Mauá oferece cursos para manipuladores de alimentos
Durante esta semana a Prefeitura de Mauá, através da Secretaria de Saúde, está realizando o curso de boas práticas para manipuladores de alimentos.
- Data: 23/04/2013 18:04
- Alterado: 23/04/2013 18:04
- Autor: Redação
- Fonte: PMM
Crédito:
O Departamento de Vigilância Sanitária da Covisa é o setor responsável pela organização do curso, que conta com a participação de pessoas ligadas a escolas infantis, restaurantes, lanchonetes, mercados, açougues e integrantes da Feira de Artesanato.
O objetivo do curso é garantir que a população terá acesso a alimentos seguros através da manipulação correta por parte dos trabalhadores que atuam no setor de alimentação. O treinamento também é uma exigência legal para que os estabelecimentos obtenham a licença sanitária de funcionamento. No mínimo um funcionário do estabelecimento deve ter o treinamento.
Informações sobre alimentos seguros, contaminação e doenças transmitidas pela alimentação são repassadas aos participantes. Um dos aspectos mais significativos é a abordagem relativa às práticas higiênicas e controle integrado de pragas. Este controle tem de ser através de barreira física e química. “Além da dedetização é necessário o uso da tela milimétrica e ralos apropriados,” relata a veterinária Ana Carolina Amorim, instrutora do curso.
Os participantes também recebem orientações sobre a estrutura das edificações, controle da saúde e higiene dos funcionários, utilização de uniformes e limpeza da caixa d’água.
O curso, que é gratuito, deverá ser realizado mensalmente. Para se inscrever basta procurar a sede da Covisa na Av. D. José Gaspar, 869, Jardim Pilar. Mesmo quem ainda não atua no setor de alimentação, mas tem a intenção de ingressar no ramo, pode participar.