OEA manifesta apoio ao governo brasileiro e repudia ataques golpistas

Conselho Permanente do órgão se reuniu para tratar dos atos de domingo

  • Data: 11/01/2023 17:01
  • Alterado: 11/01/2023 17:01
  • Autor: Redação
  • Fonte: Agência Brasil
OEA manifesta apoio ao governo brasileiro e repudia ataques golpistas

Manifestantes invadem Congresso, STF e Palácio do Planalto.

Crédito:Marcelo Camargo / Agência Brasil

Você está em:

A Organização dos Estados Americanos (OEA) manifestou apoio ao governo brasileiro e condenou os atos antidemocráticos em Brasília, no último domingo (8). A manifestação da organização ocorreu hoje (11) durante reunião extraordinária do Conselho Permanente da OEA convocada especialmente para “analisar os atos antidemocráticos contra a sede dos três poderes do governo brasileiro”.

Há três dias, apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro que não aceitam a derrota do candidato nas eleições de outubro tomaram o centro de Brasília e vandalizaram as sedes dos três poderes. O Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal e o Palácio do Planalto foram invadidos e depredados.

O secretário-geral da OEA, Luiz Almagro, fez um duro discurso contra os atos golpistas e disse que a organização tem os instrumentos e os princípios democráticos para analisar e condenar esse tipo de ameaça no hemisfério.

“Quando a democracia é ameaçada, como vimos no domingo, em Brasília, todos nós devemos agir imediata e firmemente para defender a democracia, investigando, denunciando e determinando as responsabilidades dos investigados, financiadores e responsáveis intelectuais. Não é possível que um movimento fique tanto tempo diante dos quartéis sem que alguém esteja financiando”, disse referindo-se aos acampamentos de bolsonaristas montados após as eleições, em novembro, em frente a quartéis de todo o país.

Compartilhar:










Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados