Jovens do CASA Sorocaba I ganham 2º Festival de Moda
Promovido pela Fundação CASA e o Senac São Paulo e apoiado pela Ikesaki, evento teve desfile de seis coleções de camisetas e bonés criadas por adolescentes em internação
- Data: 18/04/2024 08:04
- Alterado: 18/04/2024 08:04
- Autor: Redação
- Fonte: Fundação CASA
Crédito:Fundação CASA
O sonho da periferia transformado numa coleção de camisetas e bonés criada por adolescentes em internação no CASA Sorocaba I, em Sorocaba, venceu nesta quarta-feira (17) o 2º Festival de Moda, promovido pela Fundação CASA e o Senac São Paulo, por meio de projeto desenvolvido pelo Atendimento Corporativo da instituição, apoiado pela Ikesaki. A coleção foi inspirada na música “Pagodeiro”, de MC Davi, Grupo Presença, MC Paiva, Gabb MC, Paulin da Capital e MC Cebezinho.
O evento, ocorrido no Senac São Miguel Paulista, na zona leste da cidade de São Paulo, ocorreu no formato de uma “Fashion Week”, com direito a desfile em passarela, banca de jurados e premiação das melhores produções.
Em segundo lugar ficou a coleção desenvolvida pelos adolescentes do CASA Lorena, no Vale do Paraíba, com o tema fé inspirado na canção Anjos (Para quem tem fé), do grupo O Rappa. Em terceiro veio a coleção dos jovens do CASA Laranjeiras, de Mogi Mirim, que mostrou a superação das adversidades e a celebração das conquistas, sob inspiração da música “Dias de luta, dias de Glória”, da banda Charlie Brown Jr..
Adolescentes de outros três centros socioeducativos da Fundação CASA ainda concorreram no desfile: CASAs Araraquara, Marília e Feminino Anita Garibaldi, de Cerqueira César. Os jovens conceberam coleções cujas temáticas foram, respectivamente, carta para Deus, baseada na música “Carta para Deus”, de KayBlack; passar a visão para os meus, inspirada na canção “Ilusão (Cracolândia)”, do Alok e MC Hariel; e violência contra a mulher, com base na canção “180”, composta por Alok, DJ Victor, MC Hariel, MC Marks, MC Davi, MC Leozinho ZS e MC Dricka (GR6 Explode).
Os três primeiros colocados levaram medalhas e kits cedidos pela Ikesaki. As equipes dos outros três centros de atendimento ganharam medalhas pelas produções.
Diversas autoridades prestigiaram o talento e a criatividade desses jovens, como o presidente da Fundação CASA, João Veríssimo Fernandes; a nova vice-presidente da Instituição, Claudia Carletto; a Superintendente de Operações do Senac São Paulo, Lucila Mara Sbrana Sciotti; e a Gerente do Atendimento Corporativo da entidade, Josiane Serrano; além de gerentes das Unidades do Senac São Paulo da capital e interior do Estado.
“O direito ao trabalho é um dos direitos previstos na Declaração dos Direitos da Criança e estamos promovendo a discussão disso hoje neste evento, pois a indústria da moda movimenta bilhões de reais no mundo e damos a oportunidade de os adolescentes da Fundação CASA mostrarem sua vocação”, afirmou o presidente da Fundação CASA, João Veríssimo Fernandes. “Isso faz toda a diferença na vida deles e de seus familiares. Se só condenarmos, não haverá solução. Vivemos numa sociedade preconceituosa e não podemos estigmatiza-los no retorno ao convívio social.”
Para a vice-presidente da Fundação CASA, a ação resultou de um trabalho dedicado da equipe da Fundação CASA e do Senac São Paulo. “Os adolescentes transformaram as camisetas em obras de arte, em pedacinhos de suas histórias. Hoje vi camisetas transformadas, amanhã serão os jovens”, avaliou Claudia Carletto.
“Foi uma honra para nós receber o evento e fazer parte de um processo educacional conjunto com a Fundação CASA desde 2015”, destacou a Superintendente de Operações do Senac São Paulo. “É um motivo de aprendizado e de muito orgulho. Os nossos docentes não medem esforços para estar de corpo e alma num momento de preparação dos adolescentes para o futuro”, completou Lucila.
