Em SP, Casas de Cultura têm programação gratuita com música, sarau e poesia
Espalhadas por todas as regiões da capital, as casas de cultura têm programação para todo mês de janeiro
- Data: 03/01/2024 11:01
- Alterado: 03/01/2024 11:01
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de São Paulo
Casa de Cultura
Crédito:Prefeitura de SP
A Prefeitura de São Paulo divulga a programação gratuita de janeiro em Casas de Cultura espalhadas por todas as regiões da capital. Confira a programação completa:
Rincon Sapiência – Itaim Paulista
4 anos da Batalha do Santo – Música
A Batalha da Santo é um coletivo cultural de hip hop da Zona Norte de São Paulo que comemora seu aniversário de 4 anos de existência com um evento que contará com três elementos da cultura hip hop, sendo representados simultaneamente com mestres de cerimônia agitando o rolê junto com o DJ e um mural de grafitti feito ao vivo.
Serviço:
|Casa de Cultura Vila Guilherme – Casarão. Dias: 06/01 e 13/01 às 18h. 14 anos. Grátis. 120 minutos.
Sarau Pretagonistas
Pretagonistas traz a união da música com a dança e as artes visuais em um sarau cultural que incendeia a expressão criativa. Este evento inovador é uma porta aberta para artistas negros/as/es, indígenas, LGBTQIAPN+ e moradores/as/es de regiões periféricas, transformando um simples espetáculo em uma revolução cultural. “Pretagonistas”: onde o impacto se torna arte e a arte se torna voz.
Serviço:
|Casa de Cultura Brasilândia. Dia: 13/01 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Jogo do Mundo Animal com Cia A Hora da História – Circo
Contos que falam de jogos e competições entre bichos. Qual o bicho mais rápido? Qual o bicho mais forte? Qual o bicho mais inteligente? Unindo música e contação de histórias, a apresentação traz ao público a descoberta de que o Burro é o bicho mais inteligente, que a Tartaruga afinal é quem ganha a corrida, e que nem sempre o bicho maior é o mais forte… Uma apresentação super divertida, cheia de música e interação!
Serviço:
|Casa de Cultura Hip Hop Sul. Dia: 13/01 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Sub Frequências com Grave Urbano – Música
O evento Sub Frequências é um evento musical e cultural organizado pelo coletivo Grave Urbano em parceria com diversas instituições locais e artistas da região. O evento tem como objetivo celebrar a cultura negra, promover o desenvolvimento socioeducativo por meio da música e oferecer um espaço de expressão artística para os jovens das comunidades periféricas da zona sul de São Paulo.
Serviço:
|Casa de Cultura M’Boi Mirim. Dia: 14/01 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Soniquete com Sara Peper – Circo
Acompanhando o soniquete dos seus sapatos, essas composições poéticas, melódicas e autorais tem como centro a relação da artista com uma caixa percussiva de madeira que servirá como base para as danças, acrobacias e malabares a partir de inusitadas pesquisas musicais, transformando o espetáculo numa emocionante e inesquecível vivência humorística!
Serviço:
|Casa de Cultura Santo Amaro – Manoel Mendonça. Dia: 14/01 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Segura a Bola com Delon e banda – Música
Delon apresenta seu novo espetáculo intitulado como “Segura a bola”, música presente em seu último trabalho “Viver a Vida”. Nessa apresentação Delon tenta passar mensagens positivas através de suas canções e também um alerta aos jovens da comunidade, lembrando do poder que a música tem de nos salvar perante toda dificuldade que existe.
Serviço:
|Casa de Cultura São Miguel. Dia: 14/01 às 16h. 18 anos. Grátis. 60 minutos.
3Gtrio – Música
Com um repertório que representa o que a música brasileira tem de melhor e que conta a história do primeiro CD lançado pelo trio. Filhos dos músicos de um dos mais importantes trios da história musical do Brasil, o trio conta com três músicos, três instrumentistas, três carreiras independentes e a mesma família. Esse é o 3GTRIO.
Serviço:
|Casa de Cultura Santo Amaro – Manoel Mendonça. Dia: 14/01 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Brincadeiras de quintais com Karine Lopes – Artes Integradas/Multilinguagens
O quintal, por vezes, é o primeiro contato com o espaço brincante, um espaço vivo, que estimula a criatividade, o lúdico, a atividade física, a coordenação motora, um espaço com múltiplas possibilidades para explorar, testar e experienciar. Quintais, no plural, vem apresentando diversas brincadeiras que ocorrem nos quintais brasileiros e que podem acontecer aqui e serem replicadas em casa.
Serviço:
|Casa de Cultura Itaim Paulista. Dias: 16, 17 e 18/01 às 10h e 13h30. Livre. Grátis. 60 minutos.
Workshop: Arte em Fios com Hernane Siqueira
Arte em Fios é um workshop feito por Hernane Siqueira, onde o artista fará uma intervenção visual e interativa no espaço, usando fios de lycra e criando um lounge no espaço externo da casa. A intervenção ficará de forma permanente na casa.
Serviço:
|Casa de Cultura Ipiranga Chico Science. Dia: 16/01 às 14h. Livre. Grátis. 120 minutos.
São Paulo 470 Anos com Ivani Ranieri – Artes Visuais/Exposição
Neste espetáculo, Carlos Navas apresenta um passeio lúdico pela beleza das canções do poetinha Vinicius de Moraes eternizadas na série “Arca de Noé” dos anos 80 e pela obra que Chico Buarque dedicou às crianças cantando para os pequenos. Clássicos como “A Casa!”, “O Pato”, “Ciranda da Bailarina” e “História de Uma Gata” são alguns dos pontos altos deste espetáculo alegre e interativo.
Serviço:
|Casa de Cultura Santo Amaro – Júlio Guerra. Dia: 16/01 à 14/02. Livre. Grátis.
Maria Bonita e Lampião – Nordeste e sopa de Pedra – Cultura Popular
A história trará um espetáculo representando o nordeste, onde uma família que vem caminhando na estrada encontra um barreiro e começa a cavar até achar o caminho da água, e dali eles conseguem água para matar a sede. De repente começa a jorrar muita água dali e eles têm o suficiente para fazer suas comidas e agradecem a deus por terem conseguido ajudar sua família e as outras que por ali estão.
Serviço:
|Casa de Cultura São Miguel. Dia: 16/01 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Na vala e no vão: Territórios em trânsitos com Tankian – Audiovisual
Na vala e no vão: Territórios em trânsitos é uma exposição que tem por objetivo resgatar a memória de povos indígenas e nordestinos dentro do bairro de São Miguel Paulista através da fotografia, desenvolvendo a partir da tríade histórico, territorial e biográfico correlações sobre a ocupação no território em um processo secular e como a hierarquização da memória atinge populações dissidentes
Serviço:
|Casa de Cultura Itaim Paulista. Dia: 16/01 às 19h. Livre. Grátis. 21.000 minutos.
Workshop de Danças Urbanas com Furlan – Dança
Workshop de Danças Urbanas e suas vertentes, como locking, popping e funk ministrada pelo profissional de dança e educação física, Furlan.
Serviço:
|Casa de Cultura Itaim Paulista. Dia: 16/01 às 19h. Livre. Grátis. 120 minutos.
Maria Bonita e Lampião – Nordeste e sopa de Pedra – Cultura Popular
A história trará um espetáculo representando o nordeste, onde uma família que vem caminhando na estrada encontra um barreiro e começa a cavar até achar o caminho da água, e dali eles conseguem água para matar a sede. De repente começa a jorrar muita água dali e eles têm o suficiente para fazer suas comidas e agradecem a deus por terem conseguido ajudar sua família e as outras que por ali estão.
Serviço:
|Casa de Cultura Guaianases. Dia: 17/01 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Expressão Corporal e Ritmos com Luciano da Rosa – Artes Integradas/ Multilinguagens
O workshop “Expressão Corporal e Ritmos – Iniciação artística para crianças e adolescentes” propõe um encontro que estimula cuidados com o corpo e a mente através de movimentos corporais, jogos e brincadeiras coletivas. Busca-se também proporcionar um espaço de iniciação artística que explore vivências entre ritmo e respiração.
Serviço:
|Casa de Cultura São Mateus. Dia: 17/01 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Só sei que foi assim! Contos de Celebração à Literatura Brasileira Infanto-juvenil com Cia Rabo de Cutia – Literatura
Diz que num tempo tão distante como agora, dois seres encantados de palavras convidam o público para festejar a literatura infantil brasileira. Para isso, um livro mágico, o primeiro de todos os livros de encantamento, guiará o espetáculo para a literatura que quiser ser apresentada… pode ser uma fábula, uma lenda, um conto, uma cantiga, uma brincadeira ou mesmo uma poesia.
Serviço:
|Casa de Cultura Raul Seixas. Dia: 18/01 às 12h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Brinquedos Cantados com André Rodrigues e Bia Mello – Artes Integradas/Multilinguagens
A música da infância permeia diferentes idades e contextos, mais do que apenas uma diversão, os brincares dos bebês são formas com as quais eles dialogam e interagem com o mundo, fortalecendo os laços afetivos com os pais, mães ou cuidadores. “Brincos e Acalantos” é um momento para explorarmos e vivenciarmos as manifestações populares da nossa cultura própria e essa fase da criança.
Serviço:
|Casa de Cultura Itaim Paulista. Dia: 19/01 às 14h. Livre. Grátis. 40 minutos.
Cacau & Canela – Festa das Crianças – Artes Cênicas
Uma viagem mágica na imaginação infantil ganha vida no espetáculo “Cacau e Canela”, uma produção que promete encantar crianças e adultos. Com uma abordagem única e envolvente, essa apresentação é um convite para uma jornada mágica, repleta de curiosidade e coragem.
Serviço:
|Casa de Cultura Brasilândia. Dia: 19/01 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Viva a Festa e Floresta com Cia Salada Vinte – Teatro
Em uma floresta a harmonia reinava entre todos os animais, os companheiros organizaram uma festa na floresta, a fim de comemorar a natureza. Mas não contavam com a intromissão do adulto e ganancioso caçador, disposto a estragar a festa e destruir a floresta. Um espetáculo de bonecos alegre e divertido, repleto de música e participação que ressalta o meio ambiente, a camaradagem, a convivência entre opostos e a cultura da paz.
Serviço:
|Casa de Cultura Santo Amaro – Júlio Guerra. Dia: 19/01 às 15h30. Livre. Grátis. 60 minutos.
Trio Amizade – Forró de verdade – Música
O espetáculo Forró de Verdade apresentado pelo Trio Amizade tem percorrido vários espaços de São Paulo fortalecendo o formato do forró pé de serra, já tendo marcado presença em vários lugares como o Maria da Cachaça em Jundiaí e o CTN – Centro de Tradições Nordestinas.
Serviço:
|Casa de Cultura Guaianases. Dia: 19/01 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.
A Festa de Ambula com Coletivo Bloco do Temperadinho – Música
Ambula é um personagem criado pelo Coletivo do Temperadinho que tem um propósito na vida de se dar bem tanto na culinária como na literatura. E diante desses dois mundos, têm que escolher o melhor caminho.
Serviço:
|Casa de Cultura São Miguel. Dia: 19/01 às 17h. 18 anos. Grátis. 60 minutos.
Show Bólero Freak – Música
Bólero Freak apresenta suas inéditas canções autorais e interpretações originais num espetáculo envolvente que explora a multiplicidade artística. Música, teatro, circo e poesia se entrelaçam e pulsam num ritmo alegre, debochado, engajado e visceral.
Serviço:
|Casa de Cultura Santo Amaro – Júlio Guerra. Dia: 19/01 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Pop Rock Nostálgico com Lucas Valino e banda – Música
Apresentando sucessos dos anos 90 e 2000 com leituras diferentes, mas mantendo a essência, o espetáculo traz uma sensação nostálgica do rock clássico, relembrando ícones do gênero como Legião Urbana, Cazuza, Cássia Eller, entre outros.
Serviço:
|Casa de Cultura São Miguel. Dia: 19/01 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Trio Golada – Forró
O espetáculo musical apresenta um repertório de forró tradicional, trazendo releituras de clássicos de grandes ícones da música nordestina.
Serviço:
|Casa de Cultura Ipiranga Chico Science. Dia: 19/01 às 19h30. Livre. Grátis. 60 minutos.
Mediando Leituras com Calçada Literária – Literatura
Calçada Literária faz mediação de leitura na Casa de Cultura, no cenário do livro “A Visita” de Antje Damm: numa parceria das mediadoras Ana Soares e Raiz Oliveira, a intervenção literária acontece como ponte entre os livros e as crianças. A atividade ocorre dentro de uma cena do livro criada pelo cenógrafo André Dogon, onde os participantes poderão explorar o espaço.
Serviço:
|Casa de Cultura Raul Seixas. Dia: 20/01 às 12h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Trivibe ao vivo – Música
Com um espetáculo vibrante, a Trivibe mistura música regional amazônica, reggae, samba e urbam musical com forte interação com público com rimas de improviso, músicas autorais e releituras únicas. A apresentação traz um tempero do Amazonas com Mc Renovo, do Mato-Grosso com Polli e de São Paulo com Dj Luth.
Serviço:
|Casa de Cultura Guaianases. Dia: 20/01 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Chico e Vinícius para Crianças com Carlos Navas – Música
Neste espetáculo, Carlos Navas apresenta um passeio lúdico pela beleza das canções do poetinha Vinícius de Moraes eternizadas na série “Arca de Noé” dos anos 80 e pela obra que Chico Buarque dedicou às crianças cantando para os pequenos. Clássicos como “A Casa”, “O Pato”, Ciranda da Bailarina” e “História de Uma Gata”, são alguns dos pontos altos deste espetáculo alegre e interativo.
Serviço:
|Casa de Cultura Santo Amaro – Júlio Guerra. Dia: 20/01 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Fabiana Bombom – Música
Fabiana Bombom canta as rainhas do samba – uma linda homenagem às suas grandes referências musicais: Dona Ivone Lara com seu canto doce; Beth Carvalho e seu repertório rico em partido alto; Clara Nunes e toda a sua força e fé nos orixás; Alcione e seus sambas de roda vindos do Maranhão; Jovelina uma pérola negra com ancestralidade e força na voz; Elza Soares como a voz do milênio; e Clementina de Jesus com toda sua negritude. Num repertório rico e cheio de emoção, não faltará canto, batuque e a força da sambista brasileira.
Serviço:
|Casa de Cultura Campo Limpo. Dia: 20/01 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Show Coletivo A Falange – Cayman & Jotace – Música
A dupla Cayman e Jotace apresenta um espetáculo com músicas autorais trazendo em suas letras a ideia do despertar da consciência do indivíduo, incentivando a questionar as próprias ações e o peso de suas decisões. Exaltando a luta do artista independente nordestino e o respeito com seus semelhantes, os temas de suas músicas abordam desde xenofobia ao racismo presente no cotidiano brasileiro.
Serviço:
|Casa de Cultura Hip Hop Sul. Dia: 20/01 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Sula Miranda – Música
Considerada a rainha dos caminhoneiros nos anos 90, Sula Miranda interpretou seus principais sucessos e clássicos da música sertaneja dos anos 90.
Serviço:
|Casa de Cultura Santo Amaro – Manoel Mendonça. Dia: 20/01 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Em prol da Natureza com Josi Campos – Música
Acreditando que a música em suas diferentes formas de expressão se torna um canal de transformação sócio cultural, principalmente para jovens e crianças, Josi campos elaborou o projeto “Em prol da Natureza” com uma mensagem de preservação ambiental.
Serviço:
|Casa de Cultura Freguesia do Ó. Dia: 20/01 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Poder Bélico da Favela – A voz do gueto não se cala – Música
O grupo Poder Bélico da Favela apresenta o espetáculo “A voz do gueto não se cala”, nome esse que também é o título de uma de suas principais músicas; a ideia do nome é de causar impacto e transmitir a mensagem de que a favela está armada de raciocínio e sede de mudança, está com o psicológico engatilhado e buscará alternativas para melhores dias, e que a maior arma contra o sistema é a informação. As ideias do grupo se desenvolvem no Hip Hop com o DNA da essência do samba de raiz.
Serviço:
|Casa de Cultura Hip Hop Sul. Dia: 20/01 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Do Cárcere ao Rap com Brigada Sul com participação de Comunidade Carcerária – Hip Hop
O grupo Brigada Sul apresenta o projeto “Do Cárcere ao RAP” com a participação do grupo Comunidade Carcerária, visando apresentar as músicas do consagrado grupo Brigada Sul e propor uma roda de conversa com os integrantes do grupo Comunidade Carcerária, que compartilhará um pouco da sua vivência durante os anos que estiveram privados de sua liberdade e quais os aprendizados extraídos desta experiência.
Serviço:
|Casa de Cultura Hip Hop Sul. Dia: 20/01 às 20h. 12 anos. Grátis. 60 minutos.
Arena do Brincar – Artes Integradas/Multilinguagens
A Arena do Brincar possui objetivo de realizar recreações lúdicas infantis que sejam em locais abertos ou fechados. Os artistas brincantes juntamente com as crianças criam um momento lúdico de lazer e recreação com brincadeiras antigas como: bolinha de gude, pula pula no saco de batata, pula corda, amarelinha interativa e pintura Facial.
Serviço:
|Casa de Cultura Campo Limpo. Dia: 21/01 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Sarau Mulekada – Literatura
O Sarau Mulekada tem como objetivo incentivar as crianças e adolescentes a usarem expressões artísticas e oferecer um espaço para explorar a criatividade. Com microfone aberto para o público infantil, as crianças poderão expressar-se de forma artística, auxiliando também o público presente junto com os integrantes que realizam leitura de poesias.
