Espaço Verde Chico Mendes recebe a mostra Traços da Memória
Desenhos de Jayme da Costa Patrão são foco de exposição da Fundação Pró-Memória
- Data: 08/01/2014 16:01
- Alterado: 08/01/2014 16:01
- Autor: Marília Tiveron
- Fonte: Fundação Pró-Memória
Crédito:
Cerca de 25 reproduções de desenhos de Jayme da Costa Patrão estarão no Salão Expositivo do Espaço Verde Chico Mendes a partir da próxima terça-feira (14/01). A mostra Traços da memória: Desenhos de Jayme da Costa Patrão, promovida pela Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul, visa enfatizar o trabalho desse emblemático personagem da história cultural de São Caetano do Sul e fazer uma homenagem aos dez anos de sua morte. A entrada é livre e gratuita.
Além de desenhos, a exposição apresenta uma seleção de charges e ilustrações de Patrão. Suas obras são crônicas da história de São Caetano do Sul e de como viviam os moradores durante e depois de emancipação política e administrativa do município.
Jayme da Costa Patrão nasceu no dia 24 de abril de 1917, no Bairro do Pari, em São Paulo, e faleceu no dia 29 de fevereiro de 2004 em São Caetano. Em dezembro de 1943, casou-se com Martha Bruna Vincenzi. Além de desenhista, jornalista e cartunista, Patrão foi importante articulador do movimento autonomista da cidade, sendo colaborador do Jornal de São Caetano.
Ele trabalhou em empresas produtoras de cerâmica, antes de criar o seu próprio negócio, a Cerâmica Artística da Costa, em 1950. Patrão também colaborou com ilustrações e artigos para a revista Raízes. A mostra seguirá em cartaz até o dia 16 de março. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4223-4780.