Mercur: redução na jornada de trabalho com foco no bem-estar das pessoas

Desde 2015, empresa gaúcha opera suas duas plantas com uma carga horária de 36h semanais, mantendo os resultados de operação

  • Data: 29/10/2023 13:10
  • Alterado: 29/10/2023 14:10
  • Autor: Redação
  • Fonte: Assessoria
Mercur: redução na jornada de trabalho com foco no bem-estar das pessoas

Crédito:Divulgação

Você está em:

Desde junho deste ano, empresas brasileiras estão participando do experimento sobre o impacto da redução da jornada de trabalho para uma semana de 4 dias. A ação ocorre em parceria com a “4 Day Week“, organização sem fins-lucrativos que conduz testes globais sobre a carga horária reduzida, e a brasileira Reconnect Happiness at Work. A pesquisa busca saber se uma semana de trabalho com quatro dias pode aumentar a produtividade no espaço de trabalho.

A Mercur, indústria das áreas da saúde e educação, tem trabalhado em uma gestão onde as pessoas estão no centro de todos os processos. O relacionamento com as pessoas colaboradoras é uma das prioridades da empresa, que já em 2015 reduziu a jornada de trabalho de 40 para 36 horas semanais. “Primeiramente, a redução foi por uma questão econômica diante de um cenário mais restritivo, com a necessidade de um modelo mais enxuto e eficiente. O desafio partiu de compor a necessidade de reajuste salarial e equilibrar as contas”, explica Fabiane Lamaison, Facilitadora da Coordenação da Mercur. 

Dessa forma, o Colegiado em processo de cocriação propôs como um projeto piloto, a redução de 10% da carga horária para manter o equilíbrio financeiro e dessa forma, também beneficiar os colaboradores. “Uma vez que paramos a operação na sexta-feira à tarde, tivemos outras reduções econômicas. No entanto, percebemos uma maior qualidade de vida e bem-estar para os nossos colaboradores por meio desse período livre com a menor rotatividade de colaboradores, a diminuição de pedidos para sair para consultas ou outras atividades em horário de expediente, entre outras. Nossos colaboradores têm mais tempo para as próprias atividades, para aproveitar mais o tempo em família ou até para empreender ou apostar em novos meios de geração de renda”, comenta Fabiane.

Mercur: redução na jornada de trabalho com foco no bem-estar das pessoas

No ano seguinte, o projeto foi avaliado e tanto os indicadores econômicos quanto a percepção dos colaboradores em relação à nova jornada de trabalho foram positivos. “Foi preciso ajustar processos e romper barreiras. As Pesquisas de Clima apontaram maior satisfação dos colaboradores no desenvolvimento das funções, bem como satisfação pessoal”, complementa a Facilitadora.

A pesquisa em andamento no Brasil tem seu foco na produtividade e busca desmistificar a ideia de que esta é proporcional ao número de horas trabalhadas. “Essa questão da produtividade é bastante relativa, porque há várias questões que corroboram com ela, não só as horas da jornada de trabalho. No entanto, é preciso dizer que na Mercur com a redução de 4h semanais, mantivemos a produtividade da empresa proporcionando maior qualidade de vida aos nossos colaboradores”, finaliza Fabiane.

Para conhecer mais sobre a Mercur e a área de Talentos Humanos acesse www.mercur.com.br

Sobre a Mercur 

A Mercur é uma indústria brasileira das áreas de saúde e educação, localizada em Santa Cruz do Sul (RS), que completa 100 anos em 2024. Há mais de 15 anos, iniciou uma mudança de cultura organizacional e sua gestão está amparada nos pilares ambiental, econômico, humano e social. Seu posicionamento é traduzido pelo DNA: cocriar o mundo de um jeito bom pra todo o mundo. Para isso, busca construir relacionamentos que valorizam a vida – pessoas, meio ambiente e o planeta. A empresa recriou seu jeito de ser no mundo com o foco nas pessoas: uma gestão mais horizontal e aberta ao diálogo, voltada para práticas responsáveis inspiradas em ESG (Environmental, Social e Corporate governance). Possui aproximadamente 600 colaboradores distribuídos em duas unidades e uma equipe que atua em todos os estados do Brasil. Por meio da cocriação, desenvolve produtos como borrachas de apagar, colas, corretivos, andadores, bengalas, bolsas térmicas, muletas, joelheiras e recursos de inclusão voltados para pessoas com deficiência. A inovação também está presente na essência da Mercur e para definir estratégias e dar mais agilidade em projetos mais desafiadores, desde 2022, conta com a Vóka, o Centro de Inovação da empresa.

Compartilhar:

  • Data: 29/10/2023 01:10
  • Alterado:29/10/2023 14:10
  • Autor: Redação
  • Fonte: Assessoria









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados