Nova edição de Encontros de Cinema exibe o filme Rama Pankararu
O filme de Pedro Sodré mistura ficção com realidade para mostrar a cultura e resistência deste povo indígena do sertão pernambucano
- Data: 27/10/2023 08:10
- Alterado: 27/10/2023 08:10
- Autor: Redação
- Fonte: Itaú Cultural
Bia Pankararu
Crédito:Felipe Souto Maior/Secult-PE
Na última terça-feira de outubro, dia 31, a partir das 19h, é realizada na Sala Vermelha do Itaú Cultural, mais uma edição de Encontros de Cinema. Desta vez, o público assiste ao filme Rama Pankararu, de Pedro Sodré, que retrata a cultura e resistência histórica do povo indígena diante de injustiças sociais e a ausência de políticas públicas. Na sequência, tem um bate-papo com Bia Pankararu, corroterista e protagonista da obra que lhe rendeu o prêmio de melhor atriz no 26º Festival de Pernambuco. No mesmo evento, a produção foi considerada o melhor filme pelo júri popular e melhor longa-metragem, pela crítica da Abraccine.
Como todas as atividades oferecidas pelo Itaú Cultural, a entrada é gratuita. Os ingressos para os 70 lugares desta sala devem ser reservados, a partir da quarta-feira, 25 de outubro.
O filme
Em Rama Pankararu, o roteiro permite que ficção e realidade se integrem. Todos os personagens são vividos por integrantes do povo Pankararu, grupo indígena brasileiro que reside nos limites dos municípios de Tacaratu e Petrolândia, no estado de Pernambuco, e o Norte da Serra do Ramalho, na Bahia.
A história tem como protagonista Bia Pankararu, uma jovem técnica de enfermagem, que organiza arrecadações de fundos para a reconstrução de uma escola, incendiada durante as eleições de 2018 no território indígena. O incêndio, um crime real, chocou a comunidade indígena pernambucana dando base para o roteiro escrito por Bia, Sodré e Yuri Westermann. Ele narra a história de Paula uma jornalista carioca, interpretada por Tássia Leite, que sai do Rio de Janeiro para ir à aldeia na busca por informações sobre o caso, com o objetivo de denunciá-lo.
SERVIÇO:
Encontros de Cinema
Rama Pankararu + bate-papo com Bia Pankararu
Dia 31 de outubro, terça-feira, às 19h
Sala Vermelha (70 lugares)
Duração aproximada: 150 minutos
Ingressos em: itaucultural-eventos.byinti.com/#/ticket
Classificação indicativa: não recomendada para menores de 12 anos (conteúdo sexual, drogas lícitas e linguagem imprópria)