SP promove programação cultural com mais de 160 atrações no Dia das Crianças
Ação Praças da Cultura acontece na próxima quinta-feira (12) com atividades em praças e equipamentos culturais espalhados por todas as regiões da cidade
- Data: 10/10/2023 14:10
- Alterado: 10/10/2023 14:10
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de São Paulo
Dia das Crianças
Crédito:Marcello Casal Jr/Agência Brasil
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), montou uma programação especial da ação Praças da Cultura – Dias das Crianças para a próxima quinta-feira (12). No feriado, praças de todas as regiões da capital recebem atrações infantis gratuitas, das 10h às 14h. Contemplando diversas linguagens artísticas, as atividades também se estendem ao longo do dia pelos Centros Culturais e Casas de Cultura.
“São 32 praças da cidade, uma em cada subprefeitura, recebendo programação infantil. Ao todo, são mais de 160 atrações”, conta a secretária de cultura Aline Torres. “O programa Praças da Cultura é uma verdadeira construção de equipamentos culturais, sem tijolos! Ele vai para o lugar onde temos menos ou nenhum equipamento cultural”, completa.
Entre os destaques da Zona Leste, estão A Rainha da Dança Esquisita, uma performance de dança misturada com contação de histórias, que chega na Praça Sampaio Vidal, na Vila Formosa. Em Guaianases, o Teatro da Mafalda apresenta dois espetáculos circenses na sequência: Encontro de Palhaças e Cabaré da Mafalda, na praça da Rua Miguel Martins Lisboa. O Centro Esportivo Mooca recebe o espetáculo Os Mequetrefe, dos Parlapatões, entre outras atrações espalhadas pena região Leste.
Na Zona Sul, a Praça Campo Limpo recebe uma programação circense que inclui O Abrazo Girafa, da Cia Duna, e O Mundo dos Irmãos Becker. No Jardim Santa Fé, na Praça do Jardim Myrna, a Cia do Núcleo apresenta o espetáculo musical Tucantaconto!, com canções do universo popular. Em Cidade Ademar, na Praça Comunitária Lígia Maria Salgado, o Cortejo Brincante Cacuriá Brincadeiras Encantadas, do KalungaErê, trará músicas sobre a vida nas periferias urbanas. Já em Santo Amaro, a Casa de Cultura Manoel Mendonça contará com a Ocupação Mundo Giras, com diversas recreações artísticas para as crianças. Em Sapopemba, a 4 Praças Grimaldi recebe o espetáculo de dança Um Voo na Floresta, da Cia Meu Corpo Meu Brinquedo, e muito mais.
Já na Zona Norte, o público da Casa Verde recebe na praça da Avenida Koshun Takara, 313, a intervenção artística Rolê de Nenê, da Cia Mover, com brincadeiras voltadas para bebês e crianças da primeira infância juntamente com seus pais, familiares ou cuidadores. Na Brasilândia, a Praça Itálico Ancona Lopez recebe o teatro infantil Putakaryy Kakykary, O Sopro da Vida, inspirado no livro infantil homônimo do autor indígena Kamuu Dan Wapichana. Em Santana, a Praça Vereador Antônio Sampaio (“Pista de Skate do Lauzane”) recebe o espetáculo Canta e Conta, adaptação do livro “Dez sacizinhos”, de Tatiana Belinky; na Vila Maria, a TáDito Cia das Artes apresenta Capelinha de Melão, teatro infantil com quadrilha junina e a confecção da capelinha de cravo, rosa e manjericão na Praça Padre João Bosco Penido Burnier.
Na Zona Oeste, a R. Jacques Pilon, na Lapa, recebe a peça O Livro do Improviso, da Cia. Teatro Enlatado. na região de Pinheiros, a Praça Arlindo Rossi recebe O Pescador e a Mulher-Esqueleto, do Grupo Caleidoscópio, usando bonecos com a técnica de manipulação japonesa Bunraku. No Butantã, a Companhia Madeirite Rosa apresenta a peça Pro Mundo Virar na Praça Eng. Noriyuki Yamamoto.
Por fim, na região central, a Biblioteca Monteiro Lobato sedia o show Cortejo Vem Brincar, com cantigas populares do universo infantil.
Clique aqui e veja a programação completa de atividades.
Ao longo do dia, os equipamentos culturais da SMC também recebem uma programação especial. Nos Centros Culturais, estão entre os destaques a Banda Pequeno Cidadão, no Tendal da Lapa; a peça Gato Malhado e Andorinha Sinhá, no Teatro Arthur Azevedo; a projeção mapeada Vrumvrumzinho, no Teatro Paulo Eiró; e o Festival da Primeiríssima Infância, no Teatro Flávio Império.
Casas de Cultura
Já nas Casas de Cultura, o grupo KalungaErê se apresenta nas casas Hip Hop Sul, às 14h, Freguesia do Ó, às 15h, e Chico Science, às 17h. Já o circo Bando Golíardis se apresenta às 15h na Casa de Cultura Freguesia do Ó e a brincadeira Voltando a Ser Criança acontece às 12h, na Casa de Cultura Raul Seixas. Outro destaque é a contação de histórias Helena Black – A princesa e a Costureira, na Casa de Cultura São Rafael.