Grupo Reflexivo de Homens de Diadema discute machismo com novos detentos do CDP
Somada à Patrulha Maria da Penha da GCM, ação integra política municipal de segurança cidadã de proteção às mulheres
- Data: 28/07/2023 08:07
- Alterado: 28/07/2023 08:07
- Autor: Redação
- Fonte: PMD
Crédito:Divulgação
Iniciada em abril, a parceria da Prefeitura de Diadema, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã, e a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária em prol da reeducação de detidos por violência contra a mulher tem apresentado resultados positivos. O trabalho socioeducativo, com detidos do CDP (Centro de Detenção Provisória), é realizado pelo GRHOM (Grupo Reflexivo de Homens) do Projeto DIAMAR (Diálogos Masculinos Restaurativos) e conta com integrantes do Serviço Municipal de Mediação de Conflitos.
Nesta quinta, 27/7, começou uma série de aulas para a segunda turma de detidos do CDP Diadema. O novo grupo é formado por nove indivíduos com processos junto à Lei Maria da Penha, seja por agressão ou por desrespeito às Medidas Protetivas. Além de Reginaldo Bombini, coordenador do GRHOM, o primeiro encontro (presencial) também contou com a participação de psicólogo do CDP e de mais dois homens que concluíram o primeiro curso e deram testemunhos do que apreenderam nas aulas.
Ao todo, serão 16 encontros semanais com duração de duas horas, sendo 14 virtuais e dois presenciais (o primeiro e o último).
De acordo com a coordenação do Grupo Reflexivo de Homens, as aulas tratam de temáticas como: A violência e suas implicações para a vida; Estereótipos, preconceitos e discriminações; Reflexão acerca das identidades e das performances masculinas aprendidas e reproduzidas; Perdão – amor e compaixão; Comunicação não violenta e inteligência emocional; Círculo restaurativo de responsabilização, entre outras tratativas.
Primeira turma foi concluída com sucesso
A experiência inicial com a primeira turma de detidos, entre abril e julho, passou pelo crivo e obteve aprovação de todas as partes envolvidas, quais sejam o Grupo Reflexivo de Homens, a direção do CDP e os próprios integrantes da turma.
“Todos concluímos que foi uma experiência exitosa e bem sucedida. Quando fizemos a avaliação final do curso, alguns detentos explicaram que os encontros fizeram refletir e levaram à mudança de pensamento”, contou o coordenador Reginaldo Bombini. Segundo ele, alguns dos depoimentos estimulam e motivam o trabalho do Grupo: “Se eu tivesse mudado de pensamento antes, não estaria preso porque teria feito diferente do que fiz” e “Se eu tivesse passado por essa formação antes, teria sido tudo diferente e não seria preso”.
O GRHOM do Projeto DIAMAR (Diálogos Restaurativos Diadema) atua em consonância com a Lei Municipal nº 4279 de julho de 2022 e tem como objetivo promover espaços de acolhimento, escuta, reflexão, ressignificação e transformação de homens que cometeram violência doméstica e familiar contra mulheres. Além do trabalho no CDP, o Grupo também tem ação junto aos jovens internados na Fundação Casa de Diadema.
O referido projeto é coordenado pelo Serviço de Mediação de Conflitos, da Secretaria de Segurança Cidadã de Diadema, e também atua em cooperação com secretarias municipais (Educação, Saúde, Esporte e Lazer) e outros órgãos como a Central de Penas e Medidas Alternativas de Diadema e a Comarca de Diadema – Tribunal de Justiça.
“Vale a pena destacar que é diretriz do Governo Filippi atuar em prol dos direitos humanos, promovendo a segurança pública cidadã e enfrentando a violência contra a mulher. Por isso, nosso plano é promover e apoiar esse projeto junto aos detentos e conduzir o mesmo em parceria com a direção do CDP Diadema”, afirmou Benedito Mariano, secretário municipal de Segurança Cidadã.
Por fim, a pasta ainda destaca que o projeto socioeducativo do Grupo Reflexivo de Homens, dentro do CDP, complementa e reforça o trabalho da Patrulha Maria da Penha da GCM Diadema de proteção às mulheres vítimas de violência.