Sabesp conquista três prêmios no GRI Infra Awards
A premiação valoriza a empresa que se destacou em 2023 ao alcançar os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU
- Data: 30/10/2023 09:10
- Alterado: 30/10/2023 09:10
- Autor: Redação
- Fonte: Sabesp
Sabesp
Crédito:Divulgaçao/Sabesp
Prestes a completar 50 anos, a Sabesp venceu, na última quinta-feira, em duas categorias da premiação GRI Awards 2023. A Companhia subiu no pódio duas vezes quando o tema foi ESG conquistando 1º e 2º lugares. Na categoria Comunidade, a Sabesp levou a terceira posição.
O GRI Club premia os empreendimentos que mais se destacaram em cada segmento, bem como os projetos de maior impacto social, mais aderentes às práticas ESG e as empresas responsáveis pela transação do ano.
Neste sentido, alinhada com as práticas ESG, a Sabesp foi reconhecida em primeiro lugar pelo programa Novo Rio Pinheiros e, em segundo lugar, pelo programa Água Legal. O diretor-presidente André Salcedo recebeu os troféus, agradeceu o GRI e parabenizou as empresas do setor de infraestrutura pelo importante papel que desempenham para o desenvolvimento socioambiental e econômico do País.
“A Sabesp completa 50 anos, e a gente quer, cada vez mais, mostrar a importância que as pessoas têm na nossa vida. É para melhorar a saúde e a qualidade de vida dessas pessoas que a gente se esforça em ações sustentáveis com foco na economia circular, no uso racional da água e na universalização do saneamento”, afirmou Salcedo.
Vencedor da noite na categoria ESG, o Novo Rio Pinheiros inovou na gestão de contratos por resultados, soluções de engenharia, e alcançou resultados importantes na bacia onde estão 2 milhões de pessoas. A iniciativa, agora, vai nortear um dos principais desafios dos próximos anos: O IntegraTietê. “O programa Novo Rio Pinheiros foi um gigante piloto, reduzindo enormemente a carga orgânica no Rio, e está sendo usado como exemplo do que vamos implantar no rio Tietê. Vamos usar o mesmo conceito de contrato de performance, infraestrutura e suporte social”, completou.
Programa Água Legal
Em segundo lugar na categoria ESG, o programa Água Legal, da Sabesp, está sendo ampliado para mais 245 mil moradores de 93 comunidades na Região Metropolitana. Reconhecido pela Rede Brasil Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), o projeto regulariza ligações de água em áreas de alta vulnerabilidade social, onde os moradores são abastecidos de modo precário por tubulações improvisadas e sujeitas à contaminação. Já beneficiou mais de 680 mil pessoas desde 2016. “O Água Legal nos ajuda a construir um futuro melhor e mais desenvolvido com a universalização do saneamento básico”, concluiu Salcedo.
Programa Ensinando a Pescar
O Programa Ensinando a Pescar conquistou o terceiro lugar na categoria Comunidade. Trata-se de cursos gratuitos de instalações hidráulicas, entre outros, que ajudam a recolocar pessoas no mercado de trabalho.
GRI Infra Awards
A 2ª edição do GRI Infra Awards, premiação anual realizada pelo GRI Club, que reconhece iniciativas de empresas operadoras, concessionárias, gestoras, fundos e investidores que se destacaram no mercado de infraestrutura no Brasil. São avaliados programas, projetos e ações dos setores de transporte, energia, saneamento básico, infraestrutura urbana e social, ativos ambientais.