Artistas cancelam shows no SXSW, festival nos EUA, em apoio à Palestina
Empresas da indústria militar americana estão entre os expositores do festival de música, cinema e tecnologia no Texas
- Data: 09/03/2024 14:03
- Alterado: 09/03/2024 14:03
- Autor: Redação
- Fonte: Folhapress
SXSW
Crédito:Divulgação
Uma série de artistas estão boicotando o SXSW, festival de música, cinema e tecnologia nos Estados Unidos, por causa das conexões do evento com a indústria militar.
Entre os expositores do South by Southwest deste ano estão o exército americano e a Collins Aerospace, empresa subordinada à empreiteira de defesa RTX Corporation (antes Raytheon).
A cantora Ella Williams, conhecida como Squirrel Flower, foi a primeira a cancelar seu show. “Aproveitadores do genocídio como a Raytheon fornecem armas às FDI. Um festival de música não deve incluir aproveitadores da guerra. Recuso-me a ser cúmplice disto e retiro a minha arte e trabalho em protesto”, ela escreveu nas redes sociais.
A lista de bandas e cantores que cancelaram suas apresentações em apoio à Palestina incluem Eliza McLamb, Shalom, Mamalarky, Proper Merce Lemon, Gel e o selo Flatspot Records. O SXSW ocorre até o dia 16 em Austin, capital do Texas.
O grupo Coalização Austin pela Palestina havia pedido ao festival que cortasse relações com as indústrias militares e que “defendesse a paz, a justiça e os direitos humanos” em Gaza. “Se o SXSW deseja manter a sua credibilidade, deve mudar de rumo, rejeitando a normalização da militarização nas indústrias de tecnologia e entretenimento”, disseram. O SXSW não se posicionou publicamente sobre o assunto.