Mutirão Lentes do Saber atende mais de 260 estudantes em Diadema
Prefeitura disponibilizou exames de saúde ocular, rastreamento de câncer de boca, vacinação e conscientização sobre a dengue; estudantes também puderam ir e voltar dos exames com ônibus da Secretaria de Educação
- Data: 05/05/2024 15:05
- Alterado: 05/05/2024 15:05
- Autor: Redação
- Fonte: PMD
Crédito:Dino Santos/PMD
Dos 412 estudantes matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de Diadema convocados para o mutirão do Programa Lentes do Saber, 268 compareceram e realizaram exames oftalmológicos no Centro de Especialidades Quarteirão da Saúde Engenheiro Osvaldo Misso, neste sábado (04/05).
Todos os que foram atendidos e necessitavam de confecção ou troca de óculos já escolheram o modelo da armação no próprio local. Após a produção das lentes, o item será entregue aos jovens e adultos da rede das escolas municipais. Além disso, 88 pessoas foram encaminhadas para subespecialidades oftalmológicas para exames complementares, fechamento de diagnóstico e/ou acompanhamento.
A coordenadora do Quarteirão da Saúde, Maria Cláudia Vilela, destacou que os mutirões do Lentes do Saber já se firmaram como uma realização de sucesso. “Estamos entrando no terceiro ano do programa e ele vai provando a sua importância, tanto do ponto de vista da saúde ocular de quem é atendido quanto da importância educacional para eles, do quanto isso ajuda a mantê-los estudando”, afirmou.
Maria Cláudia explicou que durante os exames, quando é identificada alguma outra questão de saúde, a pessoa é imediatamente encaminhada para outras especialidades, com agendamento da consulta. “Especialmente nas turmas da EJA a gente encontra casos muito diversos, como glaucoma, catarata, diabetes. Já com as crianças é grande o número de casos de estrabismo”, explicou.
Foi o caso da estudante da Emeb Anita Malfatti, no Centro, Sandrely Santana dos Santos, de 39 anos. Ao ser examinada, foi constatado que a sua glicemia estava alta, o que impede a realização do exame oftalmológico. “Já me agendaram para passar com o médico daqui a quatro dias e depois eu volto para fazer o exame”, relatou. “É uma iniciativa muito bacana, porque muitas pessoas não têm condições de comprar os óculos. E por ser no final de semana ajuda quem trabalha”, completou.
A coordenadora de Educação Inclusiva da Secretaria de Educação de Diadema, Ana Cláudia Martins, reforçou que o programa Lentes do Saber garante a dignidade de acesso ao ambiente escolar para os estudantes. “A participação da EJA é fundamental, porque a questão da visão afeta muito o desempenho dos estudantes”, afirmou.
O coordenador da EJA, Absolon Oliveira, apontou que é nítida a diferença depois que o estudante recebe os óculos novos. “Muitos usam óculos velhos, vencidos, e especialmente para quem está na fase da alfabetização, receber os óculos novos e enxergar melhor os ajuda a não desistir”, completou.
Foi o caso da estudante da Emeb Cândido Portinari, no Jardim Portinari, Dourilene Moraes Nogueira, de 50 anos. Seus óculos não eram trocados há três anos. “Já não estava enxergando bem, mas ainda não tinha condições de trocar”, justificou. “Esse é um programa muito bom. Já passei pelo exame, escolhi minha armação, passei na avaliação de câncer bucal e ainda vou tomar a vacina. Uma manhã bem aproveitada”, comemorou.
A variedade de modelos de armação para que os estudantes pudessem escolher chamou a atenção de Marlucia Pereira Gusman, de 45 anos, que frequenta as aulas da EJA na Emeb Anita Malfatti. “São todos lindos e escolhi o que mais gostei. Há três anos não fazia exame de vista e se não fosse por esse programa ia continuar assim”, contou.
A ação é uma parceria entre as secretarias de Educação e Saúde para disponibilizar o cuidado na área oftalmológica e, consequentemente, proporcionar melhores condições para o desenvolvimento em sala de aula. A Secretaria de Educação disponibilizou ônibus escolares que buscaram nas escolas os estudantes e os levaram ao Quarteirão. Também foi garantido o trajeto de volta.
Balanço
A primeira etapa do Programa Lentes do Saber ocorreu entre outubro de 2022 e outubro de 2023. Foram triados 13.706 estudantes do 1º ao 5º ano e EJA e 2.526 apresentaram algum comprometimento visual e foram convocados para mutirões. Desde então, foram entregues mais de 720 óculos.
Outras ações de saúde
Além da avaliação oftalmológica, 209 pessoas participaram da Campanha de Rastreamento de Câncer de Boca na cidade. A ação continua até o final de maio em todas as Unidades Básicas de Saúde para analisar possíveis lesões de malignidade ou câncer em estágios iniciais.
O Carro da Vacina disponibilizou 209 doses de imunizantes tanto para quem participou do mutirão como para as pessoas que procuraram diretamente o posto itinerante de vacinação, estacionado em frente ao Quarteirão da Saúde. A Secretaria da Educação disponibilizou ônibus que fizeram o traslado dos estudantes entre as escolas e o Quarteirão da Saúde e também levou de volta à unidade escolar quem precisou.
A importância do combate ao mosquito da dengue Aedes aegypti, transmissor da dengue também foi lembrado pelas equipes da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) e Atenção Básica, que distribuíram material informativo e falaram sobre a importância de eliminar os focos de criadouros do mosquito Aedes aegypti.