Região Sudeste estará representada por 75 empreendedores no MICBR

O Mercados das Indústrias Criativas acontece em Belém, de 8 a 12 de novembro

  • Data: 06/11/2023 11:11
  • Alterado: 06/11/2023 11:11
  • Autor: Redação
  • Fonte: MinC
Região Sudeste estará representada por 75 empreendedores no MICBR

Crédito:MinC

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Dos 260 selecionados pelo Ministério da Cultura (MinC) para participar da terceira edição do Mercado das Indústrias Criativas do Brasil (MICBR), que acontece no Hangar, em Belém (PA), entre os dias 8 e 12 de novembro, o Sudeste vai enviar 75 empreendedores, sendo 29 de São Paulo, 16 de Minas Gerais, quatro do Espírito Santo e 26 do Rio de Janeiro. 

Dos 15 setores criativos que abrangem a programação do MICBR, a região será representada da seguinte forma: áreas técnicas (7), artesanato (3), audiovisual & animação (6), circo (6), dança (5), design (5), editorial (6), Hip-Hop (7), jogos eletrônicos (7), moda (4), museus & patrimônio (8), música (7) e teatro (4). 

Uma das empreendedoras selecionadas da região é Lydia Arruda, produtora cultural há 25 anos. Idealizadora da Líria Cultural, produtora da qual é sócia e que tem por objetivos realizar projetos artísticos e culturais que possuam impacto social. “Irei para Belém representando uma equipe que está muito empolgada em poder conhecer a região Norte, com todas as suas riquezas, pela primeira vez. A Líria Cultural vai representar companhias teatrais que têm em comum a localização fora dos centros urbanos e fomentam arte, cultura e educação a partir de seus territórios”, conta. 

Do interior de São Paulo, o grupo representado é o “Contadores de Mentira”; do interior de Minas Gerais, é o Mamulengo Flor do Cafezal e ainda a artista Carolina Garcia, do Rio Grande do Sul. 

“Juntos, levaremos sete espetáculos, seis ações de formação artística e culturais e três residências artísticas. Acreditamos que o mercado das Indústrias Criativas se fortalece ao conectar diretamente partes compradoras e vendedoras do mercado cultural. Com isso, toda a cadeia produtiva tem a oportunidade de se desenvolver. Para além disso, percebemos um grande empenho do Ministério da Cultura ao realizar uma programação diversa, que envolve desde atrações variadas à formações transversais, realizadas com parceiros estratégicos”, diz Lydia. 

Já Renato Alves Costa, foi um dos empreendedores selecionados pelo edital na área do Design, e estará em Belém representando o Sudeste com a hub Bamba – agência de inovação, criatividade e narrativas negras, que surgiu em 2017 para mudar a lógica do mercado de comunicação e marketing. 

“Não temos uma sede física, trabalhamos em home office, só com profissionais negros de todo o Brasil. Atualmente estamos indo pro MICBR pela área de Design que é um dos serviços que oferecemos, pois também atuamos com assessoria de imprensa, produção de conteúdo e arte digital”, diz Renato. Ele conta que a ideia de fundar a agência surgiu do incômodo com o mercado de comunicação. “Percebemos que na maioria das agências os profissionais eram brancos, um mercado centralizado sobretudo em homens e quando se fala em diversidade tem no máximo a mulher inserida, mas que também é branca. Queremos mudanças dentro das agências não só na questão do mercado, mas nos produtos”, reforça o empreendedor formado em Jornalismo e pós graduado em Marketing Digital. 

Será a primeira vez que ele viajará ao Norte do país e está ansioso por conhecer Belém. “Nossa expectativa é alta. Tanto em gerar novos negócios e conexões e outras pessoas de outras partes do Brasil e da América do Sul, quanto em conhecer Belém, e um pouco do Pará”, finaliza. 

Representatividade 

Dos 906 inscritos em todo o Brasil, o edital do MinC selecionou 260 participantes de 102 cidades do país. Desse total, 99 vagas foram preenchidas por participantes do interior dos estados, dos quais 78 são vendedores e 21 compradores, garantindo representatividade de todas as regiões do país, com 24 das 27 unidades federativas sendo contempladas (com exceção de Piauí, Roraima e Rondônia). A composição dos selecionados que declararam gêneros é: 109 mulheres (42%), 101 homens (39%) e sete pessoas não binárias (3% LGBTQIA+). 

O maior mercado público de indústria criativa do país contará com uma programação 15 setores criativos, sendo eles: áreas técnicas (21%), artesanato (21%), audiovisual & animação (21%), circo (20%), dança (20%), design (20%), editorial (20%), jogos eletrônicos (15%), moda (20%), museus & patrimônio (20%), música (21%) e teatro (21%) e Hip-Hop (20%). Além disso, destacando a rica culinária da região norte, o evento apresentará uma Cozinha-Show com foco nos sabores e ingredientes locais. 

Investimento 

O Ministério da Cultura investiu R$1,118 milhão no edital para levar os 260 empreendedores culturais e criativos brasileiros ao evento. O apoio financeiro foi calculado por região brasileira para cobrir despesas de transporte (aéreo, terrestre e/ou fluvial), contratação de plano de seguro de viagem e diárias (hospedagem, alimentação e transporte local). Os participantes da região Norte receberão R$ 4.095,61, o estado do Pará R$ 3.267,61, a Metropolitana de Belém R$ 1.023,00, a região Nordeste R$ 4.755,61, a região Centro-Oeste R$ 4.107,61, a região Sudeste R$ 3.819,61 e a região Sul R$ 3.963,61. 

Estreia 

O MICBR 2023 marca sua primeira realização na Amazônia e representa uma importante política pública para o setor cultural, visando estimular o crescimento dos setores criativos, a circulação de bens e serviços culturais, a internacionalização da produção cultural brasileira e o profissionalismo dos agentes culturais do país. Esta edição traz algumas novidades, como a inserção do Hip Hop como um dos setores criativos, a realização de rodadas separadas para cada setor das artes cênicas (circo, dança e teatro), a inclusão de um setor dedicado às áreas técnicas nas atividades de negócios e formação e a Argentina como país convidado de honra. 

Realização

O MICBR é uma realização do MinC e OEI e conta com o patrocínio master da Vale e do Instituto Cultural Vale. Também apoiam a iniciativa o Sebrae, o YouTube, a Caixa Econômica Federal (CEF) e o Banco da Amazônia (BASA). A programação das palestras e oficinas é apresentada pela Vale e Instituto Cultural Vale, com apoio do British Council. A Apex-Brasil é parceira nas rodadas de negócios e atividades de formação de redes.

O Mercado das Indústrias Criativas é realizado, ainda, com apoio do Governo do Estado do Pará, por meio das Secretarias de Cultura e Turismo, e pela Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Cultural de Belém e da Companhia de Desenvolvimento da Região Metropolitana. 

Veja a lista dos participantes da Região Sudeste, Aqui

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  • Data: 06/11/2023 11:11
  • Alterado:06/11/2023 11:11
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