Vôlei: Seleção masculina sub-17 bate a Colômbia e garante classificação para o Mundial
Resultado também deixa equipe brasileira no pódio da competição continental que acontece no Triângulo Mineiro
- Data: 27/08/2023 09:08
- Alterado: 01/09/2023 19:09
- Autor: Redação
- Fonte: CBV
Ponteiro Miguel Senes no ataque
Crédito:Jonatan Oliveira/CSV
Primeiro objetivo alcançado! A seleção masculina sub-17 conquistou de forma antecipada a classificação para o Mundial em 2024. Na tarde deste sábado (26.8) o time brasileiro comandado pelo técnico Marcelo Zenni superou a Colômbia por 3 sets a 0 (25/10, 25/15 e 25/22), em Araguari (MG), pela quarta rodada do Sul-Americano. O resultado positivo foi o terceiro em três partidas e ainda garantiu o Brasil no pódio da competição.
Esta é a primeira edição do campeonato Sul-Americano sub-17 masculino e os três primeiros se classificam para o Mundial. O Brasil fecha a participação na disputa neste domingo (27.8), às 16h, com transmissão ao vivo do canal da Confederação Sul-Americana no YouTube.
O sistema de saque e bloqueio foi fator importante na vitória sobre os colombianos com 12 e nove pontos respectivamente. O ponteiro Lucas Carvalho foi o maior pontuador da partida com 17 acertos
Marcelo Zenni, técnico da seleção masculina sub-17: “Conseguimos nossa terceira vitória em três jogos e estamos classificados para o Mundial. Fomos muito bem nos dois primeiros sets, depois nossas trocas não surtiram o efeito esperado e o adversário conseguiu abrir vantagem e ficar a maior parte do terceiro set na frente. Mas contra o Brasil é difícil de fechar set e os atletas conseguiram a recuperação e fechar o jogo. Agora vamos estudar e confirmar algumas coisas que temos da Argentina para fazermos um grande jogo amanhã”.
Cauã, ponteiro, 10 pontos (sete de ataque e três de saque): “Entramos bem concentrados em marcar o adversário, com a estratégia de agredir bastante no saque, e deu certo, especialmente no primeiro set, depois tivemos momentos de desconcentração. Mas conseguimos nos recuperar da adversidade do terceiro set e vencer o jogo por três a zero”.
Lucas Carvalho, ponteiro, maior pontuador da partida com 17 acertos (15 de ataque e dois de bloqueio): “Começamos confiantes, com foco na classificação para o Mundial. Mas tivemos momentos em que o desempenho ficou abaixo. Tínhamos feito um jogo treino contra os colombianos no dia que nos ambientamos com o ginásio, então já tínhamos mapeado as ações deles”.
A seleção masculina sub-17 disputa o Sul-Americano em Araguari com os opostos João Pedro Limeira e Théo Schrank; os levantadores Caio Horácio e Lucas Vinícius da Rocha; os centrais Eliab Correa, Emanuel Bertoncini e Victor Porto; os ponteiros Cauã Casagrande, Gilson Freitas, Lucas Righi, Miguel Senes e Nicolas Rodrigues; e os líberos Bruno Romano e Kayo Rafael Costa.
A comissão técnica é formada pelo treinador Marcelo Zenni, o chefe de delegação Leandro Alves de Carvalho, a assistente técnica Patrícia Cremasco, o assistente técnico Hugo Vieira, o preparador físico Filipe Costa, o analista de desempenho Gustavo Primo e o fisioterapeuta Alexandre Gil.
TABELA
23.8 (QUARTA-FEIRA) Brasil 3×0 Peru (25/9, 25/12 e 25/11)
24.8 (QUINTA-FEIRA) Brasil 3×0 Chile (25/19 25/15 e 25/13)
25.8 (SÁBADO) Brasil 3×0 Colômbia (25/10, 25/15 e 25/22)
26.8 (DOMINGO) Brasil x Argentina – às 16