Serviço:
|Casa de Cultura São Rafael. Dia: 21/01 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Tranças Afro – Artes Integradas/ Multilinguagens
Se há algo que nunca sai de moda são as tranças afro. Quem não adora aquele look autêntico e cheio de atitude? Agora, imagine só o quão maravilhoso é aprender a realizar tranças afro e ver os pequenos arrasando com muito estilo nessas férias. As tranças chegaram para ficar no mundo adulto e infantil, trazendo personalidade, criatividade, diversão e um toque de charme. Que tal aprender algo novo nessas férias?
Serviço:
|Casa de Cultura Campo Limpo. Dia: 21/01 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Semente africana com Fábio Lima e banda – Música
Fabio Lima é músico, cantor e compositor que há muito tempo mostra seu talento musical nas músicas mais variadas possíveis, cantando Jorge Ben Jor, Olodun, Reggae e Samba com uma pitada de Rock Pop – um espetáculo eclético para ninguém ficar parado.
Serviço:
|Casa de Cultura Guaianases. Dia: 21/01 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Se Essa Rua Fosse Minha – Teatro Infantil
Teresinha de Jesus, Alecrim Dourado e pai Francisco (extraídos do Folclore infantil em diferentes raízes) são personagens brincantes com diferentes origens e realidades culturais, mas que se reúnem todos os dias na rua onde moram para brincar. A peça é composta por uma seleção de cantigas de roda, acalantos e brincadeiras brasileiras de diferentes estados, tudo isso e muito mais neste espetáculo infantil cativante!
Serviço:
|Casa de Cultura Santo Amaro – Manoel Mendonça. Dia: 21/01 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Samba da Praça 7 – Música
A Comunidade Samba da Praça 7 traz um vasto repertório da velha guarda e dos tempos atuais. Durante o samba show, os músicos e percussionistas irão saudar artistas e poetas que ainda estão na ativa ou outros que já não estão mais entre nós, mas que marcaram para sempre o nome na história do samba.
Serviço:
|Casa de Cultura Raul Seixas. Dia: 21/01 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Laura Andrade & Banda – Música
Laura Andrade apresenta um repertório da mais alta qualidade interpretando grandes sucessos dos gigantes da música brasileira. No extenso repertório toca sucessos de Zeca Pagodinho, Fundo de Quintal, D. Ivone Lara, Djavan, Exaltasamba, Ivete Sangalo, Beth Carvalho, entre outros.
Serviço:
|Casa de Cultura São Mateus. Dia: 21/01 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.
São Mateus: A Estação do Samba com Sombra e Banda – Música
Sombra é um ícone do samba e traz nesta apresentação grandes sucessos de sua carreira gravado por grandes artistas. Músicas premiadas como “Ainda é tempo para ser feliz”, “Sem ataque, sem defesa”, “Tanto querer” e “Sempre acesa”, são uma pequena mostra do que o artista traz para seu público – um espetáculo de poesia e muita musicalidade!
Serviço:
|Casa de Cultura São Mateus. Dia: 21/01 às 16h30. Livre. Grátis. 60 minutos.
Da Bossa ao Samba com Valdeir Bochecha – Música
Valdeir Bochecha executa canções com arranjos produzidos para o espetáculo levando afetividade e história ao cantar obras emblemáticas que marcaram a cultura de São Paulo, instrumentado pelo violão de 6 cordas de Valdeir, além da companhia do teclado, saxofone, cavaco e da percussão geral. O espetáculo promete mexer com as emoções!
Serviço:
|Casa de Cultura M’Boi Mirim. Dia: 21/01 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Música de Banhar, de Beber e de Rezar com Mumu De Oliveira – Música
Idealizado por Mumu de Oliveira, o espetáculo é composto de música e performance relacionadas ao samba, ao jongo, à capoeira e ao ijexá. Desta maneira busca-se partilhar com o público a riqueza da música negra brasileira, dando luz ao sagrado e ao profano que permeiam essa cultura.
Serviço:
|Casa de Cultura Santo Amaro – Manoel Mendonça. Dia: 21/01 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Tudo em Família com Amarilna Razaidam – Música
Amaralina Razaidam vem de uma família de músicos e poetas de enorme talento e fará uma apresentação em homenagem à própria família, composta por vários artistas. Sucessos como “Recado”, “Como vai você”, Canção do terceiro milênio” e “Viajante das estrelas” serão interpretados ao lado do maestro e arranjador Janio Santone e dos músicos Alex Santos (guitarra), Bill (baixo) e HP Galvão (bateria).
Serviço:
|Casa de Cultura Freguesia do Ó. Dia: 21/01 às 18h. Livre. Grátis. 70 minutos.
Bloco A Estação do Samba: A memória negra do samba – Música
O Bloco A Estação do Samba apresenta um espetáculo com clássicos do samba brasileiro, trazendo um espetáculo repleto de musicalidade percussiva. No repertório, clássicos das grandes escolas de samba do Brasil como Camisa Verde Branco, Vai-vai, Mocidade Alegre, Império Serrano, Mangueira, Portela e Salgueiro, entre outras, terão seus hinos cantados com reverência.
Serviço:
|Casa de Cultura São Mateus. Dia: 21/01 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Pamela Castilho – Música
Em 2023, Pamela retornou para o Brasil ainda cantando nas noites de São Paulo participando de diversos projetos de forró e samba. E participou de peças teatrais como: A Pequena Sereia, Peter Pan e Mágico de Oz, nos Shoppings Jardim Sul e West Plaza, com a Companhia de Teatro Artistando São Paulo, dirigido por Jorge Azevedo.
Serviço:
|Casa de Cultura Freguesia do Ó. Dia: 21/01 às 19h30. Livre. Grátis. 60 minutos.
Brincando de Circo com Cia Troupe na Rua – Teatro
Pretendendo multiplicar a alegria do circo e possibilitando o contato com técnicas circenses e principalmente com o mundo lúdico e alegre que envolve essa profissão, o espetáculo traz vivências de circo com técnicas diversas com as seguintes modalidades em um sistema de rodízio com 04 estações onde teremos desde malabarismo e equilíbrio de objetos, acrobacia de solo e pirâmides e até pernas-de-pau. Uma vivência para o público de todas as idades, venha participar!
Serviço:
|Casa de Cultura M’Boi Mirim. Dia: 23/01 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Corpo em cena com Vinicius Brasileiro – Artes Integradas/Multilinguagens
O workshop “Corpo em Cena – iniciação artística para crianças e adolescentes” irá proporcionar um espaço de encontro com jogos e brincadeiras coletivas a partir de princípios de práticas teatrais e da dança contemporânea. Busca-se oferecer um espaço que possibilite a vivência de experiências corporais, potencializando o imaginário e reconhecendo a sensibilidade do corpo em movimento.
Serviço:
|Casa de Cultura São Mateus. Dia: 24/01 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Boêmios do Ipojuca – Cultura Popular
O grupo de pagode Boêmios da Ipojuca nasceu em 2016, oriundo do bloco com o mesmo nome com sede no bairro da Vila Ipojuca, zona oeste de São Paulo. Trazendo as músicas das baterias das principais escolas de samba de São Paulo, a apresentação garante a qualidade do canto e do ritmo de forma muito alegre e dançante.
Serviço:
|Casa de Cultura Freguesia do Ó. Dia: 24/01 às 19h30. Livre. Grátis. 60 minutos.
Aniversário de 470 Anos de SP com Vila Arte do Brincar – Artes Integradas/Multilinguagens
Com intervenções e ocupações artísticas desde 2015, com profissionais experientes nas artes cênicas e artes educadores, Vila Arte do Brincar é sempre preocupada em agregar valores e estímulos para uma experiência rica e construtiva, trabalhando sempre com diferentes idades, dando uma atenção especial ao desenvolvimento infanto-juvenil.
Serviço:
|Casa de Cultura Butantã. Dia: 25/01 a partir das 10h. Livre. Grátis. 240 minutos.
Mundano com Exército Contra Nada – Teatro
“Mundano” apresenta dois soldados a caminho de sua cidade natal após uma experiência bélica. Perdidos, têm como única referência o lugar onde as ruas Esperança e Alegria se encontram. Então, entram numa caça às esquinas e necessitam pedir ajuda de quem está pelas ruas, mas não sabem como agir e se questionam se conseguem fazer outra coisa além de lutar e resistir, e encontram no riso o sentido para seguir.
Serviço:
|Casa de Cultura Guaianases. Dia: 25/01 às 11h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Pulando num pé só: Literatura com Sacys com Coletivo Fora da Garrafa – Música
Como parte da programação de aniversário de São Paulo na Casa de Cultura Raul Seixas, o Coletivo Fora da Garrafa convida os diversos públicos para se aproximarem do universo da literatura sobre Sacys. Venha experimentar essa mediação de leitura com muita brincadeira e jogos com os corpos livres e em sintonia com as ventanias e assobios sacyzísticos.
