Brasil e México anunciam volta de visto eletrônico, que já foi alvo de reclamações
A medida permitirá que brasileiros e mexicanos solicitem vistos para turismo ou negócios pela internet, sem a necessidade de ir até uma repartição consular
- Data: 18/07/2023 20:07
- Alterado: 01/09/2023 16:09
- Autor: Redação
- Fonte: FolhaPress
Crédito:Pedro Pardo/AFP
O Brasil e o México anunciaram, nesta terça-feira (18), o retorno dos vistos eletrônicos para quem deseje circular entre esses dois países. A medida permitirá que brasileiros e mexicanos solicitem vistos para turismo ou negócios pela internet, sem a necessidade de ir até uma repartição consular.
O comunicado divulgado pelas pastas de Relações Exteriores de ambos os países não dá prazo para a execução do projeto, que deve ser implementado “nos próximos meses”. Até lá, as exigências para viajar ao México serão as atuais: autorização física ou vistos para viajar a Canadá, Estados Unidos, Japão, Reino Unido ou países do espaço Schenguen (que compreende a maior parte da União Europeia).
Para pedir o visto físico, é preciso agendar um horário pelo site da embaixada mexicana e apresentar um formulário preenchido junto com cópias do documento de identidade e do passaporte, além de pagar uma taxa. Ele tem validade de 180 dias.
Já o documento online não é exatamente uma novidade. Em outubro de 2021, o México anunciou que, depois de 17 anos, iria voltar a cobrar vistos de brasileiros que quisessem entrar no país, atendendo pedidos dos EUA. Washington frequentemente pressiona a nação vizinha a aumentar suas barreiras e evitar que migrantes da América Latina cheguem à fronteira sul dos EUA -local que é palco de uma crise migratória nos últimos anos, especialmente após os abalos econômicos decorrentes da pandemia.
Na ocasião, passou a ser exigida uma autorização eletrônica dos brasileiros -sistema que gerou problemas para os solicitantes. Em junho de 2022, a Folha de S.Paulo colheu relatos de turistas que perderam viagens, protestaram na porta dos consulados e na internet e organizaram mutirões para ajudar desconhecidos. Em agosto do mesmo ano, a medida também caiu, e o visto físico passou a ser exigido novamente, o que não ocorria desde 2004.
O anúncio desta terça não elimina o objetivo de retomar gradualmente o Acordo de Isenção de Vistos entre Brasil e México, de acordo com o comunicado conjunto dos dois países. Em maio deste ano, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou que o governo do México voltaria a isentar brasileiros da exigência de visto para visitar o país.