UE buscará resposta ‘firme, mas proporcional’ a lei para reduzir inflação dos EUA
Autoridade acrescentou que a UE e os EUA continuem a trabalhar juntos pela energia limpa e a neutralidade climática
- Data: 25/01/2023 10:01
- Alterado: 25/01/2023 10:01
- Autor: Redação ABCdoABC
- Fonte: Estadão Conteúdo
Crédito:Reprodução
Comissária da União Europeia para a Concorrência, Margrethe Vestager afirmou nesta quarta-feira (25) que a resposta do bloco à Lei de Redução da Inflação dos Estados Unidos deve ser firme, mas proporcional. Durante discurso em conferência sobre tecnologias limpas em Bruxelas, ela disse que o bloco prepara medidas de retaliação, incluindo um congelamento temporário de regras de subsídio do governo e a criação de um novo fundo para ajudar a financiar incentivos verdes nos países menos ricos.
Líderes empresariais advertem que a legislação americana, de US$ 369 bilhões em incentivos e financiamento para energia limpa, poderia levá-los a investir mais nos EUA, potencialmente às custas da Europa. O plano dos EUA é impulsionar a concorrência global por investimento em tecnologias limpas e levar a UE e outros governos a repensar suas abordagens aos subsídios.
Vestager disse que mais gastos relacionados ao clima é algo positivo, para o meio ambiente e as empresas da UE. Mas também afirmou que a lei americana contém o que ela qualificou como provisões “questionáveis”, que geram o risco de diluir o senso de propósito compartilhado na luta contra as mudanças climáticas. A resposta da UE “será firme, mas claro que seguirá proporcional”.
A autoridade acrescentou que o bloco não usará licitações para favorecer empresas europeias e defendeu que a UE e os EUA continuem a trabalhar juntos pela energia limpa e a neutralidade climática. A Comissão Europeia deseja acelerar e simplificar temporariamente as capacidades dos governos para prover subsídios, em resposta à legislação americana. O braço executivo da UE também deseja estabelecer um chamado Fundo de Soberania, que destinaria dinheiro comum para garantir que todos os membros do bloco tenham os meios de fornecer subsídios a tecnologias limpas.