Serviço:
|Casa de Cultura Raul Seixas. Dia: 25/01 às 11h. Livre. Grátis. 120 minutos.
Baile do Cantinho do Samba Rock – Discotecagem
DJ Aluísio e DJ Fernando do Cantinho do Samba Rock agita as pic-ups entre as apresentações da celebração da Festa de Aniversário de 470 anos de SP.
Serviço:
|Casa de Cultura Butantã. Dia: 25/01 a partir das 12h. Livre. Grátis.
Aniversário de 470 Anos de SP com Dinho Nascimento & Cecília Pellegrini – Música
O baiano Dinho Nascimento e a paulistana Cecília Pellegrini vão nesse espetáculo interpretar ritmos brasileiros em composições do mestre Dinho e em algumas peças de domínio público (músicas do cancioneiro popular). Dinho toca berimbau e Cecília o acompanha com um pandeiro, agogô, triângulo ou maracás. Abrem vozes, vocalizam e com simplicidade, envolvem o público com alegria, consciência e uma energia radiante.
Serviço:
|Casa de Cultura Butantã. Dia: 25/01 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Aniversário de 470 Anos de SP com Verso Móvel Sound System – Intervenção Artística
Uma bicicleta adaptada com estrutura de som faz percursos disparando poemas-trilhas gravados por autoras e autores contemporâneos expressivos, além de apresentar intervenções performáticas ao vivo.
Serviço:
|Casa de Cultura Butantã. Dia: 25/01 às 14h. Livre. Grátis. 240 minutos.
Astrocirco: Um Show de Variedades com Circo Na Praça – Circo
Em um espetáculo repleto de risadas e maravilhas, “AstroCirco” promete levar o público a uma jornada divertida e fascinante, onde a astrologia encontra as artes circenses em uma combinação única de encanto, humor e habilidades extraordinárias.
Serviço:
|Casa de Cultura Raul Seixas. Dia: 25/01 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Show relembrando com Quarteto crescente – Música
Em seu espetáculo “Relembrar”, a banda revive grandes sucessos da música brasileira e homenageia grandes compositores e intérpretes nacionais. O espectador se vê envolvido em uma nave de som, na qual pode viajar através das melodias executadas pelos músicos.
Serviço:
|Casa de Cultura Guaianases. Dia: 25/01 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Play Na Festa com MC Charmes – Música
Play Na Festa é o mais novo trabalho do MC Charmes, e também dá nome ao espetáculo que é pura explosão. O melhor do Funk, Trap e Acústico, com o melhor da música urbana nessa apresentação de arrebentar!
Serviço:
|Casa de Cultura M’Boi Mirim. Dia: 25/01 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Miro de Melo & Os Bregapunks – 8 anos – Música
Comemorando 8 anos de carreira, Miro de Melo e Os Bregapunks fazem uma releitura musical e uma grande homenagem aos cantores chamados de “bregas românticos”. Com uma sonoridade Punk Rock e Rock’n’roll, os artistas Reginaldo Rossi, Odair José, ngelo Máximo e Paulo Sérgio são cantados de forma pulsante, romântica e vigorosa pelos Bregapunks.
Serviço:
|Casa de Cultura São Miguel. Dia: 25/01 às 15h. 18 anos. Grátis. 60 minutos.
Aniversário de 470 Anos de SP com Norte Preto – Música
Norte Preto é um grupo de rap formado por 4 MC’s da Zona Norte de SP: Tg Diff, Mc Jz, Kayodê Chaves e Makor1, que cada um com sua caminhada individual foram unidos pela música, se transformando na união de 4 vivências de 4 pretos de quebradas diferentes. Norte Preto aborda nas suas músicas assuntos como a autoestima do povo preto e periférico, denúncias, diversão e motivação.
Serviço:
|Casa de Cultura Brasilândia. Dia: 25/01 às 15h30. Livre. Grátis. 60 minutos.
Circo de Trocas: Multilinguagens com Cia La Folia – Circo
Um espetáculo que se destaca pela sua fusão inovadora de diferentes linguagens artísticas, explorando as fronteiras entre malabarismo, palhaçaria e mágica. Cada ato é uma janela para um mundo distinto de criatividade, em que as trocas entre as artes se manifestam de maneiras surpreendentes e cativantes – uma celebração da diversidade e da colaboração.
Serviço:
|Casa de Cultura Freguesia do Ó. Dia: 25/01 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Algum desses é seu parente? com Estopô Balaio – Cultura Popular
“Algum desses é seu parente?” é um cortejo musical do Coletivo Estopô Balaio que nos convoca a rememorar nossa ancestralidade. Músicas são entoadas para relembrar o Cerco de Piratininga, o maior levante indígena de São Paulo que ocorreu em 1562. A memória e resistência indígena da zona leste de São Paulo ganham corpo entre os corpos de migrantes e parentes.
Serviço:
|Casa de Cultura Hip Hop Leste. Dia: 25/01 às 16h. Livre. Grátis. 90 minutos.
Neide Nazaré – Frevendo na Canção – Música
Um convite a todos os amantes do forró tradicional nordestino a dançarem e cantarem obras que fizeram e fazem parte da vida dos forrozeiros apaixonados. O espetáculo revisita um repertório clássico do forró passeando por Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Marinês, Anastácia, Jackson do Pandeiro, trio Mossoró e Trio Nordestino, somados a músicas autorais de Neide Nazaré.
Serviço:
|Casa de Cultura Raul Seixas. Dia: 25/01 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Moara Tupinambá – Associação Wyka Kwara – Literatura
A iniciativa pretende dialogar sobre a retomada da consciência e cultura indígena por parte dos sujeitos que desconhecem seu histórico familiar e geracional, seja por apagamento e ou silenciamento; articulando sobre os efeitos da colonização e o pensamento colonial (colonialismo) na construção da subjetividade e coletividade até os dias de hoje. Lançando um olhar sobre como as violências racistas, econômicas e sociais, a fim de fortalecer a causa indígena no Brasil.
Serviço:
|Casa de Cultura Santo Amaro – Manoel Mendonça. Dia: 25/01 às 16h. Livre. Grátis. 90 minutos.
Gaby Luz – Associação Wyka Kwara – Literatura
A iniciativa pretende dialogar sobre a retomada da consciência e cultura indígena por parte dos sujeitos que desconhecem seu histórico familiar e geracional, seja por apagamento e ou silenciamento, para tanto, articula sobre os efeitos da colonização e o pensamento colonial (colonialismo) na construção da subjetividade e coletividade até os dias de hoje. Lançando um olhar sobre como as violências racistas, econômicas e sociais, a fim de fortalecer a causa indígena no Brasil.
Serviço:
|Casa de Cultura Santo Amaro – Manoel Mendonça. Dia: 25/01 às 16h. Livre. Grátis. 90 minutos.
Show Caju e Castanha – Música
Um espetáculo com os maiores sucessos da carreira de Caju e Castanha com emboladas, de repente, forró pé-de-serra, cordel, coco, ciranda e ainda com MPB, rock e o popular brega, sem deixar de lado a música eletrônica e o hip hop.
Serviço:
|Casa de Cultura Santo Amaro – Júlio Guerra. Dia: 25/01 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Aniversário de 470 Anos de SP com Orquestra Jatobá – Cultura Popular
O Bloco do Jatobá realiza atividades desde 2011 e é formado por amantes da linguagem carnavalesca, realizando atividades musicais na periferia de São Paulo. Sua apresentação conta com elementos circenses, bonecos de Olinda e instrumentos musicais de sopro e percussão.
Serviço:
|Casa de Cultura São Rafael. Dia: 25/01 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Aniversário de 470 Anos de SP com Quixote – Música
Quixote é artista de rua, praça, metrô, além de produtor musical, PcD e capixaba. Desenvolvendo há 7 anos seu trabalho musical, há 3 criou a Casa 56, lugar onde grava faixas de outros artistas independentes pelo PQP (pague quanto puder). Lançou em 2019 músicas como “Sol em escorpião”, “artista independente”, em 2020,San” e “Santa kay”. Seu último lançamento foi “Dó” em 2023.
Serviço:
|Casa de Cultura Brasilândia. Dia: 25/01 às 16h30. Livre. Grátis. 60 minutos.
Arena do Flow – Hip Hop
Arena do Flow vem com uma intervenção cultural no segmento Hip Hop, trazendo batalhas entre os 8 melhores MC’s de improviso de rimas de SP. Com os renomados Prodígio como mestre de cerimônia e DJ Claytão como DJ residente, ainda teremos um espetáculo de fechamento com um grande nome do cenário do Rap/Trap nacional.
Serviço:
|Casa de Cultura Hip Hop Leste. Dia: 25/01 às 17h. Livre. Grátis. 180 minutos.
Aniversário de 470 Anos de SP com Cristian Monttero – Música
A música é uma linguagem universal que nos conecta e traz à tona memórias e emoções. Nada melhor do que celebrar o Aniversário de São Paulo ao som de canções que marcaram gerações e ainda têm o poder de alegrar corações. Será um momento de confraternização, onde todas as idades se unem para valorizar e enaltecer a sabedoria e a experiência.
