Ônibus elétrico 100% brasileiro inicia operação em Manaus
A Prefeitura de Manaus apresenta nesta segunda-feira, 4/9, às 9h, o ônibus elétrico 100% brasileiro Eletra, que começará a circular na capital.
- Data: 01/09/2023 09:09
- Alterado: 01/09/2023 09:09
- Autor: Redação
- Fonte: Eletra
Imagem Ilustrativa
Crédito:Divulgação
É um veículo de 12,1m com tecnologia de tração elétrica Eletra, carroceria Caio e-Millennium e baterias e motores elétricos WEG – todas empresas brasileiras – e chassi Mercedes-Benz fabricado em São Bernardo do Campo (SP).
O prefeito de Manaus, David Almeida, apresentará o veículo na Mardisa Veículos, na presença de representantes da Eletra, da operadora Integração e de outras autoridades.
O ônibus elétrico Eletra é um veículo de piso baixo, equipado com ar-condicionado, wi-fi e tomadas para recarga de celulares.
Tem capacidade para 70 passageiros, com emissão zero de poluentes e baixíssimo nível de ruído, autonomia de até 250 km e velocidade máxima de 60 km/h.
Um de seus equipamentos de bordo é o INbus, que permite visualizar a lotação em tempo real.
Inicialmente o veículo irá circular pelas ruas do Centro de Manaus, nos entornos de onde será realizado o festival #SouManaus – Passo a Paço 2023. O ônibus elétrico Eletra fará a linha 616 – UFAM (Universidade Federal do Amazonas) /Terminal 2 -Centro.
LINHA COMPLETA
O ônibus elétrico 12,1m faz parte da mais completa linha de ônibus elétricos da América Latina, todos fabricados no Brasil com tecnologia nacional.
São seis novos modelos, desenhados para atender às diferentes características topográficas e urbanas de qualquer cidade brasileira ou latino-americana.
Lançada no segundo semestre de 2022, a linha ônibus elétricos Eletra é o resultado da parceria da Eletra com algumas das principais empresas de transporte público sustentável no Brasil.
10m – Midi (chassi Mercedes-Benz, carroceria Caio, motores elétricos e baterias WEG).
12,1m (chassi Mercedes-Benz, carroceria Caio, motores elétricos e baterias WEG);
12,5m (chassi Mercedes-Benz, carroceria Caio, motores elétricos e baterias WEG);
12,8m – Padron (chassi Mercedes-Benz, carroceria Caio, motores elétricos e baterias WEG);
15m (chassi Scania, carroceria Caio, motores elétricos e baterias WEG);
21,5m – Articulado (chassi Mercedes-Benz, carroceria Caio, motores elétricos e baterias WEG).
A Eletra desenvolve também o e-Trol, um ônibus elétrico desenhado especialmente para operações em vias segregadas e BRT (Bus Rapid Transit), com um inédito sistema de catenárias para recarga de baterias durante o trajeto e ampla autonomia sem contato com a rede aérea.
Todos os ônibus elétricos Eletra são produzidos numa ampla área industrial de 27 mil m² na Via Anchieta, São Bernardo do Campo, coração industrial da Grande São Paulo.
Na nova fábrica, que entrou em operação em maio do ano passado, a Eletra terá capacidade de produzir 150 ônibus elétricos/mês, ou até 1.800/ano, podendo aumentar essa produção em 50%, dependendo da demanda.
A ampliação das instalações faz parte de um plano de investimentos cujo objetivo é posicionar a empresa como a principal indústria nacional de veículos elétricos pesados.
“Nossa meta é ser a maior montadora brasileira de ônibus elétricos, com tecnologia inteiramente nacional” – diz Milena Braga, CEO da Eletra.