Para poupar reais – Foton iBlue
Importado da China, o caminhão elétrico Foton iBlue aposta no baixo custo operacional
- Data: 08/04/2024 21:04
- Alterado: 08/04/2024 21:04
- Autor: Luiz Humberto Monteiro Pereira
- Fonte: AutoMotrix
O motor, com potência contínua de 64 kW (87 cavalos), gera a potência máxima de 115 kW (156 cavalos)
Crédito:Divulgação
Um caminhão semileve 100% elétrico, com baixo custo operacional e projetado para gerar o mínimo de
impacto ambiental e sonoro durante operações urbanas de entrega de carga. Assim, a chinesa Foton apresenta o iBlue, que já está à venda nas concessionárias da marca em todo o Brasil. O preço do iBlue parte de R$ 449 mil, e o modelo importado da China está disponível nas 26 revendas nacionais da Foton, nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Bahia e Ceará, além do Distrito Federal. “O iBlue foi testado e aprovado nas grandes cidades da China, muitas das quais com características semelhantes às metrópoles brasileiras. O veículo provou ser capaz de fazer operações logísticas em grandes cidades gerando baixíssimos impactos no ambiente e entregando bons resultados para frotistas e empresários”, afirma Darren Lu, gerente-geral da Foton no Brasil.
A primeira versão do iBlue foi lançada em 2016, na China. Desde então, a Foton já vendeu mais de 4 mil
unidades do veículo em todo o mundo. China, Leste Europeu e Austrália são os três principais mercados do caminhão. O iBlue chegou ao Brasil em 2023 e, até o momento, já teve cerca de 40 unidades comercializadas no país. O caminhão tem comprimento de 5,96 metros, largura máxima dianteira de 2,26 metros e distância de entre- eixos de 3,36 metros. O comprimento da plataforma de carga é de 4,14 metros. Com Peso Bruto Total (PBT) de 6 mil quilos e capacidade máxima de carga útil de 3.575 quilos, o iBlue vem equipado com duas baterias CATL de 81 kWh cada uma, que acionam um motor com potência contínua de 64 kW (87 cavalos) e potência máxima de 115 kW (156 cavalos). O caminhão não emite poluentes, não gera gastos com combustíveis e tem nível de ruído próximo de zero quando está em movimento. Após receber uma carga completa, o iBlue tem autonomia para rodar por aproximadamente 200 quilômetros. Para recarregar o caminhão no Brasil, os clientes podem utilizar estações de recarga CCS tipo 2, disponíveis em vários pontos do país.
A engenharia da Foton projetou o iBlue com as mais avançadas tecnologias para oferecer o máximo de
conforto e segurança para o motorista e alcançar altos níveis de eficiência operacional durante serviços logísticos em ambientes urbanos. Entre seus itens de série, o veículo traz freio auxiliar, controle de assistência em subida, farol automático, auxiliar de milha, MP3 com USB, vidros elétricos, ar-condicionado e alarme. Também vem com sistema de freio hidráulico com ABS (sistema de freios anti-travamento), EBD (distribuição eletrônica dos freios) e ESC (controle eletrônico de estabilidade), ajuste automático de folga e impulsionador de vácuo. O freio de estacionamento conta com acionamento com trava de tambor central.
A garantia do iBlue EIC é de cinco anos ou 200 mil quilômetros rodados. Já a garantia do chassi é de três
anos ou 100 mil quilômetros. O sistema EIC inclui bateria de alimentação, sistema de gerenciamento do veículo, unidade eletrônica de potência, motor de acionamento e unidade de distribuição de energia. A Foton tem promovido treinamentos com os especialistas das concessionárias para oferecer serviços de manutenção de alta eficiência focados no iBlue. Atualmente, toda a rede de revendas da marca está preparada para consertar qualquer problema que, eventualmente, seja apresentado pelo veículo.