Serviço:
|Casa de Cultura São Rafael. Dia: 25/01 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Kaê Guajajara – Pocket Show – Música
Kaê Guajajara traz toda sua força ancestral a partir de músicas autorais em português e em sua língua original “zé’egete”, trazendo reflexões a respeito da preservação da natureza e da resistência da população indígena.
Serviço:
|Casa de Cultura Santo Amaro – Manoel Mendonça. Dia: 25/01 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Baile do Batuca com Gerson Batuca – Música
O Baile do Batuca é um evento que traz a união das culturas Samba Rock e Hip Hop, unindo o acústico com músicas eletrônicas, uma mistura de culturas afro-descendentes ancestrais e futurísticas, enfatizando a cultura como um todo com a música, dança, projeções, projeções artísticas e inclusão social. A participação principal do evento é o artista é proponente do projeto Gerson Batuca como DJ, mestre de cerimônia e cantor de suas músicas autorais.
Serviço:
|Casa de Cultura M’Boi Mirim. Dia: 25/01 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Aniversário de 470 Anos de SP com Trilha Sonora do Gueto – Música
Trilha Sonora do Gueto, também conhecido somente como T$G ou T.S. DO GUETO, é um grupo de rap brasileiro formado oficialmente em 1999. Atualmente os integrantes são: Kaskão, Zekinha, Karatê e DJ Soneka e com quatro álbuns e um DVD lançado, o grupo usa uma linguagem coloquial e gírias em seus encartes.
Serviço:
|Casa de Cultura Tremembé. Dia: 25/01 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Aniversário de 470 Anos de SP com Sonho – Música
Sonho trará suas composições que foram produzidas desde o ano de 2021 ao lado de seu DJ Quixote em um formato reduzido, a apresentação contará também com covers de artistas que são referência para o artista, como The Fugees, GreenTea Peng e Masego.
Serviço:
|Casa de Cultura Brasilândia. Dia: 25/01 às 17h30. Livre. Grátis. 60 minutos.
Banda Sanfônica de São Paulo – Cultura Popular
A Orquestra Sanfônica de São Paulo no ano de 2023 completou 35 anos da denominação “Sanfônica” (pioneira desse nome no Brasil), levando a música regional brasileira e clássica com o inusitado som do “acordeom” ou “gaita”, a nossa mais tradicional “sanfona”.
Serviço:
|Casa de Cultura Freguesia do Ó. Dia: 25/01 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Projeto Quarteto Domingado – Cultura Popular
De Choro a Choro é um espetáculo instrumental concebido em homenagem a dois importantes músicos do choro, referências em seus respectivos instrumentos: Charles da Flauta e Toninho Ferragutti. Com o objetivo de fomentar e difundir esse ritmo tão representativo da cultura musical brasileira, carinhosamente chamado de chorinho, as particularidades são destacadas em forma de acordes.
Serviço:
|Casa de Cultura Freguesia do Ó. Dia: 25/01 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Aniversário de 470 Anos de SP com Sarau Suburbano – Literatura
O Sarau Suburbano é um dos saraus mais tradicionais de São Paulo que acontece desde 2010 e é mensal em duas cidades, São Paulo no Museu das Favelas e em São Sebastião, no Bar da Praia em Boiçucanga.
Serviço:
|Casa de Cultura Hip Hop Sul. Dia: 25/01 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Aniversário de 470 Anos de SP com Mr. Grande-E – Música
Mr. Grande é admirador do rap nacional e do movimento Hip Hop no Brasil, sendo a grande motivação dessa apresentação onde o rapper/artista interpreta grandes clássicos do gênero.
Serviço:
|Casa de Cultura São Rafael. Dia: 25/01 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Aniversário de 470 Anos de SP com Miranda Caê – Música
Miranda Caê é uma artista Drag Queen, cantora e compositora da periferia de Guarulhos. Vivida por Jads Siqueira, essa persona foi criada para materializar e fortalecer a mensagem passada pelas suas músicas autorais em que canta sobre o afeto, o amor em suas diversas formas, nossa pluralidade como ser e nos faz lembrar que fazemos parte de um todo, Miranda canta sobre comunhão.
Serviço:
|Casa de Cultura Brasilândia. Dia: 25/01 às 18h30. Livre. Grátis. 60 minutos.
Aniversário de 470 Anos de SP com Eduardo Taddeo – Música
Eduardo Taddeo é um rapper que vive na periferia de São Paulo onde enfrenta as dificuldades e os desafios de ser um artista independente. Ele usa sua música como uma forma de expressar sua visão de mundo, sua crítica social e sua esperança de um futuro melhor. Eduardo Taddeo é um exemplo de resistência e superação, que busca inspirar outros jovens a seguirem seus sonhos.
Serviço:
|Casa de Cultura Tremembé. Dia: 25/01 às 18h30. Livre. Grátis. 60 minutos.
Show Coletivo A Falange – Cayman & Jotace – Música
A dupla Cayman e Jotace apresenta um espetáculo com músicas autorais trazendo em suas letras a ideia do despertar da consciência do indivíduo, incentivando a questionar as próprias ações e o peso de suas decisões. Exaltando a luta do artista independente nordestino e o respeito com seus semelhantes, os temas de suas músicas abordam desde xenofobia ao racismo presente no cotidiano brasileiro.
Serviço:
|Casa de Cultura Hip Hop Leste. Dia: 25/01 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Aniversário de 470 Anos de SP com DOCTOR Mc’s – Hip Hop
Smokey Dee, Mc’A e Dog Jay montam um dos maiores grupos de rap do país, o Doctor Mc’s. No final dos anos 80, eles se reuniam na estação São Bento do Metrô, pois o hip hop estava nascendo e o rap ainda era uma novidade, assim o grupo se destacou entre os outros que também surgiam naquela época ao criarem um estilo próprio com suas letras positivas, informativas e divertidas, cativando o público da cena do Hip Hop nacional.
Serviço:
|Casa de Cultura Hip Hop Sul. Dia: 25/01 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Rincon Sapiência – Música
Rincon Sapiência canta músicas do seu segundo álbum de carreira, intitulado “Mundo Manicongo: Dramas, Danças e Afroreps”, onde o artista viaja pelos mais diversos ritmos, norteado pela musicalidade de vertentes da música pop contemporânea africana com instrumentais dançantes e divertidos, uma das marcas de sua nova fase.
Serviço:
|Casa de Cultura Itaim Paulista. Dia: 25/01 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Banda Camanduê – Salve Paulicéia – Música
A banda Camanduê tem como princípio a celebração da vida em constante agradecimento a nossa ancestralidade. O espetáculo da banda Camanduê traz consigo todas as vertentes do samba passeando por histórias, alegrias e os clássicos até os dias atuais carregado de muita força e energia, do olho no olho e a participação da plateia nessa apresentação linda!
Serviço:
|Casa de Cultura M’Boi Mirim. Dia: 25/01 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Aniversário de 470 Anos de SP com Pagobreja – Música
O principal objetivo do Pagobreja é promover o lazer social através da música do samba, principalmente à população preta e, posteriormente, à todos adeptos do samba. A ação parte de uma causa e de um instrumento de manutenção histórico-cultural, das rodas de samba e de todo o movimento que traz a celebração e também a disciplina, trazendo os princípios e valores para quem vem dessa origem.
Serviço:
|Casa de Cultura Brasilândia. Dia: 25/01 às 19h30. Livre. Grátis. 90 minutos.
Aniversário de 470 Anos de SP com Baile Funk No Vera – Música
Unindo talentos distintos dentro do funk mas complementares, o Baile no Vera chega para agitar no intuito de conhecer e se aproximar de MC’s do território, sendo palco para esses artistas através do microfone aberto ao celebrar a cultura de sonoridades e possibilidades do funk que se concretiza e realiza sonhos dentro da periferia.
Serviço:
|Casa de Cultura São Rafael. Dia: 25/01 às 20h. Livre. Grátis. 180 minutos.
Borboletrando com Trupe Borboletrando – Música
Um espetáculo musical que convida o público a brincar com as palavras a partir de um repertório diverso que vai do baião ao rock and roll, com muitas brincadeiras que valorizam a cultura popular brasileira.
Serviço:
|Casa de Cultura Santo Amaro – Júlio Guerra. Dia: 26/01 às 16h30. Livre. Grátis. 60 minutos.
Show Kaique – Música
Kaique é um artista único no cenário musical brasileiro, trazendo consigo uma mistura eclética de ritmos e letras potentes. Com sua música pop carregada de elementos do funk ao rap acústico e trap, o jovem cantor transmasculino tem conquistado cada vez mais ouvidos e corações. Nascido e criado na Zona Oeste carioca, Kaique usa suas músicas para contar suas histórias, narrativas cotidianas e também suas vivências como homem trans, sempre de forma envolvente e acessível.
Serviço:
|Casa de Cultura São Miguel Paulista. Dia: 26/01 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Sarau QUEERtura – Literatura
A coletiva periférica LGBTQIAP+ QUEERtura é uma iniciativa para fomentar o trabalho artístico de artistas periféricos LGBTQ. Atualmente, a coletiva tem atuado como um projeto solo do produtor cultural Kido Panontim, pessoa queer periférica residente na zona leste de São Paulo, e dentre os braços da coletiva estão o podcast Papo Horizontal, a produtora Flamingo e o apoio para eventos de quebrada.
Serviço:
|Casa de Cultura São Rafael. Dia: 26/01 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Samba é Cultura – Música
Amigos do Samba da Vila Carolina surgiu em uma reunião de amigos na Sede do Carolina aos finais de semana à tarde, em que o projeto de samba voltado à arrecadação de alimentos, se transformou em uma das comunidades de samba da zona norte de mais expressão no mundo. Celebrando assim a inclusão de jovens para a renovação dos conceitos do Samba e reconhecimento de sua relevância para a formação da identidade nacional.
Serviço:
|Casa de Cultura Freguesia do Ó. Dia: 26/01 às 19h30. Livre. Grátis. 60 minutos.
O Baile da Malandragem com Tatá Brasilina e a Malandragem Patuá – Música
Em seu espetáculo “O Baile da Malandragem” Tatá Brasilina e Malandragem Patuá apresenta um repertório de músicas autorais de grande pluralidade que foram inspiradas no cotidiano da poética São Paulo, somadas à forte influência afro-brasileira. O conceito em seu trabalho autoral se dá na intersecção do samba, ijexas com o rock, rocksteady, reggae, soul e o jazz, propondo um som dançante e autêntico para todas as idades.
Serviço:
|Casa de Cultura Ipiranga Chico Science. Dia: 26/01 às 20h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Baile LGBTQIA+ com Traemme – Música
Traemme é uma mulher transexual, cantora e performer brasileira de 24 anos que iniciou sua carreira musical em meio a pandemia. Ela alcançou visibilidade e em 2021 lançou seu primeiro trabalho musical em todas as plataformas digitais. Seus lançamentos mais recentes refletem a música pop com potencial de alcançar as paradas de sucesso.
Serviço:
|Casa de Cultura São Miguel. Dia: 26/01 às 20h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Cia Troupe na Rua – Espetáculo de Círculo Mágico – Viradinha da PSIU – Artes Cênicas
O espetáculo utiliza reprises clássicas do circo tradicional brasileiro com palhaços, magia cômica, fogo, malabares, monociclos, perna de pau, acrobacias, música, trechos da literatura brasileira infantil, além de irreverência e muito humor. Trazendo de volta o humor puro e infantil, típicos de circos mambembes, um espetáculo de circo itinerante feito para toda a família. Não percam!
Serviço:
|Casa de Cultura Brasilândia. Dia: 27/01 às 14h. Livre. Grátis. 120 minutos.
Sarau Poesia de Esquina – Literatura
Sarau Poesia de Esquina mediada pela poeta Sara Vieira (Passarinha), apresenta narrativas pela visão de poetas marginais, que serão apresentadas com o objetivo de partilhar experiências culturais e o convívio social através do gênero da arte literária periférica. Receberá, ainda, artistas independentes do território, que serão convidados como um modo de promover o desenvolvimento cultural.
Serviço:
|Casa de Cultura Raul Seixas. Dia: 27/01 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Eva Treva – LGBTQIA+
A cantora e compositora travesti Eva Treva apresenta músicas autorais do seu último disco lançado em 2022, suas letras falam sobre o respeito à diversidade e a liberdade de poder ser LGBTQIAP+. A artista paraibana, radicada no Capão Redondo, traz para o palco a sonoridade brasileira misturada com o rock dos anos 2000.
Serviço:
|Casa de Cultura M’Boi Mirim. Dia: 27/01 às 14h30. 14 anos. Grátis. 60 minutos.
Bailinho do Pamka – Rap
O espetáculo Bailinho do Pamka consiste em uma apresentação musical trazendo como repertório o seu EP Close de Boyceta Vol. 1 com algumas músicas inéditas, singles já consagrados e os lançamentos do final de 2023. Abordando questões de gênero e sexualidade, além de outros desafios e vivências para além de falar sobre transfobia, o PAMKA propõe que vidas trans sejam celebradas. O Bailinho do PAMKA conta com 5 artistas trans masculinos que fazem arte juntos.
Serviço:
|Casa de Cultura Guaianases. Dia: 27/01 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Show Borboletrando com Trupe BorboLetras – Música
Borboletrando é um espetáculo musical infantil que convida o público a brincar com as palavras. Com um repertório diverso, que vai do baião ao samba reggae, passando por rock and roll e marchinhas, a Trupe BorboLetras propõe brincadeiras que valorizam a cultura popular brasileira. Uma apresentação interativa e brincante para ninguém ficar parado!
Serviço:
|Casa de Cultura Ipiranga Chico Science. Dia: 27/01 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Alerta Vermelho – Música
Alerta Vermelho se inspira na música gospel que está presente tanto na rua como nas igrejas. O grupo participa de causas humanitárias da Zona Leste de São Paulo e procura através de sua música resgatar jovens de situações de vulnerabilidade através da música. O foco do grupo está nos bairros mais afastados e promove o Rap com o fortalecimento da palavra de Deus que é o alimento da alma.
Serviço:
|Casa de Cultura São Mateus. Dia: 27/01 às 15h. livre. Grátis. 60 minutos.
Breq Culture – Artes Visuais
Breq Culture é um selo, fundado e alimentado por dois grafiteiros, ilustradores e poetas periféricos que transpassam em suas criações o enaltecimento da estética de quebrada, de corpos indígenas e pretos, que resgatam suas memórias através da oralidade, mantendo vivo a pluralidade cultural em contexto urbano.
Serviço:
|Casa de Cultura Brasilândia. Dia: 27/01 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Casa pra Ver! – Teatro
Espetáculo Teatral com bastante humor ácido que conta uma história sobre um divórcio litigioso. Com um elenco de peso do cenário teatral, da TV e do cinema nacional, o objetivo é ao mesmo tempo divertir, entreter e também fazer o público refletir sobre essa gradual mudança de comportamento da sociedade, que passou a aceitar o divórcio com maior naturalidade.
Serviço:
|Casa de Cultura Campo Limpo. Dia: 27/01 às 16h. Livre. Grátis. 75 minutos.
GlossK Festival – Música
GlossK Festival é um projeto para artistas LGBTQIA+ no Hip Hop que visa fomentar a união e coletividade dessa cultura através de eventos inclusivos para os artistas desse nicho. Com a missão de levar visibilidade e proporcionar experiências únicas, criando uma dinâmica de festival somente com artistas LGBTQIA+, totalmente gratuito e acessível para todes, a ideia é criar uma rede de apoio.
Serviço:
|Casa de Cultura Hip Hop Sul. Dia: 27/01 às 16h. 16 anos. Grátis. 180 minutos.
Samba no Asfalto – Música
O repertório do grupo “Samba no Asfalto” é uma viagem pelas diversas nuances desse gênero musical com clássicos que marcaram época e composições autorais que trazem um frescor contemporâneo. Desde os primeiros acordes de pandeiro, cuíca e cavaquinho até as harmonias melódicas dos violões, surdos e tamborins, cada música é um convite irresistível para cantar, dançar e celebrar a cultura brasileira.
Serviço:
|Casa de Cultura Vila Guilherme – Casarão Dia: 27/01 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Mc Dellacroix – Turnê Diápora – Música
Mc Dellacroix apresenta sua nova Turnê Diáspora, trazendo novas narrativas para o rap a partir da trajetória de feminilidades pretas, indígenas, imigrantes, pobres e de periferia que se emergem na luta diária em combate as opressões sociais na música preta e no rap de quebrada. A turnê traz grandes influências do hip hop dos anos 80′ e 90′, indo de encontro a referências da artista como: rock, punk, spoken word e a música eletrônica.
Serviço:
|Casa de Cultura Guaianases. Dia: 27/01 às 16h30. Livre. Grátis. 60 minutos.
Ruído Roxo – Para Além do Espetáculo – Literatura
“Para Além do Espetáculo” é um evento cultural que tem como intenção principal ser um espaço de interação, lazer, formação, relacionamento e trabalho. Festival com foco na cultura hip hop, idealizado e realizado pelo grupo Ruído Roxo, utiliza a arte como a principal ferramenta crítica, capaz de transformar as relações e nossas identidades, assim o evento cultural trouxe várias linguagens das artes visuais como artes plásticas, poesia, muito rap, slam, funk e improviso musical.
Serviço:
|Casa de Cultura Brasilândia. Dia: 27/01 às 17h. Livre. Grátis. 180 minutos.