O processo
O Festival foi dividido em duas etapas. A primeira aconteceu dentro dos centros socioeducativos, onde os adolescentes criaram as coleções personalizadas durante o curso customização de camisetas e bonés, ministrado pelo Senac São Paulo, realizado entre os meses de janeiro e março em 30 turmas, de 30 centros de atendimento da Fundação CASA localizados em 21 municípios do interior paulista.
Cada um dos centros formou uma equipe de dez jovens, que criou cinco conjuntos diferentes de camisetas e bonés, de acordo com o tema “Musicais”, e enviou as produções para a seleção inicial dos concorrentes para o desfile.
Uma comissão formada por profissionais da Gerência de Arte, Cultura e Educação Profissionalizante (Gacep) da Fundação CASA e por funcionários da Gerência de Atendimento Corporativo do Senac selecionou as seis coleções a serem apresentadas no desfile, divulgadas no dia 1º de abril, em reunião virtual com as 30 equipes participantes.
Durante o evento na unidade do Senac em São Miguel Paulista, cada uma das seis equipes selecionadas teve cinco adolescentes que desfilaram os itens, numa passarela nos mesmos moldes de uma “Fashion Week”, e um que apresentou toda a coleção para uma banca de jurados, responsáveis pela escolha das três melhores coleções.
O júri foi formado por profissionais das duas entidades: o gerente da Gacep, Wellington Araújo; o corregedor da Fundação CASA, Matheus de Oliveira Batista Ferreira; e os docentes de Moda do Senac São Paulo Alessandro dos Santos Filho, Bianca de Carlo de Araújo e Lailie Kapps. Entre os critérios de pontuação dos jurados estiveram a adequação ao tema proposto, pontualidade na entrega, acabamento das peças, criatividade e inovação, efeito visual da peça e argumentação sobre a criação.
As produções selecionadas vieram dos seis centros de atendimento da Fundação CASA que representaram, cada qual, uma divisão regional da instituição no interior, uma espécie de administração localizada que supervisiona o atendimento.
O CASA Sorocaba I, vencedor, representou a Divisão Regional Sudoeste (DRS), que contou também com o CASA Feminino Anita Garibaldi; o CASA Lorena, segundo colocado, foi o representante da Divisão Regional Vale do Paraíba (DRVP); o terceiro colocado, CASA Laranjeiras, representou a Divisão Regional Metropolitana Campinas (DRMC); o CASA Araraquara veio representando a Divisão Regional Norte (DRN); e o CASA Marília foi o representante da Divisão Regional Oeste (DRO).
O evento
Após Além do desfile, o Festival contou com um bate-papo com o presidente do Instituto Cria Conexões, Fagner Saturno, que contou sua história de vida, para inspirar principalmente os adolescentes da Fundação CASA.
“A gente precisa criar as novas oportunidades. Vocês já são vencedores e estão no caminho para tocar o que quiser fazer na vida. A gente consegue chegar onde a gente focar”, disse o presidente do Instituto Cria Conexões. “Por meio da educação eu consegui chegar onde moro hoje, no Guarujá, com uma qualidade de vida bacana.”
Depois de deixar o sistema prisional, em 2008, trabalhar como motoboy e ser rejeitado como empregado em uma rede de fast food por causa do histórico criminal, Saturno fez o curso de Técnico em Guia de Turismo do Senac São Paulo. Foi no programa de incentivo ao empreendedorismo do Senac São Paulo, o Empreenda, ao lado de outros colegas de turma, que Saturno montou o Cria Sampa, uma rede colaborativa para condução de grupos de bicicleta na cidade de São Paulo, o embrião do que se tornou o Instituto Cria Conexões.
No ano passado, o 1º Festival de Moda foi vencido pela turma do CASA Irapuru I, da cidade de Irapuru e representante da DRO. Na ocasião o tema foi “Música e Artistas”. Os jovens criaram inspirada no filme “Space Jam: O jogo do Século”, de 1996, em que o lendário jogador de basquete Michael Jordan contracena com os personagens animados da turma dos Looney Tunes.