Maneva revisita a história da música e reverencia Leoni com a regravação de Garotos II
Hit do cantor e compositor na década de 90 recebe os arranjos do tradicional som jamaicano para fazer parte do novo álbum da banda paulista
- Data: 21/07/2023 14:07
- Alterado: 31/08/2023 22:08
- Autor: Redação
- Fonte: Assessoria
Maneva
Crédito:Rafael Strabelli
Superando a marca de três milhões de ouvintes mensais nas plataformas de distribuição digital, o MANEVA dá as boas-vindas ao projeto “Tudo Vira Reggae Ao Vivo”, gravado no dia 8 de junho deste ano, no Parque Villa-Lobos, em São Paulo.
Recentemente, os músicos apresentaram “Uma Brasileira” no duo inédito junto ao cantor e multi-instrumentista Carlinhos Brown. Desta vez, “Garotos II”, clássico de Leoni, que recebeu os arranjos do som tão particular jamaicano para caber no universo infinito de hits do MANEVA.
“Garotos II” também é a aposta dos artistas para as rádios em todo o Brasil.
“Fiquei muito feliz com a regravação. Primeiro porque, apesar de ser meu maior sucesso, tem pouquíssimas regravações. E essa ficou sensacional! Depois, porque ela foi levada para um outro gênero, um outro universo musical. Isso enriquece as leituras possíveis dessa canção tão especial para mim. Tomara que faça tanto sucesso quanto a versão original”, disse Leoni ao assistir com exclusividade a performance dos artistas em “Tudo Vira Reggae Ao Vivo”.
“Garotos II” faz parte da história da indústria fonográfica e tem uma das particularidades mais incríveis de todos os tempos. Ela é uma resposta, também assinada por Leoni, à faixa ‘Garotos’, composição dele e de Paula Toller, sucesso estrondoso do Kid Abelha, que faz parte do segundo álbum da banda, “Educação Sentimental”.
“A ideia da letra é da Paula, de que os garotos não querem saber de se envolver, que nunca são profundos, que as meninas é que querem saber de relacionamento. Na época eu estava ouvindo essa coisa mais new bossa inglesa e me inspirei numa música do Style Council para compor a melodia. É uma visão feminina dos relacionamentos adolescentes ou pós-adolescentes. Éramos pós- adolescentes naquela época. Ainda fomos adolescentes por muito tempo”, contou Leoni ao documentário “Por Trás da Canção”, exibido pelo canal BIS.
“Garotos II” demorou para ser escrita. Leoni deixou o Kid Abelha e formou o grupo “Heróis da Resistência”. Após revisitar a obra que fez parte da sua vida, entendeu que “Garotos II” não tinha conexão com o repertório da banda. Em 1993, decidiu lançá-la em um álbum solo e conquistou o topo das paradas musicais em todo o país.
“Uma coisa que faço de vez em quando é olhar para a minha obra passada e saber se tenho alguma coisa que eu diria diferente hoje. Aí eu esbarrei em ‘Garotos’, que era uma reclamação das meninas. Eu nunca apresentei o lado dos homens. Foi daí que apareceu a ideia de ‘Garotos II o Outro Lado’, dialogando com algo que eu tinha feito parte, porque eu também compus aquela”, explicou Leoni.
“Seus olhos e seus olhares
Milhares de tentações
Meninas são tão mulheres
Seus truques e confusões
Se espalham pelos pelos
Boca e cabelo
Peitos e poses e apelos
Me agarram pelas pernas
Certas mulheres como você
Me levam sempre onde querem”
“Indiscutivelmente Leoni é um grande poeta. É dono de uma inteligência rara para compor, além da voz marcante, que faz parte da nossa memória afetiva. ‘Garotos II’ é um clássico, um hit que será lembrado para sempre. E diante a esse conjunto tão importante que o Leoni representa, não apenas para nós, mas para a música brasileira de forma geral, fizemos questão de incluir essa canção no nosso novo álbum. É uma forma de reverenciá-lo pelo amor e a inteligência prestados à música”, fala Tales de Polli, vocalista do MANEVA.
O primeiro EP de “Tudo Vira Reggae Ao Vivo” chega ao mercado na primeira semana de agosto. Nele, os fãs podem esperar por clássicos insuperáveis, participações especiais, mas sempre com o estilo inconfundível dos músicos que mantém a essência, com a base fundamental do reggae, em faixas cheias de alma, verdade e história.
“Tudo Vira Reggae Ao Vivo” é um projeto assinado pela MNV Produções, GTS, Universal Music, com coprodução da InHaus.