SP oferece cerca de 500 vagas para artesãos comercializarem em feiras durante o mês de novembro
As ações são do programa Mãos e Mentes Paulistanas e inscrições podem ser feitas on-line até o dia 16 de outubro
- Data: 09/10/2023 10:10
- Alterado: 09/10/2023 10:10
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de São Paulo
Mãos e Mentes Paulistanas
Crédito:Prefeitura de SP
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, abre inscrições para participação de artesãos nas feiras de artesanato que ocorrerão no mês de novembro. As ações são do programa Mãos e Mentes Paulistanas, iniciativa de incentivo e desenvolvimento do setor de artesanato e manualidades da cidade de São Paulo. Ao todo, serão cerca de 500 vagas para empreendedores artesanais comercializarem os seus produtos em mais de dez pontos diferentes da Capital.
“O Mãos e Mentes Paulistanas foi criado com o objetivo de impulsionar o artesanato paulistano por meio de diversos eixos, um deles é o do acesso a mercado. A Prefeitura de São Paulo busca sempre expandir a quantidade de espaços que recebem as feiras, assim como incluir cada vez mais empreendedores em pontos de comercialização. Desta forma, podemos apoiar não somente a geração de renda destes artistas, como também fortalecer a cultura na cidade”, declara a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.
A participação nos espaços de comercialização é gratuita. Podem se inscrever artesãos e manualistas credenciados no programa até 16 de outubro. Vender produto artesanal de produção própria e ter disponibilidade para estar presente durante todo o evento também são alguns dos requisitos de participação. Trabalhadores manuais que ainda não estão credenciados no Mãos e Mentes Paulistanas podem fazer o cadastro para credenciamento neste link.
As feiras de artesanato vão acontecer por toda a Capital. Ao todo, 14 localidades irão receber os artesãos e manualistas do Mãos e Mentes, sendo: Parque Severo Gomes (Zona Sul), Sacolão da Freguesia do Ó, Largo do Clipper, Largo da Matriz e Parque do Trote (Zona Norte), Mercadão das Flores e Parque Anhanguera, Mercado da Penha e Parque do Carmo (Zona Leste) e, por fim, Parques Jardim da Luz, Buenos Aires e Praças Antônio Prado, Oswaldo Cruz e Praça do Patriarca (Região Central).
Inscrições para pontos fixos
O Programa Municipal Mãos e Mentes Paulistanas também está com inscrições abertas para a loja do Programa no Shopping Center 3, neste link, e para o quiosque do Mercadão das Flores, neste link. Os interessados podem se inscrever até 31 de outubro.
Para se inscrever é necessário estar credenciado no Mãos e Mentes Paulistanas e ter concluído ou estar cursando a qualificação empreendedora do Programa com mais de 70% do curso concluído.
Outras exigências de participação são ter disponibilidade de trabalho voluntário presencial em escalas semanais pré-definidas e possuir CNPJ ativo em nome próprio ou no quadro societário (CNPJ de terceiros não será permitido).
Sobre o Mãos e Mentes Paulistanas
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, conta com um programa de apoio ao setor de artesanato e manualidades da Capital, o Mãos e Mentes Paulistanas. Lançada em 2019, a iniciativa tem como objetivo a melhoria da atividade econômica e social de empreendedores artesanais da cidade. o programa promove diversas atividades que buscam desenvolver o setor de artesanato e manualidades, além de estimular a inclusão produtiva, o acesso ao mercado e a geração de renda dos trabalhadores manuais.
O Mãos e Mentes atua por três eixos principais, como o cadastramento municipal de empreendedores do setor; a promoção de cursos de capacitação empreendedora; e o acesso ao mercado e participação em eventos. Para utilizar os serviços e recursos oferecidos, é necessário estar credenciado no programa.