Ressonância Artística com Felicious – Música
Felicious veio do Campo Limpo – zona sul de SP, e começou na música em 2018. Embora sempre tenha tido uma conexão e identificação com o funk, por dois anos tocou pop por haver um estigma por parte dos contratantes de que essa era sua especialidade por ser travesti. Afinal, quantas DJs e MCs travestis eram conhecidas no funk? Hoje, Fe tem como objetivo para além de ocupar o funk sendo um corpo trans, mostrar também que pessoas como ela que tem direitos e espaços negados diariamente, podem estar onde quiserem e fazendo o que querem e merecem respeito não só na cena, como em todos os locais!
Serviço:
|Casa de Cultura Ipiranga Chico Science. Dia: 27/01 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Ressonância Artística com Aya Ibeji – Música
Aya Ibeji é uma artista multidisciplinar nascida em São Gonçalo e que atualmente vive na grande cidade de São Paulo. Seus dons perpassam pela especialização em ativação de Orí chamada de ativação travesty, desfilando nas passarelas enquanto modelo, nas mixagens enquanto produtora e DJ trazendo a experiência IBEJI a vida, é residente das festas 101Ø e tumulto; faz parte da cena ballroom sendo 007 e é CEO na The Experience.
Serviço:
|Casa de Cultura Ipiranga Chico Science. Dia: 27/01 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Ressonância Artística – Artes Visuais
Em “Ressonância Artística” Ozuree, Akotê Cria, Vitos e Azul Marinha convergem em uma jornada artística que transcende as fronteiras convencionais. Este projeto vai além da exposição comum, é um manifesto que destaca como a arte pode ser um catalisador cultural, inspirando comunidades a abraçar, valorizar e cultivar sua própria expressão única.
Serviço:
|Casa de Cultura Ipiranga Chico Science. Dia: 27/01 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Aluizio Cruz – Forró
Aluizio Cruz é um mestre na arte de fazer forró, são 40 anos dedicados ao ritmo. Do seu gogó privilegiado sairão clássicos do nosso forró, apresentando também sua mais recente canção: “Forró na minha casa”.
Serviço:
|Casa de Cultura M’Boi Mirim. Dia: 27/01 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Poder Bélico da Favela – Música
O grupo Poder Bélico da Favela aborda em suas músicas os problemas que são encontrados no dia-a-dia da periferia do Itaim Paulista, bairro localizado no extremo leste de São Paulo. A voz do gueto não se cala, e não pode se calar, por isso o grupo espalha mensagem de conscientização para os jovens sobre respeito às mulheres, drogas, crime e principalmente promoção da paz.
Serviço:
|Casa de Cultura São Mateus. Dia: 27/01 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Mr. Grande-E – Música
Mr. Grande é admirador do rap nacional e do movimento Hip Hop no Brasil, sendo a grande motivação dessa apresentação onde o rapper/artista interpreta grandes clássicos do gênero.
Serviço:
|Casa de Cultura São Miguel. Dia: 27/01 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Celsinho Mody – Música
Com 21 anos de carreira, nascido e criado na zona norte paulistana entre batuques e cabrochas, Celsinho Mody é considerado uma das grandes revelações do carnaval brasileiro no século XX. Apesar de jovem, é um músico reconhecido, detentor de um controle de voz invejável que possibilita uma versatilidade musical como poucos, criando uma explosão na avenida quando conduz sua escola de samba “Acadêmicos do Tatuapé”.
Serviço:
|Casa de Cultura Vila Guilherme – Casarão. Dia: 27/01 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Maracatu Esplendor – Cultura Popular
Esplendor Maracatu trará a magia do Maracatu, um dos ritmos mais emblemáticos de Pernambuco diretamente para o coração de São Paulo, transportando o público para as coloridas e vibrantes ruas do Recife, incorporando a tradição ancestral do Maracatu com uma pitada contemporânea. Os tambores ecoarão no palco com uma energia contagiante junto com performers, expressando a riqueza cultural e a diversidade do folclore pernambucano.
Serviço:
|Casa de Cultura M’Boi Mirim. Dias: 27/01 às 18h; 30/01 às 15h30 e 31/01 às 10h. Livre. Grátis. 90 minutos.
Encontro de DJs Hip Hop Sul com DJ Tito Rodrigues – Música
No início da década de 90, DJ Tito iniciou as atividades como DJ no cenário da cultura Hip Hop nos bailes da Zona Sul de São Paulo, participando de equipes como Company Dance, Crânios Som, Black Side e B.S Produções. Passeando pelos gêneros musicais rap nacional e internacional (underground), se apresentou em diversos lugares.
Serviço:
|Casa de Cultura Hip Hop Sul. Dia: 27/01 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.
O dia a dia do Fotojornalismo com Boca Fotografia – Audiovisual
Alex Miranda, mais conhecido como “Boca” foi criado no Itaim Paulista, extremo leste de São Paulo, onde começou a fotografar em 2006 com foco em retratar o cotidiano das periferias evidenciando a cultura de rua. Estudou no Senac Lapa Scipião e teve algumas fotografias publicadas em livros e veículos de comunicação. Atualmente participa de diversos coletivos, projetos sociais e trabalha como freelancer.
Serviço:
|Casa de Cultura Itaim Paulista. Dia: 27/01 às 18h. 12 anos. Grátis. 120 minutos.
Os Boêmios de Adoniran com Cia Interiorando – Teatro
As obras e os personagens foram criados para relembrar a velha São Paulo das décadas de 50 a 80. O espetáculo conta uma história fictícia em que João após receber uma carta de um velho amigo retorna depois de 30 anos à rua em que morou quando era jovem, relembrando com seu amigo velho turco, as histórias do passado onde a música, o modo de vida simples e a boemia paulistana estavam sempre presentes.
Serviço:
|Casa de Cultura Santo Amaro – Júlio Guerra. Dia: 27/01 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Baile LGBTQIA+ com Traemme – Música
Traemme é uma mulher transexual, cantora e performer brasileira de 24 anos que iniciou sua carreira musical em meio a pandemia. Ela alcançou visibilidade e em 2021 lançou seu primeiro trabalho musical em todas as plataformas digitais. Seus lançamentos mais recentes refletem a música pop com potencial de alcançar as paradas de sucesso.
Serviço:
|Casa de Cultura São Rafael. Dia: 27/01 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Só D Manos – Música
Originários do pulsante bairro de Itaim Paulista, na Zona Leste de São Paulo, o grupo Só D Manos traz uma mensagem poderosa de esperança e espiritualidade através do rap gospel. Em seu espetáculo inovador, combina as batidas marcantes do rap com letras que inspiram a fé e a superação, explorando os desafios da vida nas periferias e a busca pela redenção.
Serviço:
|Casa de Cultura São Mateus. Dia: 27/01 às 18h30. Livre. Grátis. 60 minutos.
Conexão Fluxo com Baile Funk – Música
Trazendo um pouco da cultura dos bailes funks de rua para dentro da Casa de Cultura, o Conexão Fluxo nasceu a partir da necessidade de dar visibilidade e reconhecimento aos bailes funk que antes eram marginalizados e considerados ilegais. Idealizado pelo Magno, membro do Coletivo AQST, o projeto teve como objetivo principal legalizar e regularizar esses eventos, proporcionando estrutura e condições adequadas para sua realização.
Serviço:
|Casa de Cultura Hip Hop Leste. Dia: 27/01 às 19h. 14 anos. Grátis. 180 minutos.
Samba na Feira – Música
O projeto musical constitui-se de uma apresentação em forma de roda de samba em que alguns sambistas abordam sambas autorais e outros tradicionais do riquíssimo samba nacional, que é o maior patrimônio da Cultura Popular Brasileira. Exclusivamente nesta edição de comemoração de 16 anos de Samba na Feira, haverá uma ação em conjunto com o Grupo Terreiro Grande e o Projeto Toca do Samba.
Serviço:
|Casa de Cultura Vila Guilherme – Casarão. Dia: 27/01 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.
A Fotografia na Cultura de Rua com Rafa Félix – Audiovisual
Rafael Felix ou apenas Félix, nasceu e foi criado na zona leste de São Paulo e usa a fotografia para abrir horizontes, conhecer o novo e descobrir no outro um pouco de si mesmo. Félix se concentra nas questões marginalizadas e culturais e usa a fotografia documental e o retrato para registrar, em especial, o universo Hip Hop e suas ramificações junto com a cultura de rua.
Serviço:
|Casa de Cultura Itaim Paulista. Dia: 27/01 às 19h. 12 anos. Grátis. 120 minutos.
Encontro de DJs Hip Hop Sul com DJ Dri – Música
DJ Dri traz ao público uma nova proposta musical na Casa de Cultura Hip Hop Sul, com uma performance criativa com elementos como scratchs e técnicas de construção de batidas ao vivo o “turntablismo” em mixagens clássicas e inéditas, mantendo a tradição e a cultura do DJ e da discotecagem em evidência, aliadas às tecnologias digitais, garantindo o melhor som do baile.
Serviço:
|Casa de Cultura Hip Hop Sul. Dia: 27/01 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Baile do DJ Gordo convida Grand Master Ney – Hip Hop
O Baile do DJ gordo trará nesta edição uma festa de impacto com acesso gratuito à cultura e lazer, assim ele e seus convidados farão um espetáculo relembrando grandes clássicos da black music com a presença do lendário DJ Grand Master Ney, não percam!
Serviço:
|Casa de Cultura Hip Hop Sul. Dia: 27/01 às 20h. Livre. Grátis. 90 minutos.
AQST: Conexão sem Wi-fi – Artes Integradas/Multilinguagens
AQST Conexão sem wi-fi convida a todos a se desligarem da internet e se conectarem uns com outros e com todos seus sentidos, se mexendo, desenhando, correndo e brincando. Com a proposta de conectar com suas raízes, a intervenção artística conta com pula-pula e castelo de bolinhas, distribuição de algodão doce e pipoca, além claro das gincanas que a gente ama.
Serviço:
|Casa de Cultura Hip Hop Leste. Dia: 28/01 às 10h. Livre. Grátis. 180 minutos.
Maria Fumaça Rock – Skate Rock 2024 – Música
A banda Maria Fumaça Rock apresenta o concerto “Skate Rock 2024”, divulgando seu novo EP intitulado “Respeite as Transições”. A banda da Zona Leste de São Paulo representante do circuito skate faz um grande espetáculo que passeia entre o rock, o groove e o ska, e apresenta no repertório músicas como “Crack”, “SkaRock”, “Legado”, “Bala de Canhão” e “Vivência”.
Serviço:
|Casa de Cultura Guaianases. Dia: 28/01 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Transmasculinidades com Larry Anjos – LGBTQIA+
Larry Anjos aborda o tema a partir das vivências trans masculinas no contexto brasileiro. De representatividade à subnotificação de dados, o encontro propõe reflexões sobre as identidades trans masculinas.
Serviço:
|Casa de Cultura Raul Seixas. Dia: 28/01 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.
TRABSarau – Literatura
TRANSarau é um evento organizado por artistas e ativistas TRANSvestigeneres, em colaboração com pessoas LGBTQIA+ voltado para a visibilidade Trans. TRANSarau é um importante espaço de representatividade e de resistência negra que nasceu em dezembro de 2015 e se consolidou como importante para artistes dissidentes de gêneros, que visam expressar sua arte que quebram as expectativas dessa sociedade.
Serviço:
|Casa de Cultura Tremembé. Dia: 28/01 às 15h. 14 anos. Grátis. 120 minutos.
Trio Juazeiro – Forró
Festejando quase 60 anos de carreira, nas apresentações do Trio Juazeiro não pode faltar o Forró de Juazeiro do Norte, assim o trio apresenta canções autorais como: “NaNã”, “Tem que rezar por mim”, “Espelho”, entre outros sucessos.
Serviço:
|Casa de Cultura Santo Amaro – Manoel Mendonça. Dia: 28/01 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Cartunista Humberto Pessoa – Artes Visuais
Exposição de caricaturas de personalidades negras que ficará em exposição por 15 dias na Casa de Cultura. Humberto Pessoa é cartunista há 26 anos e iniciou sua carreira produzindo charges e cartuns para jornais de bairro de São Caetano e São Bernardo do Campo. Todos os desenhos foram intencionados a homenagear essas personalidades, que de alguma forma foram importantes para a sociedade, é um momento em que o respeito ao povo afro fica estampado.
Serviço:
|Casa de Cultura Freguesia do Ó. Dia: 28/01 às 16h. Livre. Grátis. 500 minutos.
Samba no Asfalto – Música
O repertório do grupo “Samba no Asfalto” é uma viagem pelas diversas nuances desse gênero musical com clássicos que marcaram época e composições autorais que trazem um frescor contemporâneo. Desde os primeiros acordes de pandeiro, cuíca e cavaquinho até as harmonias melódicas dos violões, surdos e tamborins, cada música é um convite irresistível para cantar, dançar e celebrar a cultura brasileira.
Serviço:
|Casa de Cultura São Mateus. Dia: 28/01 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Show Kaique – Música
Kaique é um artista único no cenário musical brasileiro, trazendo consigo uma mistura eclética de ritmos e letras potentes. Com sua música pop carregada de elementos do funk ao rap acústico e trap, o jovem cantor transmasculino tem conquistado cada vez mais ouvidos e corações. Nascido e criado na Zona Oeste carioca, Kaique usa suas músicas para contar suas histórias, narrativas cotidianas e também suas vivências como homem trans, sempre de forma envolvente e acessível.
Serviço:
|Casa de Cultura Campo Limpo. Dia: 28/01 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Celsinho Mody – Música
Com 21 anos de carreira, nascido e criado na zona norte paulistana entre batuques e cabrochas, Celsinho Mody é considerado uma das grandes revelações do carnaval brasileiro no século XX. Apesar de jovem, é um músico reconhecido, detentor de um controle de voz invejável que possibilita uma versatilidade musical como poucos, criando uma explosão na avenida quando conduz sua escola de samba “Acadêmicos do Tatuapé”.
Serviço:
|Casa de Cultura São Mateus. Dia: 28/01 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Aniversário de 470 Anos de SP com Diretoria E&Ti – Música
No palco, o Grupo Diretoria E&Ti transmite mensagens de motivação, resiliência e superação, encorajando os jovens a acreditar em si mesmos e perseguir seus sonhos. Suas letras abordam temas como autoconfiança, igualdade e a importância da educação.Cada música do Diretoria transmite a ideia de que os obstáculos podem ser superados e que cada indivíduo tem o potencial de alcançar o sucesso.
Serviço:
|Casa de Cultura São Rafael. Dia: 28/01 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Baile LGBTQIA+ com Traemme – Música
Traemme é uma mulher transexual, cantora e performer brasileira de 24 anos que iniciou sua carreira musical em meio a pandemia. Ela alcançou visibilidade e em 2021 lançou seu primeiro trabalho musical em todas as plataformas digitais. Seus lançamentos mais recentes refletem a música pop com potencial de alcançar as paradas de sucesso.
Serviço:
|Casa de Cultura Campo Limpo. Dia: 28/01 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Bee Gees Brazil – Música
Uma viagem no tempo que vai muito além dos Embalos de Sábado à Noite, com os maiores sucessos de todas as fases dos Bee Gees, proporcionando a exata noção de como era estar presente em um espetáculo dos irmãos Barry, Robin e Maurice Gibb. Vozes em harmonia, arranjos instrumentais com riqueza de detalhes e fidelidade às gravações originais garantirão uma apresentação de altíssima qualidade.
Serviço:
|Casa de Cultura Freguesia do Ó. Dia: 28/01 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Samba na feira – Música
O projeto musical constitui-se de uma apresentação em forma de roda de samba em que alguns sambistas abordam sambas autorais e outros tradicionais do riquíssimo samba nacional, que é o maior patrimônio da Cultura Popular Brasileira. Exclusivamente nesta edição de comemoração de 16 anos de Samba na Feira, haverá uma ação em conjunto com o Grupo Terreiro Grande e o Projeto Toca do Samba.
Serviço:
|Casa de Cultura São Mateus. Dia: 28/01 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Cantora Caroline – Bossa Nova
Caroline é uma cantora, compositora e poeta que possui uma voz doce, marcante e potente. Traz um espetáculo maravilhoso para a Casa de Cultura com seu repertório autoral e com músicas da belíssima bossa nova brasileira.
Serviço:
|Casa de Cultura Campo Limpo. Dia: 31/01 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Breve dança para um rio com Cia Menina Fulô – Dança
Três mulheres dançam e anunciando em seus gestos que embaixo daquele solo, corre um rio. Soterrado e enclausurado, ele pede para se mover. Suas águas são correntes e ele lamenta em sons que ninguém ouve. Ele sente saudade de sua dança. As mulheres chamam as crianças e pedem para elas imaginarem o rio que mora dentro da terra e distribuem pincéis para que as crianças refaçam os caminhos do rio no solo.
Serviço:
|Casa de Cultura São Rafael. Dia: 31/01 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Banda Ópuster – Música
A banda de Rock Ópuster irá realizar um espetáculo nostálgico de muito rock dos anos 60 até a atualidade para comemorar o aniversário de São Paulo.
Serviço:
|Casa de Cultura Campo Limpo. Dia: 31/01 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Trio Matilha de Joá – Cultura Popular
O Trio Matilha de Joá tem como intenção revigorar a cultura raíz do Forró, difundindo-a em todas as camadas da sociedade, cativando inclusive o público jovem com a qualidade musical e a marcante voz do cantor Willian Delmondes. O espetáculo tem um repertório do autêntico Forró de Raiz com músicas dos vários compositores e intérpretes consagrados.
Serviço:
|Casa de Cultura Freguesia do Ó. Dia: 31/01 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.