
Para Duek, as expectativas em relação ao sucesso da Faanz nos Estados Unidos são expressivas, graças ao potencial do mercado americano de geração de negócios extracampo para os atletas. “O país é considerado o maior mercado de marketing esportivo do mundo. Além disso, Miami está se tornando um centro global do esporte, com a concentração de grandes modalidades como NBA, NFL, Miami Open de Tênis, Fórmula 1 e NASCAR, golfe, beisebol (MLB), Hóquei no gelo (NHL), Maratona Internacional, Triathlon e, mais recentemente, Rugby, com times locais ganhando forte relevância. Neste ano teremos a final da Copa América de Futebol e sete jogos da Copa do Mundo da FIFA em 2026. Cenários como esse abrem oportunidades de negócios para estrelas do esporte que estão vindo morar ou apenas frequentam a região, para explorarem suas marcas e gerarem novos negócios”.
O empresário conta alguns exemplos de crescimento do setor na região, como a valorização do time Inter Miami C.F, que foi adquirido por David Beckham há 4 anos com um investimento inicial de US$ 75 milhões, atualmente lidera a liga americana MLS, ganhou recentemente a US Cup e hoje tem um valor de mercado na casa de US$ 1 bilhão, segundo estudos do investidor e especialista em negócios do esporte, Joe Pompliano. Outro deles está ligado ao jogador Messi, que está morando em Miami há cerca de seis meses e já participou de uma campanha da marca de cerveja Michelob Ultra durante o Super Bowl, com um contrato de US$ 14 milhões – o filme durou apenas 14 segundos. “De acordo com pesquisas do mercado, Messi é considerado o atleta mais lembrado dos Estados Unidos”, ressalta Duek.
Outros negócios
Morando nos Estados Unidos há 12 anos, André Duek, que foi CEO da Forum e Triton no Brasil, conta com outros negócios na região da Flórida ligados ao turismo, educação e mercado imobiliário. Um deles é a boutique imobiliária Duek Lara Group, que em 2020 passou a ter a cia global ONE Sotheby ‘s International Realty como parceira exclusiva. Além disso, fundou a Duek Motorhomes, especializada na locação de motorhomes, e o 1BRZ Group, plataforma de educação para negócios e empreendedorismo aberta em 2022.